Dia mundial da Filosofia

Por Isaias Costa

1457661_10151797844082717_700060901_n

Dia 15 de novembro não é apenas feriado no Brasil, mas é o dia mundial da Filosofia. E eu, como um amante da Filosofia, resolvi fazer uma pequena “provocação filosófica”, inspirado no senhor que sempre utiliza esse termo para todos os seus escritos e palestras. É claro que eu estou falando dele, do Mario Sergio Cortella, um dos maiores e mais competentes filósofos deste país. Vamos lá:

“Quem estudou latim se lembra que a palavra “feliz” é felix, que significa também “fértil”. Felicidade é sinônimo de fertilidade. Fertilidade não é apenas gerar outras pessoas. Fertilidade é impedir que a vida cesse na sua múltipla condição. Fertilidade é dificultar a desertificação dos nossos sonhos. Fertilidade é fazer com que não haja a esterilização do nosso futuro. Ser feliz é sentir-se fértil.

Claro que felicidade não é um estado contínuo. Felicidade é uma ocorrência eventual. Não há estado de felicidade contínua, inclusive porque nós somos seres de carência. A gente tem carências em relação ao nosso corpo, em relação aos nossos desejos, mas fertilidade e felicidade são ocorrências que, no nosso dia a dia, vêm à tona quando sentimos que a vida pulsa.”

A felicidade é sinônimo de fertilidade. E sabe de outra coisa que não está neste texto do Mario, mas também tem relação com a felicidade? A humildade. Vou explicar. A palavra humildade vem de húmus, que significa “terra fértil”. Faça a associação! Felicidade é fertilidade e humildade é terra fértil, então quem é humilde tem sua terra fértil para a instalação da felicidade. Não é incrível? Eu tomo por mim! Procuro ser humilde e me sinto muito feliz com isso, pois os territórios do meu pensamento estão sempre abertos para novos caminhos, novas descobertas e novos aprendizados. Eu gosto até de dizer aos meus amigos que eu sou um Físico Filósofo, pois amo Filosofia e me identifico demais com temas filosóficos e principalmente com “provocações filosóficas”, como as do meu amigo Mario Sergio Cortella!

Eu já disse nesse blog que todos nós temos uma alma filosófica, basta que ela seja libertada, provocada e alimentada. Eu acho muito interessante a forma como o padre Fábio de Melo trata o aprendizado de novos conhecimentos. Ele faz uma abordagem bastante filosófica e questionadora. Ele associa com o desenvolvimento dos músculos do nosso corpo. Como assim? É porque, para um músculo aumentar de tamanho de forma natural, ele precisa literalmente ser “rasgado”, “ferido”. Quando fazemos atividades físicas mais pesadas e que necessitam de mais esforço, as células musculares são rasgadas e feridas, gerando novas células maiores e mais resistentes. É por isso que é bem normal sentir dores quando estamos fazendo exercícios mais pesados, essa dor vem do rompimento de células musculares velhas que estão se transformando em outras maiores e mais resistentes.

Sim! Mas o que isso tem a ver com o conhecimento? TUDO. Nós aprendemos coisas novas quando o nosso intelecto é “ferido”. Em um primeiro momento sentimos um incômodo e desconforto por não compreendermos o assunto, mas nessa hora o nosso cérebro se encarrega de trabalhar e fazer novas conexões e sinapses, e depois de um tempo passamos a entender o novo conhecimento com mais facilidade e menos esforço mental. Tudo aquilo que vem de forma fácil não leva o cérebro a trabalhar e fortalecer suas sinapses, como a televisão, que simplesmente mostra o montão de lixo, que não leva as pessoas a raciocinarem. Mas isso é tema para o texto de amanhã. Aguarde…

Existe uma belíssima frase do físico Albert Einstein que diz: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Ele era outro físico filósofo. Esse é um dos principais papéis da Filosofia, expandir as nossas mentes, e por isso que estou aqui hoje, para lhe fazer refletir sobre isso. Desenvolva sua alma filosófica! Questione-se! Seja uma terra fértil! Seja humilde! Tenho certeza que assim você será como um rio que transborda suas águas e está o tempo todo se renovando e crescendo em conhecimento, em vida, em amizade, em amor! Esse é meu desejo para você! Lembre-se sempre: felicidade é sinônimo de fertilidade!

Se quiser ler um pouco mais, deixo uma matéria interessante que mostra 5 bons motivos para seu filho estudar Filosofia! Vale a pena conferir! Feliz dia mundial da Filosofia!

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/5-bons-motivos-seu-filho-estudar-filosofia-637234.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar

felicidade-e-a-certeza-q-nossa-vida-nao-esta-se-passando-inutilmente-erico-verissiompo* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Dia mundial da Filosofia

  1. Osvaldo

    Excelente texto. Realmente quando temos a humildade de ACEITAR que nem tudo pode ser mudado e que inevitavelmente vamos ter sofrimento nessa vida, nossa mente se torna uma “terra fértil” onde a felicidade, de vez em quando (e não de forma contínua), brota.

    Essa frase de São Fco. de Assis resume tudo:
    Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado…
    Resignação para aceitar o que não pode ser mudado…
    E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

  2. Meu caro Isaías, que ótimo texto!
    Fico feliz com a abertura de sua alma filosófica, é obrigação nossa despertar para novas possibilidades, buscar sempre mais e mais o conhecimento , a verdade , a sabedoria e amá-la acima de tudo, mesmo que isso exija sacrifícios , dores e mudanças de opiniões.
    Meu grande amigo viva a filosofia!

Deixe um comentário

