A ampliação do conceito de amizade- Parte 2

Por Isaias Costa

No post passado eu falei um pouco sobre a dimensão da amizade. Hoje eu vou falar de outros aspectos muito importantes e fundamentais.

A ampliação do conceito de amizade- Parte 1

lendas-do-rock-1

Tem uma frase que sempre vou lembrar e que diz o seguinte: “Amigo de verdade é aquele que lhe corrige na sua frente e que lhe defende nas suas costas”. Pequena frase, mas que mostra o verdadeiro sentido da amizade. Amizade é isso! As pessoas mais EGOÍSTAS e ARROGANTES são muito difíceis de ter como amigas porque elas não entendem essa frase. Elas querem ter amigos perfeitos que concordam com todas as suas ideias. Isso é impossível! Você pode passar a vida inteira procurando esses amigos perfeitos, mas nunca vai achar. Os meus grandes amigos já me deram grandes “broncas”, que me fizeram acordar e amadurecer. Nós só conseguimos amadurecer se houverem essas pessoas que chegam para dizer: “Para com isso! Você não pode ser assim!”. “Deixe de se colocar como vítima de tudo! Tome uma postura! Cresça!”. “Eu não concordo com aquela sua atitude! Se você continuar agindo assim pode deixar de contar comigo!”, etc. Esse tipo de indagação, que só os verdadeiros amigos nos fazem é que nos tira da nossa ignorância e nos faz repensar a nossa vida e nossas atitudes. Eu agradeço muito a Deus os amigos que tiveram autoridade para me dizer o que é certo e o que não é. Esses são os verdadeiros amigos. Além do fato deles não falarem pelas costas. Essa é outra grande coisa que aprendi na vida. Aqueles que são meus amigos eu só falo bem e elogio. Quando vejo outras pessoas discordando ou falando mal, simplesmente me afasto delas e as deixo falando sozinhas. Eu acredito demais nos meus amigos, e não são palavras dos outros que vão fazer mudar o que penso.

Outro fator de enorme relevância nas amizades se trata da condição social. Você já parou pra pensar nisso? Todas as pessoas se relacionam com os seus semelhantes, pessoas de mesmo patamar social e econômico. Lógico que existem as exceções, como tudo nessa vida, mas é a minoria. Alguém de classe pobre normalmente não vai ter amigos de bairros nobres nem o contrário. Isso é absolutamente normal e não há nada o que se condenar. O nome disso é COMPATIBILIDADE DE VALORES. Os ricos financeiramente tem compatibilidade com outros ricos, e os pobres com outros pobres. Eu acho muito interessante isso. Eu sou de uma família bastante humilde e consequentemente sou humilde também, não tenho as vaidades das pessoas da alta sociedade. Se eu me colocar no meio do ambiente deles, muito provavelmente vou me sentir um “peixe fora d’água”. Não vejo problema nenhum nisso, vejo apenas compatibilidade. Inclusive tem uma música do Gabriel, o Pensador, que acho incrível e que fala da amizade, a música “mandei avisar”, o refrão dela fala o seguinte: “mandei avisar pro mundo inteiro, que amizade meu irmão, vale mais que dinheiro”. Essa frase é muito profunda, não tem dinheiro nenhum no mundo que compre uma amizade sólida e verdadeira. Pense sobre isso…

Vou concluir essa reflexão com outro fator importantíssimo. A graça do PERDÃO. É impossível se ter grandes amigos sem a graça do perdão, porque por mais que uma pessoa lhe ame, ela pode e provavelmente vai lhe ferir em algum dia na sua vida, e se você não estiver disposto a perdoá-la por isso irá perder uma grande oportunidade de crescer como ser humano. Inclusive tem uma frase do William Shakespeare que diz assim: “Na vida você aprende que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-la de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso”. Os momentos de adversidades são os que mais nos fazem crescer como pessoa. Na maioria das vezes quando há algum desentendimento entre amigos é porque a pessoa que iniciou a discussão está lhe questionando sobre alguma coisa em você que precisa ser mudada. Eu levei muito tempo pra entender isso e digo que tem muito fundamento. O que eu posso dizer é que o perdão é muito importante nessa hora. Se você tem um amigo e ele não age como gostaria que agisse, oriente, mas jamais desista dele, muitas vezes as pessoas que nos trazem grandes dores de cabeça hoje são as que vão nos trazer as maiores alegrias no futuro, essa é uma reflexão muito profunda, pense sobre isso…

perdoar-2

Enfim amigos. Essas são apenas algumas considerações a respeito da amizade. Com certeza há muito mais o que ser falado, mas vou ficar por aqui. Sempre lembre a ideia central, “amizade é fazer o bem”.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

