O verdadeiro poder

Por Isaias Costa

rei

Uma palavra que tem um significado muito mais profundo do que se pensa é a palavra PODER, ainda mais nesta sociedade em que vivemos, que sempre associa poder a dinheiro, um grande equívoco. Para esclarecer este dilema tão presente, compartilho algumas palavras do mestre Dalai Lama:

“Acredito que o poder genuíno vem do respeito que as pessoas têm por você. Poder de verdade tem a ver com a capacidade de influenciar os corações e a mente dos outros. Mahatma Gandhi, por exemplo, tinha poder de verdade, que não se baseava na quantidade de dinheiro que ele tinha. O poder que se baseia na riqueza é artificial, superficial e não dura. Respeitam seu dinheiro, não você; então, se você perde seu dinheiro, o poder e o respeito desaparecem. É como o poder de alguém com uma arma na mão: assim que baixa a arma, a pessoa perde o poder e o respeito.”

Essas palavras têm uma profundidade incrível. O nosso mundo hoje está vivendo uma calamidade, porque as pessoas estão deixando de valorizar o que é essencial e estão pautando toda a sua vida no dinheiro, estão vivendo para ganhar dinheiro, e quem vive exclusivamente para este fim dificilmente será feliz, pois a felicidade é um estado de SER e não de TER, entende? A felicidade está dentro de cada um de nós e ela se encontra diariamente, não através do dinheiro, mas através das experiências, das amizades, do convívio com as pessoas, no trabalho etc.

Acho interessante a forma com que ele cita as pessoas que tem o poder advindo do dinheiro. Há um complexo jogo de interesses que a pessoa muitas vezes nem percebe que se meteu. Muitos poderosos têm a impressão de serem indestrutíveis, imaginam-se como uns gladiadores, quase deuses, mas não percebem que seu poder está único e exclusivamente no seu dinheiro e não nos valores e caráter.

No início do mês de outubro (04/10/2013), aconteceu algo terrível na cidade onde moro (Fortaleza). A única região verde que ainda restava na cidade, o parque do Cocó, está sendo destruída para a construção de novos viadutos, com o objetivo de “melhorar o trânsito”, mas um “melhorar” que vai contribuir para o desequilíbrio ambiental e para o comprometimento da saúde de todos que moram em Fortaleza. Esta foi uma atitude completamente ditatorial comandada pelo governador do estado Cid Gomes. Um homem absolutamente diabólico, que utiliza o seu poder de governador do estado para satisfazer as suas vontades próprias. Escrevi sobre esse acontecimento para alguns amigos pelo facebook, mas as palavras do querido Dalai Lama me levaram a retornar a esse acontecimento e levá-lo para o mundo inteiro através do blog.

Agora vem o mais interessante. Eu citei o grande Mahatma Gandhi nesse dia (04/10/2013). Fiz uma comparação entre ele, que era um verdadeiro líder e arrastava multidões, e o governador Cid Gomes. O texto que escrevi foi esse que segue:

UM HOMEM DIABÓLICO E UM PLANETA EM EXTINÇÃO

Hoje, dia 04 de outubro, houve a desocupação completa dos manifestantes que estavam no parque do Cocó, em Fortaleza no Ceará. A partir de amanhã serão construídos novos viadutos nesta região e uma ordem judicial já foi aprovada para a destruição da única área verde que ainda existe na cidade em que moro.

O nosso planeta está agonizando, e esta agonia é muito maior do que a da própria natureza, é uma agonia da alma do ser humano, que está carente de AMOR, de CUIDADO, de COMPAIXÃO, de GENTILEZA etc. Todos estes desequilíbrios do nosso planeta se refletem também na natureza, que apenas reflete as desgraças que vem do interior do homem.

Nosso mundo funciona como uma espécie de ímã gigante. Atrai ou repele forças e energias. Se as pessoas vivessem de forma mais harmoniosa, o planeta atrairia e exalaria paz, harmonia e equilíbrio. Mas, infelizmente, estamos seguindo o caminho oposto, e o resultado não poderia ser diferente: terremotos, aquecimento global, derretimento das geleiras, desaparecimento de espécies animais, mutações, doenças que nunca existiram etc. Mais uma vez repito. Isso é reflexo dos desequilíbrios do ser humano…

O nosso governador é o cabeça desta operação e posso dizer com todas as letras. Ele é um homem DIABÓLICO. A raiz desta palavra quer dizer: aquilo que separa, que desune. E o que o Cid Ferreira Gomes é senão isso? É uma pena dizer isso, mas é a verdade! Nada nem ninguém poderá pará-lo! Ninguém! Ele continuará semeando o mal e levando todos nós a pagarmos esta conta dolorosa.

Vou concluir com as palavras de uma das maiores referências que eu tenho, o querido Mahatma Gandhi! Certa vez ele disse isso aqui:

“Quando fico desesperado eu me lembro de que, em toda a História, a verdade e o amor sempre triunfaram. Houve tiranos e assassinos que pareciam invencíveis durante algum tempo. Mas, no final, eles sempre caem. Pense nisso. Sempre. Quando estiver em dúvida se esta é a vontade de Deus ou se é assim que o mundo deve ser, pense nisso. E então, tente agir à sua maneira”

O Cid Ferreira Gomes está vivendo e desfrutando o seu reinado, que certamente cairá, juntamente com o de todos os tiranos que este mundo já teve. Como diria o meu grande amigo Sören Kiekegaard:

“O tirano morre e seu reinado termina. O mártir morre e seu reinado começa.”

Pensem comigo! Quem deixará o maior legado para a humanidade? Gandhi ou o Cid? O senhor Cid é passageiro e será lembrado como um tirano! Eu vou continuar sempre seguindo o Gandhi, e você?…

Em breve toda essa beleza se transformará em asfalto...

Em breve toda essa beleza se transformará em asfalto…

O que acha? Quem será lembrado para sempre? Com certeza será o Mahatma Gandhi! Um homem verdadeiramente poderoso.

Quero concluir deixando o link do texto que escrevi sobre o Gandhi! Este homem que é uma das maiores referências na minha vida! Eu o admiro do fundo do meu coração e tenho vontade de me tornar cada dia mais parecido com ele.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/09/28/gandhi-e-a-comunicacao-nao-violenta/

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s