Aquela coisa

Por Isaias Costa

Hoje vou fazer uma breve reflexão a partir de uma das músicas que mais gosto do grande Raul Seixas, chamada “Aquela coisa”. Uma música genial com uma letra genial, mas infelizmente, desconhecida por muita gente. Segue o link com ela (recomendo que escute antes de continuar a ler o post).

Essa música reflete uma parte das insatisfações do Raul com a forma de pensar e de viver da grande maioria das pessoas. Ele tinha um pensamento extremamente questionador e sempre se perguntava se a vida era pra ser do jeito que era. Ele inicia falando que seu sofrimento é fruto de uma educação que impõe regras e preceitos. Em seguida ele fala sobre uma coisa que adoro e não me canso de repetir nesse blog, VIVER O HOJE. Ele questiona os que vivem no passado e não o enterram de vez. Perceba a ligação! Ele associa o sofrimento com o passado, que acaba gerando ciúmes e preconceitos de amor. Daí vem o refrão com uma esperança de que é preciso TENTAR, porque é com o tentar que uma coisa NOVA pode lhe acontecer. E esse novo só existe no AGORA, o novo não existe no passado, mas no hoje.

No refrão dessa música ele ensina a ter mais OUSADIA. E deixa claro que tudo é uma questão de possibilidade. Eu acho engraçado que realmente vivo essa questão da possibilidade. Raramente digo que uma coisa é absolutamente certa ou que não existam possibilidades. Quase sempre digo a palavra mágica TALVEZ para quase tudo. Quem me conhece sabe que essa é uma das palavras que mais falo, e acho que aprendi isso com o Raul. Eu escuto tanto as suas músicas que isso ficou entranhado em mim. Que tal você começar a ver as coisas sob a perspectiva da possibilidade? Pode ter certeza que você vai se tornar uma pessoa muito mais questionadora, como foi comigo. Isso é incrível, porque ver as coisas nesse ângulo nos faz abrir a cabeça e entender outras possibilidades. Faz-nos entender que as nossas verdades são apenas individuais, e não absolutas, como muitos querem impor, e com tudo isso, aguçamos o senso crítico para ver e absorver aquilo que for mais inteligente e sábio. É por isso e muito mais que sou e sempre serei fã do Raul, porque ele ampliou os meus horizontes e hoje vejo a vida com olhos muito mais profundos…

https://paralemdoagora.wordpress.com/2012/09/21/a-verdade-absoluta-e-a-verdade-individual/

O trecho mais genial da música vem em seguida: “Minha cabeça só pensa aquilo que ela aprendeu. Por isso mesmo, eu não confio nela eu sou mais eu. Sim… pra ser feliz e olhar as coisas como elas são. Sem permitir da gente uma falsa conclusão. Seguir somente a voz do seu coração…”.
Nesta parte da música ele questiona um universo de possibilidades e pensamentos. Nestas poucas frases estão englobadas milhares de reflexões, livros, teses e um diabo a quatro de pensamentos filosóficos sem uma resposta concreta até hoje. Estou enfatizando bem porque essa reflexão é extremamente profunda. Ele está questionando o nosso pensamento, e está falando indiretamente sobre a MEDIOCRIDADE e os pensamentos ORIGINAIS. Ele está dizendo que a tendência natural da maior parte das pessoas é ser ALIENADA e não questionar seus próprios pensamentos. Mas ele não é um medíocre, e também deixa isso bem claro: Por isso mesmo, eu não confio nela eu sou mais eu. Genial! Questione-se! Porque você pensa do jeito que pensa? Será que esse é o caminho certo? Será que você não está sendo levado a fazer o que todo mundo faz? Será que as crenças que lhe enfiam goela abaixo são para o seu crescimento humano ou para lhe deixar alienado? Será que você não sai por aí afirmando coisas que não poderiam nem deveriam ser afirmadas, porque você não sabe a verdade absoluta? Será que o seu coração está lhe dizendo uma coisa, mas o seu medo lhe impede de seguir o que ele está dizendo? Será que o medo de ser rechaçado ou isolado ou abandonado pelos outros lhe faz continuar tendo os mesmos pensamentos? Será que você não enfrenta aquela pessoa que está lhe fazendo mal só por causa do medo? Ou porque essa pessoa está acima de você em termos sociais, financeiros, ou de liderança? Será que você não quer extravasar muita coisa guardada no coração e não consegue fazer por causa de um monte de lixo que lhe foi ensinado? Pense sobre isso? Questione-se! Eu consigo só com essa música me fazer esses questionamentos e muitos outros? Quer uma dica legal! Escute essa música de novo! Baixe na internet e escute muitas vezes. Essa e outras músicas do Raul tem um poder incrível de nos fazer sair da inércia eterna e pensar grande. Sair das mesmices. Grande Raul!…

Questione-se!

Questione-se!

Vou concluir lhe fazendo o mesmo desafio que o Raul propõe na sua bela canção: Abandonar o que aprendi, parar de sofrer. Viver é ser feliz e nada mais… Que tal você começar a abandonar muitas das crenças e ensinamentos sem fundamentos que lhe foram empurrados goela abaixo a vida inteira? A nossa vida foi feita para ser vivida com intensidade e com felicidade. E nós só podemos ser verdadeiramente felizes se os nossos pensamentos comungam com os nossos atos. Na realidade, o que estou dizendo aqui é para deixar de ter HIPOCRISIAS. Isto é outra coisa que me faz ser fã do Raul. Ele poderia até ser um viciado em drogas, prostituição e bebidas, mas se tem uma coisa que ele nunca foi é hipócrita. Ele tinha seus ideais e lutava por eles até o fim, não se deixava corromper e se tornar um medíocre, que infelizmente é o caminho escolhido pela maioria. Viver é ser feliz e nada mais…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

