A palavra crise

Por Isaias Costa

Uma palavra que tem uma interpretação muito mais profunda do que se pensa é a palavra CRISE. Eu acho essa palavra incrível e vou explicar o porquê a partir de uma frase brilhante do presidente norte americano John Kennedy que diz: “A palavra chinesa para crise tem dois caracteres. O primeiro significa ‘perigo’ e o segundo significa ‘oportunidade’”.

Leia essa frase mais uma vez! Você percebe a profundidade dela? Ela está dizendo que as crises da nossa vida são oportunidades para sermos melhores, servem para o nosso crescimento pessoal. E com certeza o perigo é algo que faz parte do processo da crise.

bolso vazio

Uma crise muito comum é a FINANCEIRA. Esta crise é relativamente simples de ser contornada e vencida. Eu sempre gosto de dizer nos meus textos que devemos desenvolver nossos potenciais, aquilo que nos faz vibrar de emoção. Quando nós buscamos trabalhar com aquilo que amamos fazer, a crise financeira dificilmente vai se aproximar, porque você vai ganhar todo o dinheiro de que precisa para viver bem e sem transtornos. Ainda tem mais! Quando você trabalha com o que ama pode até acontecer de você ter uma crise e ficar quebrado financeiramente, mas você terá todos os recursos necessários para se reerguer. Isso é muito interessante! Inclusive tem uma frase dita pelo empresário Bill Gates que sempre irei lembrar. Uma vez ele falou que poderiam lhe tirar todo o seu dinheiro que era só questão de tempo para ele ter todo esse seu dinheiro de volta. Lendo isso talvez você até pense que isso é arrogância de sua parte, mas não é, isso é sabedoria, porque Bill Gates é um homem que sabe “fazer dinheiro”, entende de economia como ninguém e sabe fazer o dinheiro trabalhar para ele…

E se o dinheiro não existisse?

O sucesso não cai do céu

1636

A outra crise também muito comum é a dos RELACIONAMENTOS. O ser humano é um ser em constante processo de transformação e é simplesmente impossível um relacionamento seguir a vida inteira sem nenhum transtorno, briga ou choque de ideias. Por mais que nos esforcemos para que tudo fique bem, um dia acontece alguma coisa que leva a uma discussão feia. Esses momentos de crise são oportunidades para se crescer como ser humano, desenvolver a tolerância e a humildade. Quero falar de uma coisa importantíssima! Quando se tem crises no relacionamento, você passa a enxergar um pouco melhor a dimensão do outro. Você passa a ver que o outro pensa diferente de você sobre determinados assuntos. Mas o que eu digo é que quando esse tipo de situação acontece, o melhor a si fazer é ter um diálogo franco e direto com a pessoa, para que ambos cresçam com a experiência. O desenvolvimento da maturidade ajuda muito a lidar com essas situações, que são tão típicas dos seres humanos. As crises nos relacionamentos sempre envolvem o perigo do término da relação, mas, ao mesmo tempo, vem a oportunidade de crescer e fazer o relacionamento se tornar ainda mais gratificante e frutuoso.

Por último, vou falar da crise mais comum de todas, e que acontece com simplesmente 100% das pessoas, a EXISTENCIAL. Todo ser humano tem dentro de si aquela dúvida eterna: “Qual o meu destino nessa vida?”. Essa é uma pergunta dificílima, porque somos seres em constante mudança e acontece com praticamente todas as pessoas a mudança de sonhos e planos pessoais. Em determinada época você pensa em fazer uma coisa, mas depois de um tempo vê que aquilo que sonhava antes já não lhe satisfaz mais e você quer fazer outra coisa completamente diferente. Eu sou um ótimo exemplo para mostrar essa realidade. Já mudei meus planos milhares de vezes, e mudei drasticamente muitos dos meus pensamentos. Só pra você ter uma noção, já pensei em ser astronauta, ator, cantor, dublador de filmes, pesquisador em Física, pesquisador em Energias Renováveis, biólogo, botânico, geógrafo, filósofo, psiquiatra, neurologista… E o que sou hoje? professor e escritor, e desejo fortemente fazer o curso de Filosofia. Será que todas essas minhas mudanças podem lhe ajudar a ter mais esperança de que as crises existenciais são normais e boas? Eu me considero um amante das crises existenciais. Se não fosse por elas, jamais teria despertado o escritor que existe dentro de mim e você não estaria lendo esse texto. Vou deixar uma bela experiência minha para você me entender um pouco melhor, além de um relato dos meus sonhos de infância…

Pessoas e lugares kriptonitas

Quando você crescer

Por que quê eu nasci? Qual o destino da minha vida? Qual minha vocação?...

Por que quê eu nasci? Qual o destino da minha vida? Qual minha vocação?…

Enfim. Vamos aprender a olhar com bons olhos para essa palavra tão rica chamada CRISE. Vamos passar a ver através dela a palavra OPORTUNIDADE. Isso pode nos ajudar a viver de uma forma muito mais plena.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

