24 anos sem Raul Seixas

Por Isaias Costa

raul

No dia 21 de agosto de 1989 faleceu o cantor que eu mais admiro na vida, o grande Raul Seixas. Hoje estão completando 24 anos de sua partida. Outro dia eu estava até brincando com algumas pessoas que já perdi totalmente a conta de quantas vezes já o citei neste blog, mas eu tenho que dizer que esse blog não existiria sem o Raul Seixas, porque ele me inspira demais a escrever e quanto mais eu viajo com as suas canções, mais criativo eu fico, por isso não canso de citá-lo e de dizer que o admiro.

O Raul era dono de uma inteligência totalmente fora do comum. E sabe de uma coisa bem interessante sobre ele? Quando era criança ele sonhava em se tornar escritor, mas não o fez justamente por saber que não ia ganhar muito dinheiro. Acho engraçado que ele chegava até a dizer: “Eu vou escrever para quem ler? Os brasileiros não gostam de ler!…”. Vejo que ele de certa forma tinha razão, mas ao mesmo tempo foi bom que ele tivesse pensado assim, porque com certeza ele não atingiria o número de pessoas que atingiu e não teria tantos fãs se tivesse seguido essa carreira. Em relação a isso foi muito bom ele ter feito parceria com o Paulo Coelho, pois ele é uma mente brilhante para a escrita, e o Raul para a música. Dessa forma eles se ajudavam, o Raul inspirava o Paulo com suas músicas e o Paulo inspirava o Raul com suas teorias. Inclusive uma das mais belas canções do Raul em parceria com o Paulo tem uma letra riquíssima e que foi baseada em escritos do São João da Cruz. É com grande prazer que compartilho para você ouvir, ela se chama “Água viva”.

O Raul também era muito mais amável e sentimental do que se supunha. Ele compôs músicas extremamente românticas e que não tocam nas rádios. Também quero dizer uma coisa fantástica que aprendi com uma de suas músicas românticas. Na música chamada “Eu quero mesmo”, aprendi a não ser tão técnico para falar sobre as coisas do coração. Uma das minhas características pessoais é procurar falar evitando erros de concordância, ou sem utilizar palavras chulas. Mas eu tenho que dizer que isso não funciona quando a coisa é o amor e as conquistas sentimentais. Não dá para conquistar uma garota falando como se fosse um Ruy Barbosa, entende? Então esta frase fez e ainda faz toda a diferença na minha vida: “Quando uma flor é uma flor e não tem outro jeito da gente dizer. Pra que mentir, quando eu sei, eu sei…”. Eu encontrei uma bela flor na minha vida e já consigo dizer isso abertamente, coisa que não conseguia tempos atrás. Então, se você é homem e está procurando uma garota para um relacionamento, não faça rodeios! Elogie-a da sua forma! Com sinceridade! Não procure palavras difíceis para falar de coisas simples! O amor é muito simples e se revela na simplicidade…

Para concluir, tenho que falar sobre uma das suas maiores virtudes, a HUMILDADE. O Raul sempre foi extremamente humilde e, com certeza, a sua humildade foi o que fez com que se tornasse tão grande e famoso. E fez com que até hoje muitos abram a boca e digam: “Raul Seixas não morreu…”. Eu sou uma das pessoas que afirmam essa frase! Para mim o Raul sempre vai estar vivo e presente, como um irmão que eu não conheci. O seu talento para a música e a arte o fez conquistar tudo que o mundo pode oferecer, muito dinheiro, fama, mulheres etc. Porém, isso não fazia ele se sentir melhor do que ninguém, pelo contrário, fazia ele se sentir com uma obrigação ainda maior por fazer coisas grandes. Não é à toa que ele diz isso aqui na sua música “ouro de tolo”: “Porque foi tão fácil conseguir e agora eu lhe pergunto, e daí? Eu tenho uma opção de coisas grandes para conquistar e eu não posso ficar aí parado…”. Fica a dica para você que me lê agora! Quer ser grande? Quer crescer exponencialmente na sua profissão e na sua vida pessoal? Seja HUMILDE! Reconheça-se pequeno, que, a partir da sua pequenez “você será capaz de sacudir o mundo”, como já dizia o mestre Raul!

24 anos sem Raul Seixas! Neste dia só quero agradecer por esse mundo ter recebido um presente tão grande como ele! Um homem que sempre vai deixar saudade no meu coração e a certeza de que o mundo pode ser um pouquinho melhor. Com certeza este blog ainda o receberá inúmeras vezes! Espere para ver! Este é só o início de muita coisa que ainda há por vir…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

