As lições dos gansos selvagens

Por Isaias Costa

gansos1

Outro dia li um pequeno texto que me fez refletir bastante, primeiro pela novidade contida nele, que acredito ser do conhecimento de pouquíssimas pessoas, segundo pela perfeição que existe na natureza, onde os animais vivem em uma harmonia muito maior do que a nossa. O texto é de autoria do prof. Felipe Aquino, do seu livro “Sabedoria em Parábolas”.

AS LIÇÕES DOS GANSOS SELVAGENS

Os gansos selvagens viajam muitos quilômetros durante o ano, conforme a necessidade de suas vidas. Os estudiosos descobriram porque eles voam em formação “V”; isso tem vários motivos. À medida que cada um bate suas asas, cria uma sustentação para o ganso de trás. Assim, voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ganso voasse isoladamente. Eles gastam menos energia, pois diminui a resistência do ar no corpo do que vem atrás.

Sempre que um ganso sai da formação, ele logo sente a resistência do ar e retorna depressa à formação “V”. Quando o ganso líder se cansa, ele reveza com o seguinte, indo para a traseira do “V”. Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para o ajudar e proteger, até a solução do problema, e então reiniciam a jornada somente os três ou juntando-se à outra formação, até encontrar o seu grupo original.

Quantas lições Deus nos dá por meio da natureza desses gansos!

1 – A solidariedade nas dificuldades faz com que tudo fique mais fácil e a solução mais rápida.

2 – Estar ao lado dos colegas nas horas difíceis.

3 – Compartilhar uma direção comum e cultivar o senso de equipe para chegar à meta mais depressa e facilmente, apoiando-se na confiança mútua.

4 – Descobrir a força, poder e segurança que existe em um grupo, com quem realizamos uma obra. A necessidade de estar junto com aqueles que trabalham conosco, dando e aceitando ajuda, sem orgulho, prepotência e arrogância.

5 – Descobrir a importância do revezamento na liderança, de modo sincero e desinteressado, quando se faz um trabalho difícil. Nós também, como os gansos, dependemos uns dos outros. Todos precisamos ser animados com apoio e encorajamento, e fazer com que o nosso comentário seja encorajador para a equipe, a fim de melhorar o desempenho do grupo. Isso tudo e muito mais!

Eu fico impressionado com a perfeição da natureza e sua beleza encantadora. Lembro que assistia os desenhos com os gansos em V durante a infância e não sabia por que eles voavam daquela forma. Eu me perguntava e perguntava a algumas pessoas, mas ninguém sabia me responder. Esse pequeno texto traz a resposta de forma magnífica e reflexiva.

O que achei mais incrível neste texto é a PARCERIA harmoniosa que existe entre os gansos. Nenhum deles se acha superior, aquele que está na frente tem a mesma importância do que está atrás. Isso acontece com frequência entre os seres humanos? Tudo para nós tem bases hierárquicas. Sempre alguém tem mais privilégios e outros menos. Sempre há aqueles que são reverenciados e aqueles que ficam no anonimato. Sabe de uma coisa? Eu amo as pessoas que estão no anonimato. Em todos os lugares que vou, sempre procuro conhecer os que trabalham em serviços mais humildes pelo nome. Chego desejando bom dia pelo nome. Meu amigo! Você não tem ideia do poder deste simples gesto! Eu não tenho palavras suficientes para descrever o que acontece na mente e no coração destes que estou me referindo. Quer fazer o teste? Pergunte o nome da moça da limpeza no seu trabalho, ou do rapaz que fica no almoxarifado, ou daquele vigia que passa a noite inteira acordado lá no fundão do estabelecimento. Cumprimente-os com carinho e atenção, olhando no fundo dos seus olhos, e você sentirá uma alegria indescritível, muito maior do que qualquer palavra poderia descrever.

E a força da amizade, que alivia os fardos da nossa vida. Quando estamos sozinhos muitas vezes nos sentimos desamparados, mas quando um amigo verdadeiro se aproxima de nós dando carinho, atenção, palavras de conforto, tudo muda e passamos a enxergar nossos problemas de forma bem mais leve e criamos muito mais coragem para solucioná-los. Os amigos servem para nos apoiar e nos fazer acreditar sempre que somos capazes, que vamos vencer e que, não importa o que aconteça, eles estarão do nosso lado para o que der e vier.

Que a beleza e perfeição da natureza lhe ajudem a refletir sobre a sua vida, suas escolhas, suas amizades, seu poder de liderança etc…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s