As escolhas da vida- Parte 3

Por Isaias Costa

Solidao1

Vou concluir este post falando sobre um grande mal da sociedade, inclusive eu nem vou me estender muito, porque o conhecimento que tenho a respeito dele é extremamente limitado. Os TRAUMAS.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/10/23/as-escolhas-da-vida-parte-1/

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/10/24/as-escolhas-da-vida-parte-2/

O que são os traumas? Os traumas são escolhas erradas feitas por outras pessoas, que levam a profundos desequilíbrios psíquicos. Desequilíbrios estes que podem acompanhar uma pessoa por toda uma vida e que só podem ser curadas com auxílio psiquiátrico e medicações.

Um dos traumas mais comuns é causado pela pedofilia. O que acontece é que o pedófilo é uma pessoa completamente transtornada e abusa de uma criança sem que ela possa fazer absolutamente nada a respeito. Eu fico muito comovido com as estórias que são contadas sobre esse tema. É algo muito dolorido. Uma criança que foi abusada sexualmente cresce cheia de ódio no coração. Normalmente tem a impressão de que o mundo é cheio de monstros e que não se pode confiar em ninguém. Às vezes esse transtorno é tão terrível que o simples toque de uma pessoa qualquer no braço, no ombro ou na barriga já leva a pessoa a ataques de fúria, achando que se trata de um molestador. Eu olho para uma realidade dessas e me sinto “sem chão”. Eu acho que, provavelmente, não conseguiria atingir em nada uma pessoa com tais transtornos. O tema da pedofilia é muito mais complexo do que se pode supor. Há uma relação com famílias desestruturadas, passados sombrios, casos semelhantes na família e uma série de outros fatores…

Traumas também são criados por pessoas violentas, aquelas que agridem inocentes que não podem se defender. Muitas vezes os próprios pais ou alguém próximo violenta fisicamente ou psicologicamente uma criança. As duas são violências terríveis que deixam as marcas do mais profundo do ser humano, o inconsciente. Esses registros negativos criam complexos de inferioridade, fobias, raivas ou ódios profundos e, principalmente, uma hostilidade absoluta da pessoa violentada pela sua agressora. Reeditar esse tipo de experiência na mente é uma tarefa extremamente trabalhosa e requer ajuda de amigos íntimos ou de um profissional da psicologia.

Muito mais grave do que a pedofilia ou uma pessoa violenta é a psicopatia, que até hoje não se sabe bem as causas. Esta é uma escolha muitas vezes completamente consciente e calculada. Grande parte dos psicopatas são pessoas extremamente inteligentes e eloquentes, sabem lidar com pessoas e muitas vezes chegam até a serem bem relacionadas, mas são capazes de fazer verdadeiras atrocidades, além do fato de haver diversos graus de psicopatia. Os traumas causados a uma pessoa por um psicopata são quase irrecuperáveis, porque eles agem com uma frieza tão grande que retira das vítimas todas as suas esperanças. Muitos perdem o sentido da vida e em casos extremos são internados em hospitais psiquiátricos ou chegam até a cometer suicídio.

Não vou falar mais porque eu prezo por falar de coisas boas. Evito ao máximo falar sobre desgraças. Mas é esta a mensagem que quero deixar. Existem aquelas escolhas que não são pessoais e são deletérias. Devemos fazer a nossa parte com o bem para que extirpemos pouco a pouco tanto mal que se alastra pelo mundo.

Para finalizar, deixo o link de uma pregação excelente do padre Fábio de Melo, que me inspirou a escrever esses textos. No link é possível baixá-la em vídeo ou em MP3. Escute com bastante atenção, são palavras com uma riqueza fascinante. Vamos fazer boas escolhas na vida…

Palestra – A vida é feita de escolhas

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s