O que é ser escritor no Brasil?

Por Isaias Costa

Eu li uma reportagem que me doeu o coração e me levou a refletir sobre o que é ser escritor no Brasil. A reportagem está logo abaixo. Confira…

http://noticias.r7.com/empregos/noticias/ser-escritor-no-brasil-e-a-mais-patetica-das-profissoes-diz-jornal-americano-20131217.html

Eu sou um rapaz que adora desafios, gosto de coisas difíceis, gosto de não seguir a boiada, tento ser original e, acima de tudo, escrever com o coração! Eu faço as coisas pensando na realização pessoal e no quanto aquilo pode ajudar os outros, só depois é que penso em dinheiro, porque sei qual é o lugar que ele deve ter na nossa vida! Ele é importante, mas longe de ser o essencial.

Eu escolhi uma profissão desafiante e que paga pouquíssimo, PROFESSOR, e aliado a ela, estou iniciando uma carreira de ESCRITOR, que, segundo essa reportagem, é a MAIS PATÉTICA DE TODAS AS PROFISSÕES.

Mas eu digo uma coisa! Ser escritor é “tão patético” que eu estou influenciando centenas de pessoas através dos meus textos! É tão patético que eu já recebi diversos relatos de leitores dizendo que passaram a agir de modo diferente depois que leram um texto que as fez refletir muito! É tão patético que recebo diversas mensagens me encorajando a continuar escrevendo sempre e cada vez mais!

São impressionantes os saltos que eu tenho dado na minha vida depois que comecei a escrever, em setembro de 2012. Estou me tornando mais tolerante, mais compassivo, menos julgador, mais atencioso, mais simples, mais humilde. Estou cultivando sentimentos e valores nobres, mas isso não importa muita coisa na nossa sociedade! Para ela é mais importante ganhar dinheiro, muito dinheiro, e ser infeliz, levando uma vida apequenada, como diria meu grande amigo Mario Sergio Cortella! Aliás, eu tenho vontade de perguntar aos políticos corruptos e este bando de pobres ricos se eles já leram algum de seus livros, porque acredito sinceramente que não! Quem lê um livro do Mario Sergio Cortella é incapaz de sair por aí dizendo que ser escritor no Brasil é patético. Isso eu posso afirmar!

Um escritor brasileiro muito importante...

Um escritor brasileiro muito importante…

Para a tristeza de alguns e para a alegria de muitos outros eu só tenho a dizer uma coisa! Eu estou apenas começando, sou muito jovem, e ainda tenho uma vida inteira pela frente para levar, quem sabe, milhares de pessoas a repensarem suas vidas, suas rotas, a enxergarem novos horizontes, novas perspectivas etc. Desenvolvendo-se intelectualmente, e acima de tudo, adquirindo sabedoria.

Cada vez mais estou aprendendo que a sabedoria se adquire na própria vida, nas quedas que surgem pelo caminho, nas vitórias e derrotas, na palavra amiga de alguém próximo, nos sonhos de futuro, na esperança de fazer um mundo melhor a partir da experiência pessoal etc.

Eu sou professor e também escritor, e AMO, AMO o que eu faço. E tenho certeza absoluta que posso fazer alguma coisa boa para as pessoas e para a sociedade através dos meus escritos e das mensagens daqueles a quem tenho como referência, como é o caso do grande Cortella!

Não tenho pretensão de me tornar rico, milionário, famoso, nada disso! Tenho um desejo profundo de ajudar as pessoas a serem melhores do que já são. Meu desejo é levar boa cultura e fazer as pessoas pensarem, refletirem, se voltarem para dentro delas mesmas. Tenho consciência que o dinheiro é fruto de um bom trabalho e não determina quase nada com relação à felicidade e realização pessoal.

Alguns podem até achar patético ser escritor no Brasil, mas vou continuar sendo teimoso e seguindo em frente, levando um montão de pessoas junto comigo. Sou um sonhador nato. Mesmo que o mundo esteja desabando sobre os meus pés, eu vou continuar olhando para frente e para o alto, buscando significado nas experiências e aprendizado nas quedas.

Enfim! Essa é mensagem que quero passar aos leitores. Que a profissão de escritor não é patética, mas sim nobre, escolhida por pessoas corajosas e que têm sonhos de ver um mundo melhor, que certamente está sendo construído…

8 Comentários

Arquivado em Uncategorized

8 Respostas para “O que é ser escritor no Brasil?

  1. Tudo por um mundo cada vez mais patético!! Um brinde à nós, patéticos seres humanos que escrevem por amor às causas perdidas!

  2. Há de haver sempre alguém para tentar mudar esse cenário!

  3. Osvaldo

    Isso mesmo Isaías não pare, teu trabalho/hobby influência e melhora a vida de muita gente.

  4. erika

    Patetico são pessoas que não leem nem um livro na vida!! so pensam em dinheiro , mentir enganar são pobre de espirito cultura pessoas que pensam assim jamais vão ter a sensibilidade de um escritor de enteder como é importante ler.

  5. Um brinde à nós, escritores, sonhadores e revolucionários patéticos, que, através da escrita, damos voz ao nosso silêncio. Nós acreditamos em um mundo melhor!
    Isaias, seu desabafo é uma parte da espinha de peixe que parou na nossa garganta e não desce por nada. Obrigada e parabéns!

    • Obrigado pelo seu comentário Ana! Eu estou apenas começando e junto com você e tantos outros escritores, vamos fazer a nossa parte para elevar o nível de consciência das pessoas e mostrar que a cultura e a busca pelo conhecimento é o caminho para se fazer uma revolução. Sigamos em frente e busquemos evoluir cada vez mais…

  6. Uma vez vi uma entrevista com Tarja Turunen numa televisão finlandesa, e ela, e a jornalista, passaram 20 minutos falando sobre Paulo Coelho, para uma audiência de finlandeses. No Brasil escrita sempre foi vista como um tipo de elitismo. Todo mundo quer ser Machado de Assis, ninguém quer ser Paulo Coelho. Mas, é aqui que está a saída para a mediocridade do mercado editorial Br. Menos elitismo, mais coisa popular. Já foi o tempo em que literatura era consumida por madames desocupadas do século 19.

    • Você tem toda razão Mateus, por isso a importância de se escrever com simplicidade. Veja só a forma como eu escrevo! É quase como se fosse um bate papo com o leitor, e faço isso pensando principalmente na acessibilidade! Eu quero ser compreendido pelo máximo de pessoas possível, e isso cativa as pessoas.
      Quanto mais e mais pessoas se derem conta de que com a simplicidade poderão chegar muito mais longe, aí pode ser que a gente veja o Brasil se tornar um lugar onde as pessoas leiam muito mais!
      Grande abraço!

Deixe uma resposta

