80 anos de um grande mestre: Rubem Alves

Por Isaias Costa

rubem-alves-3

Para mim é uma imensa alegria e orgulho parabenizar um grande mestre da Educação e da Literatura que hoje completa seus 80 anos. É claro que estou falando do meu amigo Rubem Alves. Este grande homem me inspira e ensina muito, e quanto mais o tempo passa, mas aprendo com ele. Até já falei para os meus amigos que um dos meus sonhos é ter pelo menos metade dos livros do Rubem em casa, que somam mais de 80.

Quem me acompanha sabe que sou fã de carteirinha desse grande escritor, educador, filósofo, psicanalista, teólogo e outras coisas mais que ele mesmo se intitula como palhaço, nostálgico, jardineiro e por aí vai. Falo isso até por causa da minha profissão oficial, que é a de professor de Física e Matemática. Eu tenho levado as filosofias, os pensamentos, os questionamentos, e toda a sutileza dele para os meus alunos e para a minha metodologia de ensino. Isso tem feito toda a diferença e percebo o maior interesse deles para com essas matérias tão “temidas”.

Não farei uma descrição de sua biografia porque ela está muito bem contada neste link aqui, que aconselho fortemente a leitura, o senhor Rubem Alves e seu túnel do tempo…

Rubem Alves: Túnel do tempo

Neste link que está logo acima ele fala uma coisa fantástica e que já assimilei: “Faça as contas para saber quantos anos não tenho. Que “não tenho”, sim; porque o número que você vai encontrar se refere aos anos que não tenho mais, para sempre perdidos no passado. Os que ainda tenho, não sei, ninguém sabe.”

É impressionante o poder destas poucas palavras. Se você compreender bem o significado delas mudará a sua perspectiva a respeito da vida e da morte (um dos assuntos mais temidos entre as pessoas). Por que? Porque você terá bem estabelecido na mente o quanto a vida é curta e o quanto ela deve ser bem vivida para não ser pequena. Eu já aprendi isso e desejo muito que você também aprenda. Isso é sabedoria de vida que esse grande mestre juntamente com outro chamado Mario Sergio Cortella me ensinaram. Quando você entende que a morte não é apenas a finitude passa a viver de forma muito mais intensa e feliz, sendo importante para as pessoas, ou seja, sendo importado para dentro delas, sendo lembrado no coração, não apenas em conversas, conveniências ou contas bancárias. Aproveito para compartilhar um texto magnífico que tive a honra de publicar no blog e que fala sobre isso. Do meu amigo Mário Sérgio Cortella. O aniversário dele é só dia 5 de março, mas vale a pena falar sobre ele hoje. Ele o Rubem formam uma bela dupla você não acha?

A vida é muito curta para ser pequena

Acho incrível também a sua relação com as palavras simples. Muitos dos seus livros são de literatura infantil. Livros que passam uma beleza e delicadeza que só quem tem uma alma jovem podem transmitir. Ele está completando 80 anos, os anos que não tem mais, porém, com uma alma de criança ávida por aprender. Este homem será sempre um estudante. E neste dia desejo a ele muita saúde e paz, para que ele ainda alegre os corações de muitas pessoas nos anos que ainda lhe restam, como ele mesmo diz. Que nestes anos ainda nos surpreendamos com sua imensa sabedoria e com as novas publicações que nos esperam…

Parabéns Rubem Alves. Você estará no meu coração para sempre e serei eternamente grato pelos seus ensinamentos…

E para os que me leem, mas não visitaram o blog nos dias que o meu amigo esteve por aqui, vou deixar os links de alguns dos textos que compartilhei e fiz pequenas reflexões…

produzir pérolas

a pipoca e o fogo

a solidão amiga

o jardim e o jardineiro

aprendendo o valor da compaixão com as crianças

sonhos e inteligência

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

