Autoconhecimento gera saúde

Por Isaias Costa

meditacao-para-quem-realmente-se-e4

A nossa vida é uma eterna busca pelo autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais nos desenvolvemos como seres humanos, mais felizes ficamos, melhores nossos relacionamentos, nossos sentimentos e, consequentemente, a nossa saúde. Para refletir sobre isso, compartilho algumas palavras da conferencista especialista em desenvolvimento humano Heloísa Capelas.

“Autoconhecimento gera autoestima. Autoestima, por sua vez, aumenta sua energia positiva e consequentemente produz saúde. Já a saúde traz longevidade e mais oportunidade de viver o presente com alegria e satisfação. Toda essa conquista vem, sem dúvida nenhuma, da capacidade de amar a si mesmo incondicionalmente e, para ser capaz disso, é preciso descobrir que o amor vem de dentro e que todo ser humano já nasce com essa capacidade.”

Essas palavras, de tão simples que são, parecem até utopia na nossa vida. Isso já serve para nos mostrar o quanto tudo na nossa vida pode ser simples, basta que entendamos esta simplicidade. O que a Heloísa está dizendo nestas palavras pode ser seguido por todos nós e poderemos viver de forma muito mais plena ao por em prática a maravilha do autoconhecimento profundo. Eu tomo por mim! Estou em uma busca diária e incessante pelo autoconhecimento e sinto o reflexo desta busca na minha alegria, felicidade, relacionamentos, profissão, escolhas, e logicamente, na saúde do corpo. Quem me conhece sabe que a coisa mais difícil é eu ficar doente? Não há nenhuma mágica para isso meus amigos! Essa mágica se chama autoconhecimento.

Por que existem tantas pessoas doentes no mundo? Essa é uma pergunta muito ampla e complexa, para respondê-la nos mínimos detalhes teria que escrever um livro sobre esse assunto, mas de forma simplificada é porque estas pessoas guardam muitas mágoas, dores emocionais, traumas, experiências de desprezo e rejeição, de vergonha, de medos, fobias e uma série de sentimentos negativos e destrutivos dentro de si. E o que fazer com esses sentimentos negativos? Eles precisam ser dissolvidos através do autoconhecimento. Graças a Deus eu tenho facilidade de dissolver esses sentimentos e energias negativas através das muitas leituras que faço. Mas isso não funciona com todas as pessoas. Existem energias que só podem ser dissolvidas através de terapias, ou através de consultas com psicólogos.

O autoconhecimento nos leva a amar a pessoa mais importante deste planeta, nós mesmos. Só a partir do momento que nos amamos é que poderemos começar a amar os outros. É um processo contínuo. Quanto mais eu me amo, mais posso amar aqueles que se aproximam de mim.

E não adianta procurar fora aquilo que está dentro da gente. O amor a si mesmo e ao próximo só podem ser vivenciados de dentro para fora. Nessa hora eu digo que não adianta querer se apoiar em uma pessoa ou em coisas para se sentir completo e realizado, isso só trará angústia, desencantos, frustrações, arrependimentos e medos. O que deve ser feito é se voltar para dentro de si mesmo e encontrar no silêncio e na autoconsciência as resposta para essas muitas questões.

Releia essa frase ou escreva em algum lugar importante. Elas são muito ricas e verdadeiras. Autoconhecimento gera autoestima, que aumenta a energia positiva, que produz saúde, que traz longevidade e mais oportunidade de viver o presente com alegria e satisfação

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Autoconhecimento gera saúde

  1. Adorei seu texto. É importantíssimo que as pessoas entendam essa relação entre autoconhecimento e saúde.
    Também escrevi um texto sobre este poder do autoconhecimento no meu blog, se puder, dê uma passadinha por lá também.
    http://permitidoserfeliz.com.br/o-poder-do-autoconhecimento/
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s