Sonhos e Inteligência

Por Isaias Costa

trabalho

A Educação é o caminho para a evolução do ser humano e da sociedade e eu, como professor, cada vez mais certifico isso. Sempre que possível gosto de citar alguma frase ou música do grande Raul Seixas e ele tem uma frase que pode muito bem ser levada para a Educação e o crescimento da consciência coletiva das pessoas: “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade…”. Sonhar junto! Este é o caminho para mudar a Educação. Quanto mais pessoas abraçarem essa causa e investirem tempo, dedicação e dinheiro na elevação do conhecimento e da sabedoria, não só o Brasil, mas o mundo inteiro se beneficiará. Teremos um mundo com pessoas mais humanas e conscientes. Esse é um dos meus maiores sonhos, e sei que também é o de muita gente.

Quero compartilhar um belíssimo trecho de um livro do mestre Rubem Alves chamado “Educação para um Brasil melhor” em que ele fala sobre a Educação dando ênfase aos sonhos e à inteligência. Um texto para abrir a cabeça e refletir…

“… Um país é uma casa grande onde construímos nossas pequenas casas. Um país é uma casa de casas… Constrói-se um país da mesma forma como se constrói uma casa. Com uma diferença. Para eu construir a minha casa bastam o meu Sonho e a minha Inteligência. Mas para se construir essa grande casa chamada país é preciso que muitos sonhem o mesmo Sonho. Quando muitas pessoas sonham juntas o mesmo Sonho dessa grande casa chamada país temos um povo. É o povo que constrói um país.

Essa é uma das missões da educação, formar um povo. Ou seja, ajudar as pessoas a sonhar sonhos comuns para que, juntas, possam construir. As escolas devem ser o espaço onde alunos e professores sonham e compartilham seus sonhos porque sem sonhos comuns não há povo, e não havendo um povo não se pode construir um país. Se eu sonho com um país de águas cristalinas e natureza preservada, meu sonho pessoal será inútil se não houver muitos que sonhem esse mesmo Sonho. Caso contrário, as florestas serão destruídas e as águas serão poluídas.

Mas, como já disse, os Sonhos não bastam. Eles precisam da ajuda da Inteligência. Acontece que a Inteligência tem ideias próprias: só funciona quando um Sonho (ainda que bem pequeno) lhe dá ordens. É inútil obrigar a Inteligência a aprender mil coisas que não estão ligadas aos Sonhos. A Inteligência esquece logo (… porque é inteligente…). O que sobrou em você de tudo o que você teve de aprender na escola? Você esqueceu porque aqueles saberes não eram resposta aos seus sonhos.
É assim que construímos a nossa vida: com Sonhos e Inteligência.
É assim que se constrói um país melhor: com Sonhos e Inteligência.
Esse é o programa básico da educação.”

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s