O poeta aprendiz

Por Isaias Costa

2_poesia_mistica_tap74272

Já falei algumas vezes neste blog que adoro ouvir música, e há muitas que marcaram e ainda marcam a minha história. Como hoje é o dia das crianças, vou falar de uma que adoro e é totalmente a minha cara, a música infantil “O poeta aprendiz”, do mestre Vinicius de Moraes.

Sabe aquela sensação de amor a primeira vista? No caso foi amor a primeira ouvida! Conheci essa música na voz da querida Adriana Calcanhotto, que sou fã de carteirinha. Ela fala sobre a infância poética do Vinicius de Moraes, fala sobre o seu sonho de se tornar poeta e sobre as coisas que ele amava. Aqui está o link desta belíssima música, na voz da Adriana.

Uma das primeiras frases da música diz: “Anos tinha 10 e asas nos pés”. Essas asas nos pés era a sua curiosidade de conhecer o mundo, as pessoas, os livros, a poesia etc. O Vinicius era um grande curioso, e isso fez ele se tornar um imenso poeta. Eu me identifico muito com essa música porque, desde criança, sempre fui curioso e tinha vontade de saber um pouco de tudo. Acho interessante que isso sempre se manteve, até hoje. Muitos ficam impressionados por saber que ensino Física, mas ao mesmo tempo, escrevo sobre os mais diversos assuntos e gosto de temas totalmente fora do campo das exatas. Sou assim porque sou um curioso, como o Vinicius, esse poeta que admiro tanto.

Também gosto muito quando ele fala sobre as mulheres: “amava mulher a mais não poder”. Praticamente todos os dias eu digo que a mulher foi a obra mais bonita do Deus criador. Eu sou um profundo admirador das mulheres e das suas belezas encantadoras. Acho que esse mundo não teria nem 10% da beleza que tem se as mulheres não existissem.

Eu também me identifico com a frase que diz: “Achava bonita a palavra escrita, por isso sofria de melancolia”. Eu amo ler e escrever, e também sofro um pouco de melancolia. Tenho alterações de humor que, muitas vezes, nem eu entendo. Às vezes estou super feliz e, do nada, fico melancólico. Mas sabe de uma coisa legal? Estou aprendendo cada vez mais a utilizar esta melancolia a meu favor e a favor das pessoas que me leem. Nestes dias eu fico mais inspirado a escrever do que o habitual, e normalmente são nesses dias que escrevo os textos mais profundos e tocantes, aqueles que levam os leitores a comentarem e dizerem que o texto foi escrito para elas. Isso me deixa muito feliz, saber que as minhas palavras tocaram o coração de alguém.

Para concluir, vou falar dos sonhos. O Vinicius sonhava em ser poeta quando criança. Eu sonhava com um montão de coisas, que foram mudando ao longo dos anos. Meu maior sonho de infância era ser astronauta, mas já trazia bastante adormecido o sonho de me tornar escritor, que está sendo desabrochado dia após dia com os textos que escrevo. Não sou um poeta aprendiz, mas sou um escritor aprendiz, que sonha em ajudar este mundo a ser um lugar melhor e mais harmonioso. Vou deixar dois links, um em que falo dos meus sonhos de criança, quando queria ser astronauta, e outro sobre um filme que acho incrível e que tem um personagem bem parecido comigo.

Quando você crescer

Conta comigo

E você? Quais os seus sonhos de infância? Você mudou muito desde criança até hoje? Conte alguma estória sua nos comentários! Feliz dia das crianças!

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “O poeta aprendiz

  1. Messias

    Todo mundo sonha, quando criança, né? Eu, por exemplo, sonhava em ser alfaiate; era meu maior sonho! Porém, como a vida muda(!), de bancário passei a professor. Hoje, sou quase igual (não igual de idêntico) mas pelo gosto: gosto muito de ler e escrever, e adorei bastante ler seu artigo. Muito obrigado.

    • Que legal Messias! Siga em frente nos seus sonhos, que você os realize. E não sei se você já sabe, mas deixo o blog de portas abertas para quem tem vontade de escrever sobre temas similares aos que escrevo no blog. Se você sentir vontade de escrever alguma coisa que tenha a “vibe” do blog e tenha vontade de compartilhar, é só escrever pra mim, será uma alegria ler textos seus meu amigo! O contato é esse paralemdoagora@gmail.com
      Abração!

Deixe um comentário

