Levantar do sofá

Por Isaias Costa

timthumb

Outro dia li um artigo de uma das maiores referências do Brasil quando o assunto é produtividade. Trata-se do escritor e pesquisador Christian Barbosa e o título do artigo é “O sedentarismo e o impacto na sua saúde”.

Eu sou um rapaz bastante observador e vejo que muitas pessoas obesas (a maioria) não têm bons hábitos alimentares, têm uma autoestima péssima, não procuram evoluir em ter gerais, muitas vezes se colocam como vítimas, etc. O artigo que li vem falar um pouco sobre o EQUILÍBRIO. O equilíbrio é fundamental para permanecer saudável e no peso ideal. Muitas vezes comer demais é apenas um MECANISMO DE FUGA para problemas que precisam ser resolvidos primeiro em nível de pensamento. Um dos provérbios mais conhecidos da humanidade é esse: “mente sã, corpo são”. Ele é muito verdadeiro, pois você só permanecerá sempre no peso ideal se sua mente estiver totalmente focada no seu peso ideal. Pode parecer brincadeira, mas muitas pessoas tem um “pensamento obeso”, isso mesmo! Algumas frases que eu escuto por aí são: “A vida passa muito depressa. Todo mundo vai morrer! Então eu vou morrer feliz, comendo tudo o que eu quero…” ou “Eu vou me empanturrar de comida enquanto sou jovem, vou aproveitar, porque sei que quando for velho não vou mais poder comer essas coisas…”, ou a pior de todas “Meu corpo não tem mais jeito, pra que fazer regime se depois eu vou engordar de novo, vai ser só pra ter raiva, me estressar…”. Nossa! Quando escuto essas palavras me dá um arrepio na espinha! Isso é o “pensamento obeso” e essa última frase que coloquei é terrível, porque a pessoa já desiste antes mesmo de tentar emagrecer. Eu conheço várias pessoas que estão nesse grupo e suas autoestimas são baixíssimas.

Uma coisa que percebo que tem levado mais pessoas ao sedentarismo são as muitas DISTRAÇÕES, principalmente na internet. As redes sociais (facebook, twitter, linkedin, flickr, youtube, myspace e por aí vai) entre outras distrações da internet e da televisão tem tirado o foco das pessoas e tomado todo o seu tempo livre. Não estou querendo dizer que as redes sociais não são importantes, são sim, mas elas devem tomar uma pequena parte do nosso tempo livre, tem que sobrar tempo para a convivência com amigos, com a família, com o namorado, a namorada, para leituras, etc, mas um tempo fundamental e precioso que precisa ser reservado é para alguma ATIVIDADE FÍSICA. E qual o meu conselho para você? O que praticamente todos dizem! Encontre algo que lhe dê prazer, não importa o que seja, pode ser ciclismo, futebol, natação, basquete, ou até algo radical como downhill ou escalada, desde que você reserve esse tempo. Eu consigo dividir meu tempo entre trabalho, faculdade, curso de língua estrangeira, convívio com amigos, namorada, leituras diárias, meus textos, o querido facebook e ainda tenho tempo de fazer exercícios todos os dias. Como eu consigo isso? Tendo FOCO. O foco é extremamente importante no sucesso em todas as realizações. Se você aprender a focar bem a sua energia para o que está fazendo no momento, tudo vai dar certo e sua produtividade será bem maior.

Eu intitulei este post como “levantar do sofá”. Você precisa levantar do sofá se quiser se manter saudável e no peso ideal, não pode haver preguiça. Tem que haver DETERMINAÇÃO. Você tem que fazer atividades físicas de forma constante e gradual, até que elas se tornem um hábito na sua vida. Como você já sabe, todo hábito leva tempo para ser cultivado, mas o hábito por atividades físicas é extremamente prazeroso, é um pouco ruim no começo, mas depois que você começa a ver os resultados na vida, na autoestima, na produtividade, etc, não vai mais querer saber de outra coisa, vai é sentir falta de um dia sem fazer exercícios.

Há muito que se falar sobre esse tema, mas vou ficar por aqui. Para concluir, quero compartilhar esse ótimo artigo do Christian Barbosa. Leia! É uma leitura que vale muito a pena…

O sedentarismo e o impacto na sua vida

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

