O profeta no meio da praça

Por Isaias Costa

profeta

Há alguns dias eu ouvi uma parábola muito profunda. Vou contá-la com as minhas palavras, mas mantendo a sua ideia original.

Um homem estava de viagem em país distante, quando ele passou por uma praça e viu um profeta pregando para uma grande multidão. Aproximou-se para escutá-lo, encantado com o entusiasmo na sua fala. Ficou admirado de ver tanta gente ao seu redor e resolveu voltar no dia seguinte para ver se ele estaria lá de novo. Novamente o viu com muitas pessoas ao redor, mas com um número de pessoas menor que no primeiro dia.

Nos dias em que esteve no país continuou passando pela praça todos os dias, sempre reparando que o número de pessoas que o ouvia ia diminuindo. Logo viu que só tinham 5 pessoas ao seu redor, no outro dia apenas 4, no outro 3, e depois só 2 pessoas.

Porém, ele ficou muito surpreso que, mesmo com 2 pessoas, continuava com o mesmo entusiasmo de quando havia uma multidão ao seu redor.

Passados mais alguns dias, viu que o profeta estava falando sozinho no meio da praça, sempre com o mesmo entusiasmo. Achou estranho ele continuar falando se não tinha ninguém para lhe ouvir.

Passou mais umas duas vezes e o cenário se repetiu, ele estava falando sozinho no meio da praça. Ele ficou incomodado com isso, não entendia porque ele continuava falando sem ter ninguém para ouvi-lo. Angustiado com isso, ele resolveu perguntar ao profeta:

– Tenho observado você e seus discursos. Você já pregou para uma multidão nesta praça, e o número de pessoas foi só diminuindo. Agora não tem mais ninguém para lhe ouvir e você continua pregando. Por que continuar, se não tem ninguém para lhe ouvir?

Então o profeta calmamente lhe respondeu:

– Amigo! Por muito tempo eu quis falar o que penso para as pessoas, querendo que elas acreditassem no que eu acredito. Hoje eu não faço mais isso. Continuo falando para que eu não seja convencido por eles a mudar o que penso e para continuar acreditando no que eu acredito…

Esta parábola é incrível e fala sobre muitas coisas. Uma ideia que está por trás dela são os VALORES. Pense em você! O que é valor para você? O que você tem que nada nem ninguém consegue convencê-lo a mudar de opinião? Quais são os seus maiores valores? Enumere-os! É o amor? A família? A esposa? O marido? Os filhos? O emprego? A saúde? Os amigos? A conta bancária? Lembre o que essencial para você e compõe aquilo que é hoje! É muito importante que você saiba quais os seus maiores valores e nunca perca-os de vista. Que não permita ser convencido por alguém a mudá-los.

A outra mensagem, que é a que considero mais forte é sobre a MEDIOCRIDADE. O profeta falou para uma multidão, que foi diminuindo até não sobrar mais ninguém. Isso aconteceu porque ele estava falando para a “massa”, que está repleta de pessoas medíocres, que simplesmente seguem a boiada, que fazem o que todo mundo faz. O profeta, por não fazer parte dos medíocres, continuou pregando sozinho no meio da praça, e não se deixou convencer pela maioria, que queria torná-lo “só mais um na multidão”. Muito cuidado com a mediocridade amigos! Ser medíocre é estar no meio, fazer o que todo mundo faz, é ser um imitador, é não ter ideias e propósitos originais. Se quiser entender um pouco mais sobre isso, vou deixar dois posts. Confira…

A mediocridade das pessoas

Ele apenas seguiu a boiada

Para concluir. Vou falar uma coisa interessante. Esse profeta é um empreendedor sabia? Vou explicar. Não sei se você reparou, mas ele tem algumas características fundamentais de um empreendedor.

– Ele tem ideias originais e faz as pessoas pensarem sobre elas;

– Ele tem um firme propósito estabelecido na mente;

– Ele tem entusiasmo;

– Ele vai para a praça todos os dias. Um empreendedor vê todos os dias da semana como uma oportunidade de crescimento e ele trabalha todos os dias como se fosse sua folga. Para um empreendedor, o trabalho é uma diversão e aventura;

– Ele não se importa se existem mil pessoas, duas ou ninguém lhe ouvindo. Ele continua sempre com o mesmo entusiasmo.

– Ele acredita profundamente no que pensa, diz e faz. Veja a sequência: pensa, diz e faz. Essa é a sequência do sucesso. Primeiro pensamos, depois dizemos e por fim, fazemos.

O caminho para o sucesso

– Ele não segue a boiada, não é medíocre.

Espero que você tenha gostado dessa parábola e refletido sobre ela. Acredite em você, nos seus valores, tenha entusiasmo, fuja da mediocridade, e procure desenvolver o pensamento empreendedor. Desta forma o seu sucesso será garantido e você viverá de forma muito mais intensa, ajudando este mundo e as pessoas. Agregando valor às suas vidas. Pense sobre isso…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O profeta no meio da praça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s