O elevador lotado

Por Isaias Costa

BU000823

Hoje vou ensinar uma técnica de comunicação não verbal muito eficiente, porém, pouquíssimas pessoas conhecem. Eu começo com um questionamento quase que unânime entre as pessoas. Elas se perguntam: “Por que ficamos tão desconfortáveis dentro de um elevador lotado?”. Acredito que você já se fez essa pergunta e a resposta para ela está na comunicação não verbal. É a chamada LINGUAGEM PROXÊMICA. Vou explicar o que é essa linguagem.

A linguagem proxêmica é também chamada de DISTÂNCIA DE SEGURANÇA. O que é essa distância de segurança? É a distância que o nosso corpo dá para as pessoas a partir do grau de intimidade que elas têm conosco, e ela é dividida em quatro casos:

– distância íntima: contato íntimo;
– distância pessoal: 45 a 120 cm;
– distância social: 120 a 360 cm;
– distância pública: mais de 360 cm.

A explicação para você ficar desconfortável no elevador lotado é que as pessoas que estão neles são DESCONHECIDAS e o seu inconsciente determina a distância de segurança para essas pessoas, porém, elas quebram essa determinação do cérebro, entrando na distância íntima, que é reservada apenas para as pessoas que temos confiança, respeito e amor. O nosso cérebro manda sinais de como se você estivesse AMEAÇADO. Isso acontece porque se trata de pessoas completamente desconhecidas e que você não confia. É por isso que você fica contando os segundos para que chegue logo no andar de destino. Resumindo, a distância íntima é dada para as pessoas que você mais confia, a distância pessoal para amigos ou quem você está começando a confiar, a distância social para os desconhecidos e a distância pública para as pessoas na rua ou para palestras, comícios, etc. Agora você já sabe a explicação para o elevador lotado e já conhece a linguagem proxêmica. Agora eu vou falar o mais interessante de tudo. Você pode utilizá-la a seu favor. Vamos ver como?

Quando você está se comunicando com alguém o seu corpo está mandando sinais o tempo todo e a outra pessoa da mesma forma. Se você começar a se aproximar dela e ela não titubear, não dar um passo para trás ou não ficar inquieta, ponto positivo, ela confia em você. Essa dica é preciosíssima, principalmente para os homens. Muitos vão se aproximando de garotas que não sentiram a menor atração ou confiança e levam tocos, tapas, recebem gritos, xingamentos e por aí vai, porque não se deram conta de que o seu processo de sedução foi fracassado. Portanto, eu dou esse conselho para os homens. Quando estiverem tentando conquistar uma garota observem a linguagem corporal delas. Dessa forma os “foras” com certeza se reduzirão, porque você só vai se aproximar para a distância íntima se a garota der permissão para isso. Entendem o que estou querendo dizer? Vou aproveitar para dar a dica para as garotas também. Vocês conhecendo a linguagem proxêmica devem permitir que apenas os rapazes que lhes interessem de verdade entrem na distância íntima. Isso é muito importante, porque muitos homens são metidos a “Don Juan” sem serem. Muitos se aproximam de garotas que são simpáticas e receptivas e ficam com o pensamento: “Essa garota tá no papo! Ela já é minha…”. Calma meu amigo! Não é bem por aí não! Se você ficar pensando assim provavelmente vai levar um “fora” bonito. Os sinais de que uma garota está interessada não são definidos pela simpatia e receptividade, mas pelo olhar, por possíveis toques, ou algum possível rebolado, uma voz mais adocicada, olhos mais brilhantes, etc.

Você não é o Don Juan! Aceite isso!

Você não é o Don Juan! Aceite isso!

Enfim. Está é a linguagem proxêmica e espero ter ajudado você de alguma forma, assim como ela me ajuda. E fique tranquilo no elevador! São só alguns segundos de agonia! Depois passa…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s