As escolhas da vida- Parte 2

Por Isaias Costa

No post anterior eu falei obre a importância das escolhas na vida e falei sobre as dimensões da família e das amizades. Hoje vou continuar falando de outras dimensões.

As escolhas da vida- Parte 1

A saúde do corpo. No mundo de hoje as doenças que mais matam são as doenças do coração. O número de obesos está crescendo assustadoramente e o sedentarismo está tomando conta de quase todos. Você pode escolher ser um obeso ou pode escolher ser uma pessoal com um peso ideal. Para isso não existe mágica. É saber controlar a gula, não comer em excesso, praticar atividades físicas regularmente, manter hábitos saudáveis e uma alimentação saudável. Eu escrevi alguns textos que falam sobre a alimentação, a saúde do corpo e os hábitos saudáveis. Confira…

Envelhecer com saúde

A geração fat e fast

Levantar do sofá

gafe-academia-etiqueta-650x350

O campo profissional. Você pode escolher se vai ser feliz trabalhando com aquilo que ama fazer ou passar a vida inteira sendo um mero assalariado, que só consegue ganhar o dinheiro contado e que só dá pra pagar as contas no maior aperto do mundo. Tudo é uma escolha, e o que eu sempre gosto de dizer é que essa escolha quem diz é o coração, ele sabe o que o melhor para cada um e nós precisamos aprender a ouvi-lo, quando aprendemos a ouvir o coração, passamos a fazer escolhas mais acertadas na vida, principalmente quando se trata das profissões. Vou deixar dois textos que explicam essas ideias com mais detalhes…

A voz do coração e a voz dos outros

A vida é um rio

felicidade-no-trabalho-1024x835

O campo político. Nós que somos cidadãos, temos o direito de escolher os nossos governantes. É preciso desenvolver o senso crítico e saber analisar as propostas dos candidatos nas campanhas políticas. Infelizmente, o que acontece demais é que muitos eleitores são COMPRADOS, e se vendem por migalhas. Eu acho simplesmente repugnante o que estes políticos corruptos fazem. Muitos deles vão aos bairros mais carentes das cidades e compram os votos das pessoas por uma cesta básica, por 50 reais, por 100 reais. Eles compram votos das pessoas menos instruídas e sofredoras, aquelas que passam enormes dificuldades para viver. Eles ganham rios de dinheiro e essa merreca que eles dão aos eleitores não faz nem cócegas nos seus bolsos, e o que é pior, eles não perdem esse dinheiro. Depois que são eleitos, eles dão um jeito de roubar da população tudo o que usaram nas campanhas e um pouco mais de bônus. Resta a nós sermos mais críticos e sabermos em quem estamos votando, analisarmos um pouco das suas trajetórias políticas, projetos etc. Só assim poderemos eleger aqueles que poderão governar com um pouco mais de justiça.

images

O campo dos relacionamentos. Acho que das escolhas da vida essa é uma das que tem maior relevância, porque toda a sociedade pode ganhar ou perder a partir das escolhas amorosas que fazemos, sabia disso? Vou explicar. Se você escolher mal a pessoa que vai se relacionar amorosamente, o que pode acontecer? Você será INFELIZ, esse é o pior mal de todos, porque a infelicidade é extremamente deletéria para si e para os outros. Você pode gerar um filho que vai SOFRER SEM CULPA. Todo filho espera ter um pai e uma mãe que lhe dê carinho e amor. Com relacionamentos desequilibrados o que acontece é que o filho cresce em um lar cheio de mágoas, de tristezas, de ressentimentos, de dores emocionais, de desequilíbrios psíquicos etc. O que vai acontecer com a criança? Ela vai crescer TOTALMENTE DESEQUILIBRADA. Só um milagre poderá fazê-la se equilibrar e viver de forma harmoniosa. Você não será eficiente em praticamente todos os outros campos da vida, perderá a eficiência no trabalho, perderá grande parte do contato familiar, atrairá para si e para os filhos amizades que não agregarão valor, e muito provavelmente vai perder a saúde do corpo também. Você percebe que tudo que falei até agora tem uma relação direta com os relacionamentos? É como um efeito dominó. Um erro grave da escolha do parceiro amoroso destrói praticamente todos os outros campos da vida. Eu sempre tenho muito cuidado ao falar sobre relacionamentos, porque sei da importância que eles representam. Não vou colocar links aqui, mas você pode conferir no blog, eu tenho vários posts falando sobre relacionamentos. Confira a tag…

Saiba escolher bem a pessoa que vai dividir a vida com você...

Saiba escolher bem a pessoa que vai dividir a vida com você…

Existem outras dimensões da vida, mas essas eu considero as mais relevantes. Reflita sobre elas… No próximo post eu vou falar da parte mais dura e pesada, vou falar sobre as escolhas erradas que não são de ordem pessoal, mas de ordem externa, aquelas feitas por outras pessoas e que levam a criação de traumas. Até breve…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s