A harmonia do mundo

Por Isaias Costa

8665terra

Eu sempre gosto de dizer que os ensinamentos de Jesus Cristo podem ser seguidos por qualquer pessoa, independente de qual religião siga. Ele foi um dos seres mais iluminados que habitou o planeta Terra e um dos seus maiores ensinamentos para a humanidade foi a COMPAIXÃO. Eu acredito que a compaixão é um dos ingredientes para conquistarmos a tão sonhada harmonia do mundo. Você acredita ser possível? Eu acredito! E penso ser este o caminho.

O mestre Dalai Lama vivi entre nós e ensina o valor da compaixão a todas as pessoas que se aproximam dele e em todas as conferências que faz pelo mundo afora, mas poucas são as pessoas que realmente acolhem em seus corações o que este grande mestre sempre ensina. Tempos atrás eu escrevi um texto falando que o nosso mundo está carente de compaixão. Para os que não leram segue o link.

O mundo está carente de compaixão

Voltando a Jesus! Certa vez ele disse isso aqui: “Ouviste o que foi dito: olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser debater-se contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado”.

Quanta sabedoria em tão poucas palavras! Veja! Jesus era econômico com as palavras, mas atingia o fundo do coração das pessoas com suas mensagens. Ele estava ensinando o valor da compaixão ao pronunciar essas palavras. Esse é um exercício fácil? Posso garantir que não! Para desenvolver a compaixão é preciso primeiro desenvolver a consciência. Apenas alguém com uma consciência elevada pode ser compassivo a maior parte do tempo.

Outro dia eu li uma pequena história que se encaixa perfeitamente no que estou querendo transmitir:

Conta uma lenda que um sábio, diante de seus discípulos perguntou:
– Como vocês reagiriam diante de uma pessoa que lhe desse um tapa no rosto?
– O PRIMEIRO respondeu: “Mestre, com certeza eu lhe agrediria da mesma forma, revidando o tapa”.
– O SEGUNDO disse: “Também devolveria o tapa, reagindo com mais violência”.
– O TERCEIRO continuou: “Não reagiria à agressão; porém, muito ofendido e magoado lhe questionaria as razões para tamanha violência”.
– O QUARTO finalmente respondeu: “Não reagiria. Nutriria pelo mesmo um enorme sentimento de compaixão lhe questionando: o que houve com você?
Posso ajudá-lo de alguma forma?

Perceba a sabedoria transmitida nessas palavras! Uma grande sutileza que existe por trás delas são os questionamentos feitos pelo quarto discípulo: O que houve com você? Posso ajudá-lo de alguma forma? Isso é a atitude de compaixão que desarma o agressor. É você retribuir violência com amor. O ensinamento de Jesus é seguir o caminho oposto ao das pessoas medíocres, em direção à elevação do nosso nível de consciência. É preciso desenvolvê-la para perceber que só com o amor se pode anular a violência. Eu quero lhe convidar a aprender esse grande ensinamento de Jesus e dos grandes mestres, a COMPAIXÃO. Com ela nós viveremos em um mundo mais pacificado e feliz. O respeito humano será uma dádiva preciosa, não haverá mais guerras nem disputas por poder, porque quem é compassivo não quer ser melhor nem pior do que ninguém. Os crimes, os acidentes de trânsito, as brigas de casais, assaltos etc etc. Tudo isso e muito mais pode ser extirpado da terra, mas só será possível se o ser humano desenvolver esse nobre sentimento.

Pode parecer utopia o que estou dizendo, mas eu quero e vou continuar acreditando nisso. É possível viver em um mundo melhor, a decisão de cada um pelo bem é o começo da mudança em níveis mundiais. Eu sou um sonhador e faço questão de ser, porque sei que não estou sozinho, tem muita gente junto comigo. E você? Quer entrar para o meu time?…

Quero concluir com a famosa frase do John Lennon: “Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Tenho a esperança de que um dia você se juntará a nós. E o mundo será um só…”. Pense sobre isso…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

