Aquietar o mar

Por Isaias Costa

uid

Há uma belíssima passagem da bíblia com uma interpretação muito mais profunda do que a maior parte das pessoas faz, a que Jesus está com os apóstolos em alto mar, no meio de uma tempestade, e ele está dormindo tranquilamente no barco. A passagem na íntegra, retirada do evangelho de São Marcos (4; 35-41) é a seguinte:

Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado”.
Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.

Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este ia se enchendo de água.

Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?”

Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.

Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”.
Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”

Esta passagem permite diversas interpretações, mas uma das que mais gosto aplico diretamente na minha vida é com relação ao aquietar a mente. Eu interpreto esse mar agitado e tempo tempestuoso como todas as nossas angústias, pensamentos acelerados, ansiedades, sofrimentos por antecipação etc. Toda essa carga negativa nos deixa ansiosos e nos faz encarar quase tudo aquilo que está fora de nós como uma tempestade. Nessa hora vem Jesus para nos ensinar a aquietar o mar da nossa mente.

Enquanto o mar estava agitado Jesus dormia profundamente, pois ele não sofria com pensamentos acelerados. Ele era absolutamente pacificado e, por consequência, tudo a sua volta também se tornava pacificado. Jesus realmente tinha um poder infinito, sua fé era removedora de montanhas, porém, a maior parte das pessoas resume a interpretação desta passagem apenas ao grande feito de Jesus, revelando sua natureza divina para os apóstolos.

Esta tempestade está presente nas mentes de todos os seres humanos. O que fazer para aquietar a mente? Como fugir de todos esses ruídos que insistem em nos deixar ansiosos? Como não sofrer por antecipação? Como ter fé de que a tempestade é passageira? Como dormir em meio ao caos? Eu não posso responder a essas perguntas. Estou apenas lançando-as. Apenas você pode respondê-las. Volte-se para dentro de si mesmo para respondê-las. Aquiete a sua mente e você acalmará o mar. Viva o momento presente em toda a sua plenitude. Saiba que cada dia tem a sua carga e suas provas.

esps-voce-tem-dormido-um-sono-tranquilo-690x410

Outro ensinamento belíssimo desta passagem é sobre o sono. Muitas pessoas têm um sono do tipo não reparador ou tem a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). O sono reparador faz a pessoa recuperar suas energias e liberar as tensões físicas e psíquicas acumuladas ao longo do dia. Quero concluir deixando algumas palavras de um grande especialista no sono e as consequências do sono de má qualidade para a saúde. É um pequeno trecho do livro “Escola da vida”, do psiquiatra e escritor Augusto Cury.

A Síndrome do Pensamento Acelerado ocorre porque a mente dos jovens não pára de pensar, está muito agitada, não se desliga. O pensamento agitado rouba energia do cérebro e produz um cansaço físico exagerado pela manhã. Além disso, a síndrome SPA gera irritabilidade, ansiedade, humor triste, insatisfação, baixa concentração e esquecimento. De manhã, a emoção dos jovens está no polo norte, à tarde no deserto e à noite num jardim. As mudanças de humor são bruscas.

Os adultos e os jovens do mundo todo estão desenvolvendo coletivamente a síndrome SPA. Por isso, desacelerar o pensamento, aquietar a mente e controlar a ansiedade são atitudes importantes para quem quer ter um corpo e uma mente saudável.

São duas as causas da síndrome SPA: o excesso de informação do mundo moderno e o sono não reparador. O que é o sono reparador? Não é simplesmente dormir, mas dormir bem, dormir o suficiente para recarregar as energias, para repor o que foi gasto durante o dia. O sono reparador alivia a ansiedade. Quem dorme mal ou dorme pouco está prejudicando sua saúde física, aprisionando a sua emoção e limitando a sua inteligência, ainda que não perceba.

Enfim! Vamos aquietar o mar a partir do mestre dos mestres. O homem que mais nos ensinou a ter uma mente pacífica e livre. A maior tempestade que podemos criar nesta Terra está dentro da nossa própria mente. Aprender a aquietar esse mar é um desafio muito maior do que aquietar uma tempestade criada pela natureza. Pense sobre isso…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Aquietar o mar

  1. Adilson Nunes

    Muito rico o conteúdo, muitos ensinamentos e ajuda pra entender melhor nosso dia a dia.

  2. Gostei muito deste texto. Simples e rico de detalhes ao mesmo tempo. Você consegui unir uma passagem da Bíblia muito linda ao nosso contexto de vida atual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s