A nobre arte do palhaço

Por Isaias Costa

palhaço

Recentemente assisti ao belíssimo documentário brasileiro chamado “Eu maior”, que reúne grandes nomes como Leonardo Boff, Roberto Crema, Rubem Alves, Flávio Gikovate, Mario Sergio Cortella e outros. O documentário inteiro é um convite ao AUTOCONHECIMENTO e aos diversos caminhos para encontrar a FELICIDADE. Eu recomendo você a assisti-lo o mais brevemente possível. A riqueza contida na sua 1h30min de duração é infinita e pode ser guardada por toda a vida, se você permitir isso! Abaixo está o link do documentário completo!

Para mim, uma das partes mais ricas e profundas deste filme é a entrevista com o palhaço Márcio Libar. Abaixo está apenas o trecho com suas falas. Confira…

Tudo o que ele fala é de absoluta importância e tem uma relação direta com o AUTOCONHECIMENTO e com a FELICIDADE. Quero comentar os trechos principais:

“O riso sobre o palhaço não é o riso da chacota. Ah! Você é feio! É o riso da ACEITAÇÃO! Quando ele aparece careca na tua frente e barrigudo ele tá dizendo pra você: ‘O teu cabelo vai cair e a tua barriga vai crescer também. Você me ama mesmo assim? Eu sou barrigudo e careca! Você me ama mesmo assim?’ E você diz: ‘Eu amo porque eu sei que o meu cabelo vai cair e a minha barriga vai crescer também’. É o riso da CUMPLICIDADE.

Então ter em mente isso! Eu sou assim! Mas você me ama mesmo assim? Eu acho isso um exercício da maior grandeza humana, que é a ACEITAÇÃO. A aceitação sua, a aceitação do outro e a sua aceitação através do outro.”

Aqui ele está falando sobre a maior força que existe, que é o amor. O amor acontece sempre como uma cumplicidade. O amor a si mesmo, ao outro e a cumplicidade deste amor! E para amar alguém verdadeiramente deve-se desenvolver o processo da aceitação! Por que milhões e milhões de relacionamentos tanto afetivos como amorosos não dão certo? Porque queremos que as outras pessoas seja algo que ela não são! Não as aceitamos como são, mas como nós queremos que elas sejam! Dessa forma cria-se uma desarmonia, que muitas vezes culmina na ruptura das amizades e dos relacionamentos amorosos.

“O erro! O erro é a nobre arte do palhaço! A imperfeição! A aceitação da sua inadequação! Eu sou inadequado, e agora? vai deprimir por causa disso? Ou vai rir?”

Estas foram as suas palavras que achei mais incríveis! Qual é a nobre arte do palhaço? Ela está nas imperfeições e nas inadequações. Eu achei incríveis porque por trás destas palavras está contida a mais nobre de todas as virtudes, a HUMILDADE. A virtude que faz com que os palhaços sejam seres humanos amados pelas crianças! Você já reparou na alegria de uma criança após sair de uma apresentação de circo? Os seus olhos e o seus risos já dizem por si só! Eles se encantam com a humildade do palhaço! Eles percebem que os palhaços fazem parte do mundo real cheio de erros e inadequações!

A mais nobre de todas as virtudes

Quero aproveitar para lhe fazer refletir sobre uma coisa que tenho quase certeza ser a resposta de boa parte das crianças. Pergunte a elas o que elas preferem? Ir a um circo ou ir ao cinema ver o filme do Superman? Acredito que mais 90% vai preferir ir ao circo, pois lá é um ambiente de descontração! De contato humano! De risos! De brincadeiras! Um lugar para fazer novos amigos etc! Enquanto o filme do Superman é um herói idealizado, cheio de poderes, seguindo o sonho americano da invencibilidade por trás de uma tela plana e sem vida! As crianças podem não saber se expressar quanto a essa indústria dos super heróis idealizados, mas intuitivamente elas sabem que tudo aquilo não passa de ilusão, então elas preferem o real, o imperfeito, que dá beleza e sentido a nossa vida!

“Criança vem de cria, criação, criador. Se você tira a criança de você, você tira o criador de dentro de você. E o que é Deus senão o criador do Universo? Se você tira a criança de você! Você perde a capacidade de criar o teu próprio universo. E você vai ter que amargar ter que viver no universo do outro. Eu acho que parte da felicidade é amadurecer sem deixar de ser criança.”

Aqui ele fala sobre ter o coração de uma criança! Ávida por aprender! Ávida por desbravar o seu próprio universo e o universo exterior! Muitas pessoas estão perdendo o sentido das suas vidas porque estão deixando de ver a vida e o universo com os olhos do palhaço, com os olhos de uma criança! Que sabe que é imperfeito, mas quer crescer, quer conhecer, quer amar, quer ser amado, quer fazer o bem! Isso é ser criança! Isso é ser sábio! Eu nunca me canso de dizer que as crianças são muito mais sábias do que nós adultos, porque elas enxergam o simples e são felizes a partir deste simples! Nós sempre damos um jeito de complicar o que é simples, de reclamar do que não precisa, de não agradecer pelo que temos e somos, de não valorizar cada diamante precioso que está junto conosco, nossos amigos, nossos pais, o namorado, a namorada, o esposo, a esposa! As crianças não tem vergonha de dizer “Eu te amo”, não se envergonham de expor os seus sentimentos com verdade e transparência, mas nós não! Nos enchemos de máscaras e deixamos de valorizar o essencial na vida.

Que neste dia você resgate essa alma das crianças! Resgate tudo aquilo que é simples! Aplique a nobre arte do palhaço na sua própria vida! Aceite-se como é! Seja humilde! Ria de você mesmo! E ame! Ame muito! A arte do palhaço é um excelente caminho de autoconhecimento! Com certeza podemos ser muito mais felizes se aplicarmos essa nobre arte em nossas vidas!…

images* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “A nobre arte do palhaço

  1. erika

    maravilhoso esse documentario, eu particulamente aprendi muito e estava precisando vou levar para toda vida. Sem Palavras!!!

Deixe um comentário

