Vencer apesar das imperfeições

Por Isaias Costa

judo_1

Hoje eu quero compartilhar uma parábola maravilhosa falando sobre superação de limites e sobre as imperfeições do ser humano. Um texto que mostra que nós podemos vencer e sermos os melhores no que nos propormos a fazer, e para se conseguir isso é preciso acreditar, sonhar e ter esperança sempre. Esse texto é de autoria do padre Domingos Cunha. Leia e reflita sobre ele…

Lembro-me daquela parábola do menino cujo sonho era aprender a lutar judô. Cresceu com esse sonho e quando estava chegando na idade de aprender a arte, um acidente lhe roubou o braço direito e matou o sonho de criança! Mas, como os sonhos que são grandes nunca morrem, passada a frustração dos primeiros meses, o menino está de volta com o sonho entalado no desejo. E o velho pai, para consolar o filho e não aumentar ainda mais seu sofrimento pelo infortúnio do braço perdido, resolveu alimentar a ilusão do menino. Falou com um velho mestre de judô que, tendo se compadecido com a triste história do menino, o admitiu em sua escolinha e o adotou como aluno predileto. Ensinou-lhe apenas um golpe da arte do judô. O menino o aprendeu com perfeição e o praticou exaustivamente. Mas, ao fim de alguns meses, vendo que os outros meninos aprendiam outros golpes, bateu a tristeza e a sensação de fracasso e, por alguns momentos, pensou em desistir daquela ilusão, resignando-se à sorte que sua limitação física lhe impunha! Mas mestre logo o reanimou e na palavra do mestre o menino continuou treinando. O mesmo golpe de sempre e apenas esse.

Houve um dia um campeonato e gente de vários lugares se inscreveu para as lutas. O velho mestre inscreveu o menino, para espanto de todos e dele mesmo! A família ficou apreensiva, sem entender a insensatez revelada daquele mestre. Veio a primeira luta para aquele menino e ele ficou se defendendo o tempo todo, até conseguir aplicar o golpe no qual havia se tornado perito e aí, não deu outra: ele venceu a luta. Poderia ter sido apenas sorte ou pura coincidência – comentava-se entre o povo. Mas quando a segunda luta chegou, a história se repetiu e o menino foi avançando no campeonato… até chegar na grande final. Agora o negócio era mais sério! Iria lutar com um campeão famoso! A família resolveu dar um basta naquela ousadia do mestre, pois seria arriscado para o menino entrar naquela luta sem um braço e sair machucado. Mas o mestre fincou o pé e assumiu a responsabilidade! O menino foi para a luta e a história parecia se repetir… até que, de repente, o menino aplicou o velho golpe… e ganhou a luta! Agora, não havia mais desconfiança acerca do mérito do novo campeão… e por isso, não tinha como não perguntar ao mestre qual o segredo do sucesso daquele menino. São dois os segredos – disse o mestre. O primeiro segredo é que esse golpe que o menino aprendeu é realmente um golpe fundamental na arte do judô e o menino aprendeu a executá-lo muito bem! O segundo… bem, o segundo segredo é que, para se defender desse golpe, o outro atleta só tem uma solução: segurar o braço direito do adversário!

Um dia, quando aprendermos que nossos limites são nossa força… nossa vida tomará outro rumo! Até lá… talvez precisemos de um mestre que nos ensine os segredos de viver! Foi pra isso que Jesus Cristo pintou por aí na vida da gente!

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “Vencer apesar das imperfeições

  1. Marielle Costa

    Que lindo! Realmente Jesus é o mesmo que pode nos mostrar que podemos vencer com todas as nossas limitações! um beijo!

  2. Erika

    Mais um de seus aprendizado,fico muito grata por compartilha sua sabedoria.

  3. aple

    Qual o nome deste golpe?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s