Um projeto de sustentabilidade e humanização

Por Isaias Costa

Congestionamento na grande São Paulo

Congestionamento na grande São Paulo

Quero lançar aos leitores um projeto bem simples, que pode ser aderido por todos e que não é tão difícil de ser posto em prática. É um projeto de sustentabilidade e humanização que venho pensando ultimamente.

Você deve ter percebido que houve um crescimento imenso de automóveis e motocicletas nos últimos anos, devido a vários fatores como o crescimento econômico do Brasil, da população e as maiores facilidades de compra. Porém, esse aumento está trazendo os seus malefícios, que são o aumento da poluição, do trânsito e congestionamentos, do barulho, do estresse. E também uma redução cada vez maior dos combustíveis fósseis, principalmente o petróleo.

O petróleo está se tornando escasso e cada vez mais difícil de ser prospectado. Isso tem levado a aumentos sucessivos e gradativos de tudo que tem este combustível, principalmente a gasolina. Hoje em dia, é preciso ter boa condição financeira para poder manter um carro com a gasolina no preço atual, que beira os R$ 3,00 na maior parte do país.

Enfim! Qual é o projeto afinal? Quero ressaltar que ele não foi pensado por mim. Ele já está sendo posto em prática em alguns lugares, como na grande São Paulo e em algumas cidades da região sul. Ele consiste em duas opções de transporte urbano para substituir a saída de carro para o trabalho.

A primeira é a troca do carro pela bicicleta. Eu acho incrível essa iniciativa, pois reduz o trânsito, a emissão de gases poluentes, o barulho e para completar, ainda melhora a saúde física, a musculatura, o humor e o metabolismo de quem utiliza a bicicleta. Eu aconselho a quem trabalha relativamente perto do trabalho e tem que encarar enormes congestionamentos, que experimente ir para o trabalho de bicicleta. O mundo inteiro vai agradecer por essa atitude.

tn_620_600_carona_solidaria_290612

A segunda é mais ousada e precisa haver uma verdadeira revolução na sociabilidade do ser humano para realmente ser posta em prática. Trata-se de uma pessoa dar carona aos amigos e vizinhos no deslocamento para o trabalho. Vou explicar melhor. É muito comum, principalmente nas cidades grandes, que amigos próximos e vizinhos sigam o mesmo trajeto para o trabalho e tenham horários de serviços iguais. Ou seja, essa iniciativa pode ajudar de forma concreta e maravilhosa na diminuição no trânsito e da poluição. E acima de tudo! Essa é uma iniciativa de humanização. As pessoas estão cada vez mais fechadas em seus mundos e não se abrem para novos relacionamentos afetivos. É extremamente comum vermos vizinhos que não sabem nem o nome um do outro, de tão fechados que estão em seus mundos. Isso é horrível e deprimente meus amigos! Mas infelizmente é uma realidade no nosso país. A minha sugestão para você é, se você tem um carro e conhece um amigo próximo ou vizinho que pega o mesmo caminho que você para ir ao trabalho, ofereça carona! Mais uma vez o mundo inteiro vai agradecer por esse gesto. Essa iniciativa é tão boa que ainda pode ajudar a reduzir os gastos com gasolina, pois a conta pode ser dividida entre os que estão no carro. Só traz benefícios: menos congestionamento, poluição, barulho, melhora nos relacionamentos e ainda economia financeira.

Esse é um projeto de sustentabilidade, pelos motivos que já citei, e é também um projeto de humanização, porque pode ajudar a melhorar os relacionamentos entre amigos próximos e vizinhos, aumentando os gestos de gentileza, que são tão necessários para uma vida mais feliz e harmoniosa entre as pessoas.

Gostou desse projeto? Vamos aderir a ele? Vamos levá-lo para os nossos amigos? Para as pessoas do nosso trabalho? Da nossa família? Nossos vizinhos? Compartilhe esse texto nas redes sociais! Quanto mais pessoas decidirem por essa mudança melhor! Conto com você…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s