Banquete do amor

Por Isaias Costa

feastolove

Hoje eu vou fazer algumas reflexões a partir de um filme que acho uma verdadeira obra de arte, trata-se do filme “Banquete do amor”. Neste filme acontecem várias estórias dentro de uma estória maior, que gira em torno do personagem Bradley.

Bradley é um homem muito bondoso, tão bondoso que chega a ser feito de trouxa por várias pessoas. Eu assisti a esse filme prestando muita atenção em seu comportamento e vou me deter em alguns pontos mais relevantes.

1) Ele cria muitas expectativas em todos os relacionamentos que inicia. Isso é muito perigoso, inclusive já falei isso aqui. Expectativas e decepção andam de mãos dadas, e quando você NÃO cria expectativas sobre uma pessoa, é muito mais provável que ela venha a lhe surpreender do que decepcionar. E caso ela venha a lhe decepcionar, o seu sofrimento será muito menor, porque você não criou muita expectativa. O que estou dizendo é muito simples e eficaz, porém é preciso ter muita maturidade para assimilar realmente essa informação. Se quiser ler o texto em que falo sobre as expectativas com um pouco mais de detalhes segue o link.

O ego do ser humano

2) Ele é muito inocente. Nisso eu quero dar uma ênfase maior, porque a inocência vivida pelo Bradley já foi praticamente a minha marca registrada. Eu já fui tão inocente quanto ele, ou até mais. Mas “quebrei a cara” inúmeras vezes, e agradeço muito a Deus por ter quebrado a cara, pois isso me tornou alguém mais vivo e esperto. Vivacidade e esperteza são duas coisas que, principalmente no mundo em que vivemos hoje, são indispensáveis a qualquer ser humano. Esta esperteza pode nos ajudar a se livrar de enormes engodos. Tenho procurado desenvolver esta esperteza sadia, que nos faz tomar decisões acertadas na vida.

O risco de querer agradar a todos

3) Ele é muito apressado e carente. Inicia um namoro com uma mulher que tem uma personalidade TOTALMENTE diferente da dele e com pouquíssimo tempo de namoro já está lhe pedindo em casamento. Calma aí meu amigo! As coisas não funcionam assim! Leva-se muito tempo para saber se uma pessoa que se está relacionando é alguém para casar ou não. E aqui tem a questão dos OPOSTOS SE ATRAEM. Eu acredito muito mais que os semelhantes se atraem e não os opostos. Bradley começa a namorar uma mulher que parece um furação, de tão sexy e libidinosa que é, ela só quer saber de sexo, enquanto ele é um homem romântico e super carinhoso. Não tem como um relacionamento como esse ser duradouro. Como não poderia ser diferente, ele quebra a cara…

Os opostos se atraem?

4) Ele não tem uma intuição desenvolvida. Tem uma frase dita pelo personagem Harry que retrata com perfeição o que estou dizendo aqui: “Nós sempre podemos saber o final pela forma que começa”. Esta pequena frase é de uma sabedoria quase inimaginável. Harry está falando para Bradley o que é a intuição. A intuição é a nossa percepção mais aguçada da realidade dos fatos e da vida. Existem muitos sinais que damos as outras pessoas o tempo todo sobre o que pensamos, o que sentimos, quais as nossas preferências, nossos sonhos, perspectivas, planos, metas, etc. Resta a cada um captar esses sinais. Tem uma coisa relacionada a tudo isso que precisa ser colocada, a PAIXÃO. A paixão exacerbada é algo que CEGA, e a intuição vai passear lá no polo norte se você for alguém com uma paixão exacerbada. Quando você tem esse tipo de paixão não consegue enxergar coisas que estão EVIDENTES, todos enxergam, menos o apaixonado. Isso é muito sutil e importante. Guarde essas palavras. QUER TER UMA INTUIÇÃO AGUÇADA? NÃO SEJA MEGA APAIXONADO.

A geração fat e fast

5) Ele aprende o valor do inesperado. O amor verdadeiro acontece na nossa vida no momento em que menos esperamos. Isso não é ficção nem coisa de cinema. É real. Tem até uma frase do Rodrigo Amarante que acho linda e que fala sobre isso: “Eu encontrei quando não quis mais procurar o meu amor…”. Isso acontece porque o inesperado trás na sua essência a filosofia de vida que tenho me proposto a viver e que sempre digo e repito. VIVER O HOJE. Quando acontece o inesperado, cada momento que você passa com aquela pessoa especial é uma dádiva, você esquece o passar das horas, tudo se torna mais divertido e feliz, e você volta pra casa com aquele desejo de encontrar essa pessoa de novo. Isso é viver o hoje. Isso é viver a magia dos momentos e é isso que faz você tomar a decisão mais acertada da sua vida. Eu tenho falado tanto sobre viver o hoje que acho que estou começando a fazer com que você que me lê agora veja que essa é a coisa mais maravilhosa que existe. Vamos viver o hoje!

Aqui e agora

Existe muito, mas muito mais mesmo a ser falado sobre esse filme. Não vou falar senão perde a graça e você não vai querer assistir. Que tal você baixar esse filme para assistir hoje? Assista prestando muita atenção em todas as cenas e no comportamento de todos os personagens. Esse é o tipo de filme que vale a pena assistir como uma espécie de estudo. Dá pra se aprender muito com ele. Espero que você aprenda, assim como eu aprendi…
19880151.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

