Um homem que expandiu meus horizontes

Por Isaias Costa

leonardo_boff-550x366

É com imensa alegria que hoje faço menção a um dos homens que mais expandiu os meus horizontes. Ontem ele completou 75 anos. O seu nome é Leonardo Boff e ele nasceu no dia 14 de dezembro de 1938. Quem é ele? Provavelmente você já leu ou ouviu este nome alguma vez. Ele é um grande intelectual que ficou famoso por ser um dos precursores da Teologia da Libertação, que se trata de uma Teologia mais voltada para os pobres e para a mística da simplicidade e desprendimento.

O Leonardo Boff escreveu muitos livros e vários deles foram publicados em diversas línguas. Ele era padre e teve uma coragem colossal de bater de frente com muitas doutrinas católicas que fugiam e ainda fogem totalmente à mística de Jesus Cristo. Por mexer diretamente com assuntos do Vaticano e do cerne da Igreja Católica, ele foi ameaçado inúmeras vezes e recebeu punições, por conta deste clima tenso e restritivo, ele decidiu abdicar do sacerdócio em 1992.

Este homem possui um nível de consciência avassalador. Com ele aprendi muitas coisas, inclusive sobre temas que são um pavor para quase 100% da população, como a morte. Com ele eu aprendi a ver a morte sob uma perspectiva libertadora, redentora e santificadora. Aprendi também a apreciar todas as belezas provindas da natureza. Aprendi a observar a divindade da natureza. Deus não é um senhor severo, forte e de barba branca, esse deus não passa de uma alegoria criada pelo homem para tentar apresentá-lo como sua imagem e semelhança. Deus está em mim, em você, nos animais, nas plantas, no ar que você respira, na água que você ingere, no vento que toca seu corpo. Deus é uma energia, não um objeto, algo material, algo concreto. Não! Essa compreensão holística de Deus e sua natureza eu devo muito a esse meu grande amigo chamado Leonardo Boff.

Não vou me estender, porque vou compartilhar um texto magnífico que fala sobre ele de uma forma bem mais detalhada e colocando algumas de suas referências. Ele escreve constantemente em seu blog, e reescreve quase todos em inglês, espanhol, italiano e alemão, escrito por ele em todas as línguas. O link do seu blog está logo abaixo.

Blog Leonardo Boff

E o texto que compartilho é o do engenheiro florestal Danilo Scorzoni, que faz parte de uma série do site “papo de homem” chamada “homens que você deveria conhecer”. Recomendo fortemente a sua leitura, é um texto incrível e traz informações muito interessantes sobre esse grande homem. Parabéns a este intelectual que fez e continua fazendo um trabalho tão bonito. Vida longa e paz ao grande Leonardo Boff…

Leonardo Boff: homens que você deveria conhecer

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s