Crescer dói

Por Isaias Costa

Vestido_como_Adulto

Há poucos dias assisti a um vídeo muito interessante do empresário Flávio Augusto em que ele falava que “crescer dói” e explicou porque isso acontece com todo e qualquer ser humano.

Ele fala do próprio crescimento do corpo. Quando estamos crescendo é bem normal acordar sentindo dores musculares, e isso acontece porque literalmente os músculos são rasgados pelos ossos que vão ficando maiores, e nesse processo de o músculo ser rasgado, novas células são criadas, de modo a adaptar o corpo a essa mudança física.

Da mesma forma que crescer fisicamente dói, pessoalmente e profissionalmente também dói, e nós precisamos ter consciência disso. Ter essa consciência nos ajuda a termos coragem de arriscar, a sair do marasmo, a procurarmos nos aprimorar e desenvolver intelectualmente, a buscarmos trabalhar naquilo que amamos, a nos destacarmos no nosso emprego, a fazer a diferença etc. Mas para conseguir esse sucesso temos que passar por um longo e doloroso processo de aperfeiçoamento, que sempre vem carregado de falhas e fracassos. Não há uma única pessoa neste mundo que tenha alcançado o sucesso em qualquer área e que nunca tenha falhado, fracassado, ficado com medo, ou indeciso. Tudo isso faz parte da nossa natureza humana. Precisamos aprender que o ERRO faz parte do ser humano e é bom que seja assim, pois nós aprendemos muito mais com os nossos erros do que com os acertos.

É muito interessante o que ele fala sobre o MEDO e a CORAGEM. Estas são palavras antagônicas, porém são muito relacionadas. O que é a coragem? É você ter medo e mesmo assim encarar os desafios que surgem na vida. Essa é a definição mais rica e mais precisa que já vi até hoje e que sempre é dita, não só pelo Flávio Augusto, mas por todas as pessoas de sucesso. Ele mesmo fala no vídeo que sente muito medo e que esse medo faz parte do ser humano. Ele existe como uma espécie de mecanismo de defesa, e que no fundo é bom, o ruim é quando esse medo nos paralisa, nos acovarda, nos deixa estagnados, nos tira a esperança, nos diminue… Vamos ter mais coragem e enfrentar os nossos medos de cabeça e com o firme propósito de alcançar a vitória, que certamente virá para aqueles que souberam plantar boas sementes.

Eu tomo por mim. Sou uma prova viva do quanto crescer dói. Eu nasci e fui criado em uma família muito humilde, e tudo aquilo que eu conquistei até hoje foi com muita ralação e persistência. E logicamente já senti e ainda continuo sentindo muito medo. Mas uma das coisas que me ajuda a enfrentar o medo é estar aqui no blog diariamente compartilhando os meus conhecimentos e fazendo as pessoas pensarem a respeito de si mesmas e de suas vidas. Acho que ainda não falei isso aqui, mas escrever me ajuda a sempre me manter alinhado entre aquilo que eu digo e faço. Em outras palavras, eu não escrevo nada nesse blog que não coloque em prática na vida ou que pelo menos esteja no processo de tentar incorporar na vida. E isso não é nem um pouco fácil, isso é crescimento, e dói, pode ter certeza que dói muito. Vou citar apenas um exemplo. Já falei inúmeras vezes no quanto é importante se comunicar de forma pacífica e não violenta com as pessoas. Você pensa que isso é fácil para mim? É um exercício extremamente difícil, mas estou cada vez mais conseguindo progressos, pois se há uma coisa que não quero ser é um hipócrita, ou seja, falar uma coisa e fazer outra. Não! Eu procuro ser sincero, transparente e autêntico, e isso dói! Não é nada fácil.

Gandhi e a comunicação não violenta

Crescer dói, mas vale a pena! Essa é a principal mensagem do vídeo que aconselho fortemente você a assistir. O link está logo abaixo…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

