“N”

Por Isaias Costa

Eu acredito que alguns dos meus leitores devam ser fãs do Nando Reis, e quem é, sabe que o título do post de hoje é o nome de uma de suas músicas, que acho linda. Pode ser que os fãs dele tenham achado que escreveria algo relacionando a sua música, mas não! Vou falar de outra coisa bem diferente! Mas como eu também sou fã dele, não custa nada colocar a sua música aqui para ser apreciada, não é? Um dos meus objetivos com esse blog é disseminar músicas boas…

Mas afinal? Porque eu estou falando da letra “N”? Estou falando para refletir sobre duas palavras que são diferenciadas apenas por essa letra, mas são absolutamente diferentes. As palavras FRANQUEZA e FRAQUEZA. É impressionante a reflexão que pode ser feita com relação a essas palavras.

Há muitas pessoas que veem a franqueza como uma fraqueza, como se não valesse a pena ser franco. Já eu digo o contrário, a franqueza é uma das virtudes mais belas que existe, é uma virtude tão bela quanto a humildade…

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/06/04/a-mais-nobre-de-todas-as-virtudes/

Para alguém ser realmente franco deve conhecer a si mesmo, pois essa é uma virtude que anda de mãos dadas com o AUTOCONHECIMENTO. Quanto mais você se conhece, mais você será franco, porque ser franco é ter plena consciência das próprias qualidades e defeitos e não ter vergonha de ser quem é. Eu também acho impressionante as qualidades que são puxadas junto com a franqueza. Perceba! Uma pessoa franca normalmente também é HUMILDE, pois ela sabe reconhecer os seus erros e acertos sem medo. CORAGEM! Quem é franco tem coragem de bater de frente com pessoas ou com situações que vê que são contra seus ideais. SINCERIDADE, quem é franco também costuma ser sincero, pois não possui máscaras para esconder quem é. HONESTIDADE, quem é franco normalmente age com honestidade em todas as situações, e por fim, a AUTOCONFIANÇA, quem é realmente franco é autoconfiante, pois adquire essa autoconfiança pela própria verdade das atitudes e comportamentos. Eu aprendi essa grande ideia com o mestre Dalai Lama e postei há certo tempo aqui no blog. A sua explicação para isso é muito simples e profunda, confira…

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/10/09/honestidade-e-autoconfianca/

Esta virtude é muito bem descrita pelo grande escritor John Powell no seu livro intitulado “Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?”. Vou deixar este livro como uma ótima sugestão de leitura, ele é bem curtinho e de uma profundidade impressionante…

Enfim! Espero que depois de ter descrito tantas virtudes belíssimas você passe a ver a franqueza com olhos mais profundos. Deixe que apenas as pessoas medíocres acreditem na franqueza como uma fraqueza. Eu estou procurando cada vez mais ser franco e espero levar você a fazer parte desse time! Vamos? Conto com você…

ser transparente

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

