A alma do artista

Por Isaias Costa

musica_menor1

Hoje eu vou falar de um tema muito bonito e que muitos não têm a menor ideia da sua importância. Vou falar sobre o aflorar da alma de um artista, que tem uma profunda relação com o sofrimento.

Não sei se você já reparou, principalmente nos compositores, que as suas mais belas canções surgiram a partir de tempos de crise e profundas dores emocionais. Isso tem uma explicação, que elucidarei através de exemplos.

O cantor e compositor Humberto Gessinger, da banda Engenheiros do Hawaii. Sempre foi casado com a mesma mulher, que conheceu quando ainda era jovem. Porém, em determinada época, eles tiveram uma crise e o Humberto se sentiu desolado. Foi justamente nesse tempo que ele compôs as suas mais belas canções. São músicas tocantes que ficarão para sempre arquivadas nos corações dos fãs desta grande banda de rock. Vou deixar dois links com músicas compostas nessa época. Detalhe! Ele se reconciliou com a esposa e vivem muito bem. Foi apenas um período de crise. Graças a Deus…


Renato Russo. Ele era um homem extremamente sentimental e vivia todos os seus sofrimentos com uma plenitude quase indescritível. Aqueles momentos em que a dor parecia ser insuportável lhe fizeram compor as suas mais belas canções. Uma das que mais gosto é “Sete cidades”, uma verdadeira poesia, surgida do seu sofrimento.

Belchior. Eu me orgulho muito deste cearense que sempre amou e sempre amará a sua terra. Ele precisou se mudar para o Sudeste e sofreu muito por ser Nordestino, foi humilhado e ridicularizado. Seu sofrimento era tamanho que não conseguia expressá-lo bem com palavras. Então utilizou todo seu talento artístico para compor uma de suas mais belas canções, chamada “Fotografia 3×4”. Esta é uma das músicas mais emocionantes que ouvi em toda minha vida. Ele aproveitou essa inspiração para falar de todos os nordestinos que são humilhados quando saem da sua terra para o sul. Sempre que escuto me dá até arrepios de tão linda que é. Confira…

Marisa Monte. Certa vez ela visitou o Rio de Janeiro e viu belas frases de sabedoria escritas nas pilastras da entrada da cidade. Ela quis saber de quem eram e descobriu que era de um poeta urbano conhecido por “Profeta Gentileza”. Ela ficou encantada com a história de vida deste homem, então resolveu depois de aproximadamente 1 ano mostrar as pilastras para seu grande amigo, o Carlinhos Brown. Chegando lá viu apenas paredes pintadas de cinza. Ela sentiu uma dor imensa, além de um vazio indescritível e inconsolável. Então, a partir desse sofrimento, compôs uma de suas mais belas canções, “Gentileza”, uma verdadeira obra de arte. Eu escrevi um texto falando dessa história com mais detalhes, segue o link.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/01/02/gentileza-gera-gentileza/

Raul Seixas. Sou e sempre serei seu fã. Ele foi um dos brasileiros mais inteligentes e questionadores de todos os tempos. Queria fazer uma revolução do pensamento do ser humano. Tinha sonhos de mudar o mundo, mas foi uma pena ele ter se perdido no mundo das drogas e do alcoolismo, com certeza uma perda irreparável para a música brasileira. O Raul também sofria demais e a maior parte dos seus sofrimentos era de ordem existencial. Ele era tão questionador que filosofava sobre a vida e sobre a existência humana o tempo todo. Queria ver um sentido maior para a vida e a melhor forma que ele conseguiu para expressar isso foi através de suas canções, tão ricas e cheias de interpretações. Vou deixar o link de uma de suas músicas mais incríveis.

Dei esses exemplos para elucidar a importância do sofrimento para fazer aflorar em nós aquilo que há de melhor e mais criativo. O auge da nossa criatividade acontece nos momentos de sofrimento, e pode ter certeza que os maiores artistas do mundo também foram os que mais sofreram. Então é isso que quero lhe dizer hoje. Desenvolva a sua alma de artista! Todos nós temos essa alma, basta ser desenvolvida. E abrace os seus sofrimentos, eles existem para nos fazer melhores do que já somos. Uma grande viva à ARTE! Que ela perdure para sempre dentro dos nossos corações…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s