Coma os morangos da vida

Por Isaias Costa

Que morango saboroso! Uhhnn!

Que morango saboroso! Uhhnn!

Outro dia eu li uma parábola bem singela e interessante, do escritor Roberto Shinyashiki, chamada “Os morangos”. Vou fazer uma breve reflexão sobre ela.

Os morangos

“Um sujeito estava caindo de um barranco e se agarrou às raízes de uma árvore. Em cima do barranco, havia um urso imenso querendo devorá-lo. O urso rosnava, mostrava os dentes, babava de ansiedade pelo prato que tinha à sua frente. Embaixo, prontas para engoli-lo quando caísse, estavam nada menos do que seis onças absolutamente famintas.

Ele erguia a cabeça, olhava para cima e via o urso rosnando.

Quando o urso dava uma folga, ouvia o urro das onças, próximas do seu pé.

As onças embaixo querendo comê-lo e o urso em cima querendo devorá-lo.

Em determinado momento, ele olhou para o lado esquerdo e viu um morango vermelho, lindo, com escamas douradas refletindo o sol.

Num esforço supremo, apoiou o seu corpo, sustentado pela mão direita, e, com a esquerda, pegou o morango.

Quando pôde olhá-lo melhor, ficou inebriado com a sua beleza. Então, levou o morango à boca e se deliciou com o sabor doce e suculento.

Foi um prazer supremo comer aquele morango tão gostoso.”

Talvez você pergunte: “Mas, e o urso?”

Dane-se o urso, coma o morango!

“E as onças?”

Azar das onças. Coma o morango!

Relaxe, e viva um dia de cada vez! Coma o morango!

Problemas acontecem na vida de todos nós, até o último suspiro.

Sempre existirão ursos querendo comer nossas cabeças e onças pulando para nos pegar pelos pés. Isso faz parte da vida e é importante que saibamos viver dentro desse cenário. Mas precisamos saber comer os morangos. A vida está acontecendo agora. Nesse exato momento deve haver um morango esperando por você. O melhor momento para ser feliz é agora. O futuro é uma ilusão que sempre será diferente do que imaginamos.

As pessoas visualizam metas e, quando as realizam, descobrem que elas não trouxeram a felicidade.

Elas esquecem que a felicidade é construída todos os dias.

Eu aqui, torço para que você descubra sua maneira de ser feliz!

Espero que coma os morangos…

Essa parábola, apesar de ser bem simples, é de uma profundidade incrível. O que são os morangos? São as muitas coisas boas que temos na nossa vida e que tem valores inestimáveis. Os morangos são todas as coisas essenciais da nossa vida. E o que é o essencial? O essencial é a família, os amigos, o esposa, a esposa, os filhos, o namorado, a namorada, a felicidade, a saúde do corpo, da alma e do espírito etc. Muitas vezes deixamos de valorizar nossos maiores tesouros em busca de coisas do futuro, ou preso ao passado. É muito comum ficarmos desesperados quando nos acontece situações de crise, seja financeira, amorosa, familiar, ou mesmo existencial. Nessa hora, é preciso aprender a viver o hoje em toda a sua plenitude e procurar os meios necessários para sair das crises. Não existe nada que dure para sempre. Todo momento de turbulência tem um fim, e vem a querida felicidade nos abraçar mais uma vez. Devemos sempre lembrar que a felicidade é uma busca diária e incessante. Ninguém consegue ser 100% feliz 100% do tempo, mas podemos buscar caminhos para conquistar uma felicidade mais plena. Pelo menos para mim, esta felicidade está ligada a vivência do HOJE, do AGORA, e não me canso de repetir.

Você tem comido os muitos morangos que a vida lhe oferece? Pegue o dia de hoje para pensar sobre isso. Quero concluir deixando uma dica preciosa que o escritor Roberto Shinyashiki costuma dizer: “Agradeça por tudo aquilo que você já tem e conquistou”. Olhe para os frutos do seu trabalho, par tudo aquilo que conseguiu comprar com seu esforço e dedicação no trabalho. Agradeça pelas pessoas mais importantes da sua vida. Os morangos mais deliciosos estão bem pertinho de você, basta que você abra bem os olhos para enxergá-los e saboreá-los…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s