Religião traz esperança

Por Isaias Costa

RELIGI~1

Você já se perguntou para que serve uma religião? As pessoas religiosas são melhores do que as que não são? A religião ajuda a moldar a personalidade de uma pessoa? São muitas as perguntas, mas o que eu digo a você é que seguir alguma religião pode ser muito bom, e um dos principais objetivos dela na vida é trazer mais esperança.

Para refletir sobre isso, compartilho algumas palavras do grande Rubem Alves, do seu livro “O que é religião?”.

“O sentido da vida não é um fato. Num mundo ainda sob o signo da morte, em que os valores mais altos são crucificados e a brutalidade triunfa, é ilusão proclamar a harmonia com o universo como realidade presente. A experiência religiosa, assim, depende de um futuro. Ela se nutre de horizontes utópicos que os olhos não viram e que só podem ser contemplados pela magia da imaginação. Deus e o sentido da vida são ausências, realidades porque se anseia, dádivas de esperança. De fato, talvez seja esta a grande marca da religião: a esperança. E talvez possamos afirmar, com Ernest Bloch: ‘Onde está a esperança ali também está a religião.”

Estas são palavras muito sábias e reflexivas. Acho perfeita a sua relação entre Deus e o sentido da vida como ausências. O que isso quer dizer? Quer dizer que são abstratos, não fazem parte do mundo material e físico. Nesta hora vemos que são dádivas de esperança, e como esperanças, dependem do futuro.

É tão interessante pensar nisso! Uma das grandes questões religiosas é sobre a vida após a morte, que é maior mistério da nossa existência. Todas as religiões tentam de alguma forma nos levar a refletir sobre isso, e cada uma tem uma visão diferente, sempre com a esperança da salvação e da redenção para as nossas almas.

As religiões são muito importantes porque, sem elas, nossa vida se resumiria apenas às experiências terrenas e mais voltadas para o imediatismo ou materialismo. Imediatismo porque sem a esperança da salvação seria muito fácil pensar aquilo que muitos ateus pensam: “Eu só tenho uma vida! Vou aproveitá-la ao máximo! Vou viver sem regras e limites”. Essa é uma visão muito perigosa, pois pode acarretar em desvios de conduta e instalação de um péssimo caráter. E materialismo, porque sem a esperança tendemos a depositar todas as nossas energias e finanças no que é passageiro, fútil, banal, corriqueiro.

Quando se segue uma religião, mesmo que a vida traga grandes sofrimentos, ela vem como um porto seguro, nos dando esta esperança de dias melhores. Até mesmo as pesquisas científicas já comprovaram o quanto as pessoas religiosas tem uma maior capacidade de suportar as dificuldades e superar os conflitos da existência.

Portanto! Que neste dia você reflita sobre a religião como um ótimo caminho para ter mais esperança na vida! E como uma excelente maneira de não viver simplesmente para aquilo que é material, mas transcender a essa realidade tão estreita e pequena…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s