A ampliação do conceito de amizade- Parte 1

Por Isaias Costa

Sabe qual é uma das palavras mais rica e cheia de significado que existe? A palavra AMIZADE. Ela é tão rica que optei por dividir esse post em duas partes e explicar com um pouco mais de detalhes.

A amizade não é um sentimento, é uma ação e um desejo, é algo que todo ser humano NECESSITA. É impossível um ser humano passar por essa terra e não ter amigos. Mesmo que ele não tenha pessoas como amigas, ele pode ter um animal de estimação, ou muitos livros, ou seres espirituais como amigos ou até mesmo um amigo imaginário. Sim! Isso é normal, existem pessoas que criam amigos imaginários para preencher o seu vazio interior.

O vazio existencial

A amizade consiste em fazer o bem, simples assim. Esse é o conceito de amizade. Pense em um amigo seu? Você faria mal a ele? Não! Com certeza não! Exatamente porque essa pessoa é sua amiga. Uma coisa interessantíssima que está por trás do conceito de amizade é com relação a presença física. Eu posso ter muitos amigos mesmo que nunca os tenha visto na vida ou até mesmo que já tenham morrido. Pode até parecer estranho, mas aí está a ampliação do conceito de amizade. Alguém que me faz ser melhor do que sou e me faz bem, é meu amigo sim, pode estar a milhares de quilômetros de distância ou em outra dimensão, mas é meu amigo.

Eu gosto muito de ler e posso afirmar que vários escritores que admiro são meus amigos, porque me fizeram sair da minha ignorância e navegar em mares mais profundos. Vou citar apenas alguns amigos escritores que tenho.

Augusto Cury

Augusto Cury

Augusto Cury. Ele é um médico psiquiatra extremamente inteligente e sábio. Eu aprendi muito com os seus escritos e ainda continuo aprendendo e me inspirando, inclusive até para escrever vários dos textos deste blog, muitas das ideias que tenho foram inspiradas em seus escritos. Outra coisa que aprendi com ele é sobre um dos seus estudos chamado inteligência multifocal. Este estudo mudou a minha vida. Eu passei a me tornar muito mais atencioso depois dele, passei a dar mais importância a tudo o que fazia e a explorar mais as minhas habilidades. Todos nós temos diversas habilidades, mas que muitas vezes ficam adormecidas a vida inteira. Este homem me ajudou a despertar as habilidades que tenho. Leia seus livros e constatará o que estou dizendo aqui.

Jostein Gaarder

Jostein Gaarder

Jostein Gaarder. Ele é um brilhante escritor norueguês. Seus livros são de caráter filosófico e ao mesmo tempo romanceado. Não é uma literatura acadêmica cheia de regras, é uma leitura livre e de fácil entendimento. Ele foi um dos grandes homens que despertou a minha alma filosófica. Só a título de curiosidade, um livro seu que se tornou um dos maiores Best-sellers mundiais se chama O mundo de Sofia, um livro maravilhoso, que recomendo a leitura a todos.

Richard Bach

Richard Bach

Richard Bach. Ele é um escritor americano que tem “natureza de aviador”, quase todos os seus livros falam sobre a aviação ou o voo, mas o que eu mais aprendi com ele foi sobre a INTUIÇÃO. Eu me tornei uma pessoa muito mais intuitiva depois que li os seus livros. Eles são de uma profundidade muito grande, e é interessante que a sua linguagem também é bem fácil e fluida.

Leonardo Boff

Leonardo Boff

Leonardo Boff. Meu sonho é me tornar um velhinho tão sábio quanto ele. Quando leio seus livros e textos é como se eu entrasse em um universo paralelo e esquecesse a existência do mundo. Ele foi um dos escritores que mais me ajudou a desenvolver a ESPIRITUALIDADE, a verdadeira espiritualidade, aquela que transcende toda e qualquer religião, que revela o divino que está presente dentro de cada ser humano. Vou deixar o link do seu blog, que é constantemente atualizado e escrito em várias línguas.
Blog Leonardo Boff

Rhonda Byrne

Rhonda Byrne

Rhonda Byrne. Essa foi uma das escritoras que mais mexeu comigo e mudou principalmente as PERSPECTIVAS. Depois de ler o seu Best-seller “O segredo” eu tive a impressão de que todo o universo se expandiu. Eu aperfeiçoei o meu pensamento de uma forma avassaladora. Os pensamentos positivos tomaram conta de mim e hoje vivo uma vida totalmente diferente e atraio as melhores coisas até mim. Leia o livro e assistam ao filme. Ele tem o poder de mudar o mundo literalmente. Vou deixar o link com o filme para que você possa assisti-lo com calma e se aprofundando nos muitos pontos que ele trata…

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry. Este é o escritor do livro O pequeno príncipe, que, em minha opinião, é o livro mais universal que existe. Qualquer pessoa em qualquer tempo, idade ou lugar vai ler esse livro e se identificar, vai ficar com aquela impressão: “esse livro foi feito pra mim”, eu acredito que todos que leem esse livro têm essa impressão que eu coloquei aqui. Este foi um dos livros que mais me ensinou sobre o valor do AMOR e do ESSENCIAL, que é a principal mensagem do livro.

Clarice Lispector

Clarice Lispector

Clarice Lispector. Uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos. Ela me ajudou a despertar o lado criativo, da originalidade e principalmente a ousadia. Ela era uma escritora com uma ousadia fora do comum, quando ela queria escrever palavras sangrentas, escrevia sem medo. Suas palavras me fazem estremecer, eu chego a ficar arrepiado com algumas delas. Meu Deus! Ela sabia mexer com as pessoas. Não dá nem vontade de parar de ler de tão bons que são os seus escritos.

Flávio Gikovate

Flávio Gikovate

Flávio Gikovate. Um médico psiquiatra e psicoterapeuta brasileiro brilhante. Ele é um velhinho, mas tem uma produção literária extremamente vasta. Todos os dias ele posta pequenos textos no facebook e sempre acompanho. Ele foi uma das pessoas que mais me ensinou sobre relacionamentos amorosos e sociais. Esta é sua maior especialidade. Vou até deixar o link do seu site. Você quer ter relacionamentos amorosos mais saudáveis? Mergulhe fundo em seus escritos. Você vai se surpreender com a sabedoria deste homem.
Site Flávio Gikovate

Rubem Alves

Rubem Alves

Rubem Alves. Esse senhor me surpreendeu desde a primeira vez que li seus livros e crônicas, além das suas participações em programas de TV. Esse mestre da Educação é um dos homens que mais me inspira no campo profissional, pois sou professor e suas ideias sobre a Educação são revolucionárias. A cada dia aprendo um pouco mais com ele e levo esse aprendizado para os meus alunos.

Existem muitos outros escritores que são meus amigos, mas vou citar apenas esses. Vou deixar também um vídeo que assisti que me inspirou a escrever este post, é um vídeo de outro amigo meu, o padre Fábio de Melo, em que ele fala da dimensão da amizade. Vale a pena assistir. É um vídeo muito profundo. No próximo post eu vou continuar a falar sobre a amizade em outros pontos. Aguarde…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

