Por que as mulheres adoecem emocionalmente mais do que os homens?

Por Isaias Costa

psi

Você já reparou que há um número muito maior de mulheres que procuram alguma terapia ou acompanhamento psicológico para curar dores emocionais que os homens? E elas também buscam muito mais o autoconhecimento? Por que isso acontece? Por que os homens são mais reticentes em buscar ajuda psicológica? Li em um livro chamado “O futuro da humanidade”, do psiquiatra e escritor Augusto Cury, uma excelente explicação para isso. Confira…

“As mulheres não adoecem mais facilmente no território da emoção por serem mais frágeis do que os homens, como sempre acreditou o machismo que reinou por milênios. Excetuando as causas metabólicas, elas adoecem mais porque amam, se doam, se entregam e se preocupam mais com os outros do que os homens. Além disso, frequentemente são mais éticas, sensíveis e solidárias do que eles. Elas estão na vanguarda da batalha da vida, por isso acham-se mais desprotegidas. Os soldados no front da batalha têm mais chances de ser alvejados.”

Essa é a grande questão! Está ligada ao amor! As mulheres amam mais que os homens! Experimentam o amor de forma muito mais intensa e verdadeira que os homens! Isso leva naturalmente a uma maior possibilidade de frustrações e sofrimentos. É mais fácil adoecer emocionalmente quem se abre ao amor do que quem fica preso dentro de si mesmo, dentro de um casulo.

Há uma questão bastante sutil nestas palavras do Augusto Cury! O EGO. Quanto mais exacerbado for o ego de uma pessoa, menor é a probabilidade de ela pedir alguma ajuda em termos emocionais e menor será a sua capacidade de expressar um amor verdadeiro, pois o amor é por natureza uma doação, é uma decisão por sair de si mesmo em busca do outro. O verdadeiro amor não consiste em satisfazer as próprias necessidades e buscar ser feliz sozinho, mas em fazer o outro feliz, procurando se despojar de si mesmo. É o caminho oposto ao do ego, que quer tudo só para si.

Acho incríveis as palavras do grande escritor Erick Fromm para definir o amor: “O amor consiste em dar, não em receber. Amar é um verbo, e verbos implicam uma ação concreta. A ação correspondente ao verbo amar é dar-se, sem pedir, cobrar ou esperar. A recompensa do amor é o próprio amor que se sente, que inunda o coração, não o amor que se recebe do outro.”

Os homens têm uma enorme dificuldade de por em prática essas palavras tão lindas e tão verdadeiras, exatamente por causa do ego, que insiste em prevalecer e fazer com que não sintam esse amor. E por não o sentirem, criam um casulo, e a partir desse casulo tornam-se frios, incapazes de se entregar a uma paixão, incapazes de ver o esplendor da beleza e encanto das mulheres, de sentir o carinho que brota dos seus corações e se reflete em seus gestos e olhares.

Eu não me canso de repetir que amo as mulheres, a delicadeza, a sensibilidade, a abertura ao amor, ao cuidado, ao sair de si mesmas, faz delas diamantes preciosos neste mundo tão frio e carente.

É preciso refletir sobre a busca pelo autoconhecimento. Quem procura alguma terapia ou acompanhamento psicológico não quer outra coisa senão se conhecer melhor e saber o motivo dos sofrimentos, como superá-los e como se manter no equilíbrio para não voltar a adoecer. É preciso que os homens admitam que têm suas fragilidades e que precisam se abrir para o amor, pois só assim poderemos ter uma sociedade mais feliz e harmoniosa. Esse é um nobre exercício de humildade! Reconhecer-se frágil, e a partir das fragilidades, tornar-se forte. A nossa força vem do amor, e não do ego! Lembre-se sempre disso!

Se você quiser ler um pouco mais sobre esse tema tão amplo, recomendo um excelente artigo do terapeuta André Lima intitulado “Por que os homens buscam tão pouco o autoconhecimento?”. Neste artigo ele dá mais detalhes sobre essa rejeição e medo que os homens têm de expor seus sentimentos. Vale a pena conferir…

Por que os homens buscam tão pouco o autoconhecimento?

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Por que as mulheres adoecem emocionalmente mais do que os homens?

  1. erika

    Adorei esse Texto!!! tudo nesse texto é verdadeiro simplismente maravihoso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s