A luta pela paz

Por Isaias Costa

O nosso mundo conheceu e ainda há de conhecer muitos mártires, recentemente um deles se foi nos deixando saudades eternas, o querido e amado Nelson Mandela. A sua missão de vida era a luta pela paz, pela liberdade e por igualdade entre as pessoas. Ele sempre será uma imensa fonte de inspiração para milhões e milhões de pessoas no mundo todo. Inclusive uma de suas célebres frases diz: “A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias”.

Mas por que estou falando sobre isso? Porque de todas as lutas, eu acredito que a mais bonita e honrosa é a luta pela paz. Outro dia li alguma palavras de um homem muito sábio que revolucionou a educação no nosso país. É claro que estou falando do ilustríssimo Paulo Freire. Veja o que ele pensa a respeito da luta pela paz:

“De anônimas gentes, sofridas gentes, exploradas gentes aprendi sobretudo que a paz é fundamental, indispensável, mas que a paz implica lutar por ela. A paz se cria, se constrói, na construção incessante da justiça social. Por isso, não creio em nenhum esforço chamado de educação para a paz que, em lugar de desvendar o mundo das injustiças, o torna opaco e tanta miopizar as suas vítimas.”

Paulo Freire: Um homem inequecível

Paulo Freire: Um homem inesquecível

O Paulo Freire foi um dos homens mais inteligentes e sábios no campo da educação que esse país já teve. Não é à toa que a sua obra é tão estudada e sua pedagogia é tão levada para as salas de aula, pois se trata de uma pedagogia revolucionária. Ele lutava pela paz com unhas e dentes, e não utilizava armas de fogo nessa luta, mais utilizava um arsenal muito mais poderoso: o conhecimento, a inteligência, a sabedoria e os sonhos.

Sonhos e Inteligência

Com essas armas muito mais poderosas do que qualquer bomba atômica esse senhor registrou para sempre o seu nome no universo educacional e no coração de milhões de pessoas, e eu me incluo na lista.

Como realizar a luta pela paz? Não é tão simples! Mas acredito que a primeira coisa é desenvolver o nosso caráter! Pois através de um bom caráter nós desenvolvemos o que de melhor existe dentro de nós, passamos a nos conhecer e desenvolver os talentos individuais com mais facilidade, harmonia e equilíbrio. Com certeza o caráter dos grandes mártires foi crucial para que eles realizassem as suas lutas pela paz. Temos vários exemplos, mas vou citar os que mais me influenciam: o próprio Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, Santa Teresa de Ávila, e acima de todos esses, o mestre dos mestres Jesus Cristo. Todos eles tinham um caráter forte, determinado, e tinham um poder de liderança indescritível. Se quiser ler um pouco mais sobre eles, já escrevi sobre todos. Vou deixar os links logo abaixo:

grandes-lc3adderes

* Nelson Mandela

* Mahatma Gandhi

* Martin Luther King

* Madre Teresa da Calcutá

* São Francisco de Assis

* Santa Teresa de Ávila

* Jesus Cristo

O Paulo Freire sabia muito bem que nós vivemos em um país corrupto e cheio de injustiças, por isso ele fala sobre esse verbo “miopizar”, ou seja, não enxergar com clareza a nossa realidade cheia de injustiças. A luta pela paz é a mesma luta por justiça, por direitos humanos, por igualdade. Sabendo disso eu poderia até dizer que a missão de vida do querido Freire tem sim muita semelhança com a desses mártires que citei anteriormente, pois ele levou a sua pedagogia revolucionária até o último dia de sua vida, da mesma forma que fizeram os mártires, porém, pouquíssimas são as pessoas que param para pensar sobre isso, mas hoje você está tendo essa oportunidade de pensar sobre essa perspectiva e também se tornar um bom guerreiro, que luta pela paz juntamente com tantos outros.

Quero encerrar com uma música que acho incrível e tem uma letra divinal. A música “Soldado da Paz”, dos Paralamas do Sucesso! Vamos nos tornar soldados da paz e nunca nos deixemos abater pelas adversidades, ainda que a guerra pareça perdida, pois quanto mais se sacrifica a vida, mais a vida e o tempo são os nossos aliados…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A luta pela paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s