O cérebro preguiçoso

Por Isaias Costa

Eu li um trecho de um livro chamado “A história da liberdade de pensamento”, do historiador e filólogo irlandês John Bagnel Bury e que me fez pensar sobre um dos maiores males do mundo, a MEDIOCRIDADE.

A mediocridade das pessoas

Vamos ao trecho do livro:

“O cérebro médio é naturalmente preguiçoso e tende sempre a escolher o caminho por onde encontra menor resistência. O mundo mental do homem médio consiste de credos que ele aceitou sem questionar, e aos quais ele está firmemente fixado. Ele é instintivamente hostil a qualquer coisa que ameaçar a estabilidade do mundo que lhe é familiar. Uma nova ideia, inconsistente com seus credos, torna necessário rearranjar a mente, num processo trabalhoso que requer um gasto doloroso de energia mental. Para o homem médio e seus amigos, que formam a grande maioria, novas ideias e opiniões que causem dúvidas nos credos e instituições estabelecidos, parecem malignas, pois são desagradáveis.”

Você percebe o poder destas palavras? Elas são incríveis e completamente reais. John está falando das pessoas medíocres, que não sabem se questionar e se abrir para novos ensinamentos e ideias. A maior parte das pessoas tem um cérebro preguiçoso e só quer saber do mais fácil, qualquer coisa que fuja do que pensa ser sua verdade individual, já se fecham no seu mundinho restrito e alienado. É por essas e outras que admiro o Raul Seixas, ele sempre batia de frente com esses pensamentos, e isso fez dele um grande pensador. Vou deixar um link bem antigo e que traz os ensinamentos de verdade absoluta e verdade individual, juntamente com algumas ideias deste grande pensador. Confira…

A verdade absoluta e a verdade individual

Pensar é algo que requer um gasto de energia e se abrir para novos pensamentos força o cérebro a criar novas sinapses e conexões, ou seja, não é o caminho mais fácil. O caminho mais fácil é o que os medíocres seguem, fazer o que todo mundo faz, para não correr riscos e para não fracassar. Ledo engano, esse é um fracasso muito maior do que o daqueles que pensam, que tentam fazer e aprender algo novo.

Assistir televisão o dia inteiro deixa o nosso cérebro assim...

Assistir televisão o dia inteiro deixa o nosso cérebro assim…

Por que a maior parte dos brasileiros assiste tanta TV? Exatamente porque não querem colocar os seus cérebros para funcionar, na televisão já está tudo pronto, você simplesmente absorve aquele monte de lixo que é colocado todos os dias. Eu adoro uma das frases de um grande pensador brasileiro chamado Arnaldo Antunes que diz assim: “É que a televisão me deixou burro, muito burro demais. E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais…”. A frase em si já dispensa comentários, mas vou comentar mesmo assim. O Arnaldo está falando que a televisão nos deixa burros e com o intelecto de animais enjaulados. É duro não acha? Pois é, eu já me libertei dela a muito tempo e quero encorajá-lo a fazer o mesmo. Pode ter certeza que depois que você largar essa maldita, seu cérebro vai começar a funcionar de verdade e seu lado criativo vai desabrochar e crescer. Veja o próprio Arnaldo! Eu tenho certeza que ele não assiste televisão, por isso desperta o seu lado criativo e compõe músicas simplesmente maravilhosas, que nos fazem pensar e refletir sobre muitas questões. O nosso mundo é tão medíocre de um jeito, que muitas vezes eu chego para algumas pessoas dizendo, “Eu gosto muito de ouvir o Arnaldo Antunes…”, e elas me respondem, “Ãhn? O quê? Reinaldo o quê? Quem é esse cara? Ele é músico?…” e milhões de outras asneiras que me deixa perplexo. Se você não sabe quem é o Arnaldo Antunes, hoje você está tendo a oportunidade de conhecê-lo. Vou deixar alguns links de músicas que adoro…




Vou concluir falando sobre algo muito sério chamado ZONAS DE CONFORTO. Essa é outra coisa que o John está falando nesse trecho de seu livro. Os medíocres vivem sempre em suas zonas de conforto e qualquer coisa que venha a lhes tirar dessa zona é uma verdadeira ameaça. A maior parte das pessoas vive nas suas zonas de conforto por causa do MEDO. Elas têm tanto medo de fracassar que preferem tudo como está e por isso não correm atrás de novos caminhos e horizontes. E sabe de outra coisa interessante? As zonas de conforto servem para que nós fujamos de nós mesmos e dos nossos próprios questionamentos. Releia a frase: “novas ideias e opiniões que causem dúvidas nos credos e instituições estabelecidos, parecem malignas, pois são desagradáveis”. Ele está falando de crenças e instituições. Com certeza ele também está falando de crenças religiosas. Nós engolimos muitas crenças religiosas porque elas pertencem ao senso comum e aos cérebros preguiçosos, e novas ideias são tidas como malignas. Por quê? Será que novas ideias são malignas ou é você que quer passar a vida inteira tendo um cérebro preguiçoso? Pense sobre essas e outras questões e se questione! Nosso cérebro foi feito para pensar e não pra absorver tudo o que as outras pessoas dizem ou recomendam! Seja crítico! Tenha o seu cérebro como uma peneira! Absorva apenas aquilo que você tem certeza que vai fazer de você um ser humano melhor. O objetivo da vida de todo e qualquer ser humano é crescer em amor e consciência, e fazer com que outros também o façam…

Aquela coisa

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “O cérebro preguiçoso

  1. anonymous

    Você escreveu que “O objetivo da vida de todo e qualquer ser humano é crescer em amor e consciência, e fazer com que outros também o façam…”. Isso é um credo seu? credo de alguém? Possui algum embasamento lógico? Não estou criticando, só gostaria de saber o embasamento, se houver.

    • Estou buscando cada vez mais seguir o exemplo dos grandes mestres da humanidade. Essas palavras nunca foram minhas, elas foram ditas pelos grandes mestres como Jesus Cristo, Buda, Lao Tsé, Confúcio, Gandhi etc. etc.

      Todos eles nos ensinaram a amar e suas palavras nunca serão esquecidas.

      Não preciso citar os seus nomes, pois suas mensagens estão impregnadas em tudo que escrevo. Quando você ler outros textos do blog vai perceber isso!

      Valeu meu amigo!

  2. Luciana

    Gostei muito do seu artigo,(me ajudou)! Parabéns, pois a verdade liberta!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s