Ninguém é 100% bom ou 100% mau

Por Isaias Costa

boas

Hoje eu quero fazer uma breve reflexão sobre as perspectivas que temos sobre as pessoas, a partir de algumas palavras do mestre Dalai Lama, extraídas de seu livro “A arte da felicidade”.

“Nós precisamos dedicar algum tempo a procurar com seriedade por um ângulo diferente para encarar uma situação. Não apenas de forma superficial. Mas de modo aguçado e seguro. Precisamos recorrer a todo nosso poder de raciocínio e examinar a situação com a maior objetividade possível. Por exemplo, poderíamos refletir sobre o fato de que quando estamos realmente irados com alguém temos a tendência a perceber essa pessoa como alguém com 100% de qualidades negativas. Exatamente da mesma forma que, quando somos atraídos por alguém, nos inclinamos a considerar que essa pessoa tem 100% de qualidades positivas. No entanto, essa percepção não corresponde à realidade. Se nosso amigo, que consideramos tão maravilhoso, nos fizesse um mal intencional de algum modo, de repente nós perceberíamos com nitidez que ele não era de fato composto exclusivamente de qualidades positivas. Dessa mesma forma, se nosso inimigo, aquele que odiamos, vier a nos implorar perdão com sinceridade e continuar a nos demonstrar benevolência, é improvável que continuemos a encará-lo como totalmente mau. Portanto, mesmo quando estamos com raiva de alguém que imaginamos não ter absolutamente nenhuma qualidade positiva, a realidade é que ninguém é inteiramente mau. Se procurarmos com bastante afinco, descobriremos que esta pessoa deve ter algumas boas qualidades. Logo, a tendência de considerar que alguém é totalmente negativo tem origem na própria projeção mental, em vez de derivar da verdadeira natureza do indivíduo”.

Estas são palavras simples para falar de algo extremamente profundo, as PERSPECTIVAS. O ser humano tem essa tendência de achar que ou uma coisa é 100% isso ou 100% aquilo, não é bem assim. Nós não podemos dizer que alguém não tem qualidades ou só tem desfeitos. Esse pensamento superficial leva a muito sofrimento para a maior parte das pessoas. Tem uma coisa que já falei algumas vezes nesse blog que vale a pena repetir, trata-se das EXPECTATIVAS. Nós não devemos criar expectativas com relação às pessoas, porque muito provavelmente elas irão nos decepcionar, e quando alguém nos decepciona temos essa tendência natural de achar que essa pessoa é um mar de defeitos e erros. Calma! Por que pensar assim? Eu acho isso uma tremenda hipocrisia, por um motivo muito simples, quando pensamos que os outros são mares de erros deixamos de olhar para nós mesmos. Você pensa que é perfeito? Que não erra? Que também não tem milhares de defeitos? Isso é horrível meus amigos! Eu estou tratando da questão do JULGAMENTO lá na sua raiz. Não julgue ninguém! A única pessoa que você tem o direito de julgar é a você mesmo, e esse julgamento é o que pode fazer de você alguém melhor.

A primeira impressão não é a que fica

renato_russo

Eu adoro uma frase de uma linda música do Renato Russo que diz: “Todos se afastam quando o mundo está errado. Quando o que temos é um catálogo de erros. Quando precisamos de carinho, força e cuidado”. Esta frase é bem triste, mas muito real. O Renato compôs essa música quando estava no ápice da depressão, e o que ele transmitiu nela é exatamente o que muitos passam e quase sempre sofrem calados. É mais uma vez a questão do julgamento. O Renato sofreu muitos julgamentos pelo fato de ser homossexual, de ser HIV+ e de ser extremamente sensível e emotivo. Muitos se afastavam dele por causa disso, sendo que seu coração era muito bondoso e amoroso. Veja só! Renato Russo é um ótimo exemplo, ele não era 100% bom, mas estava longe de ser 100% ruim, e ele só não foi ainda melhor do que foi porque se AUTOSSABOTAVA, hipervalorizando seus sofrimentos e sentimentos de rejeição, abandono etc. Muitas vezes ele se diminuía, como se seu sofrimento fosse maior que o das outras pessoas. Essas e outras o levaram a ter graves crises de depressão, até ter como desfecho a morte prematura. Eu tenho muita admiração por ele. Com certeza foi um dos maiores compositores que esse país já teve e um grande intelectual também…

Quero concluir falando dos relacionamentos amorosos. É impressionante a questão do AMOR e ÓDIO. Muitos relacionamentos começam com o rapaz achando a moça uma princesa encantada e vice-versa, e depois de certo tempo, quando esse encantamento, que é a paixão, acaba, começam brigas e mais brigas que muitas vezes terminam com o rompimento do namoro. O que quero dizer é que muitas vezes esses relacionamentos foram muito bons e satisfatórios enquanto duraram, mas a pessoa só se prende às situações que levaram ao rompimento, sem lembrar que durante o relacionamento ela foi feliz e realizada, esquece que mudou muitas coisas, que aprendeu a ser melhor, que a outra pessoa agregou valores positivos etc. É aqui que vem a questão do ódio. Muitos casais terminam relacionamentos se odiando, alguns chegam até a dizer coisas do tipo: “Eu prefiro ver o cão na minha frente a ver fulano(a) de tal…”. Mas espere! Essa pessoa é tão odiosa assim? E todo aquele tempo que vocês passaram juntos? Não serviu de nada? Durante 6 meses, 1 ano, 2, 3, 4 anos essa pessoa era um anjo e de repente, num piscar de olhos, se transformou em um monstro? Pois é. O grande Dalai Lama também está falando sobre isso nessa pequena passagem. O nome disso é PERSPECTIVA. Se você olhar as pessoas sob a perspectiva de que elas têm muitas qualidades, você passará a viver de forma muito mais plena e feliz.

A relação entre amor, ódio e indiferença

Enfim. Vamos colocar em prática na vida essa grande verdade: “Ninguém é 100% bom ou 100% mau…”. Pense sobre isso…

* Para ouvir a leitura esse texto basta clicar [aqui]

6 Comentários

Arquivado em Uncategorized

6 Respostas para “Ninguém é 100% bom ou 100% mau

  1. Juliana

    Como diz Pe. Fábio de Melo em uma de suas canções:
    Sim, todo homem é bom
    Todo humano é bom
    Toda face, olhar e matiz
    Sim, todo homem é bom
    Sendo ele o que for
    Forte, fraco, tristonho ou feliz
    Todos os pobres, os livres, os nobres
    Os feios, os belos, os ricos também
    Todos os desesperados
    Os esperançosos
    Os néscios, os sábios ou não

    Todos por certo são bons
    Como é bom nosso Pai
    Que criou cada jeito de ser
    Todo semblante é bom
    Todo instante é bom
    Quando há vida e quando há viver
    Todo o âmago é bom
    Toda essência tem dom
    De amar, ser reflexo de Deus
    Mesmo que o mal ronde perto
    E nos faça um deserto
    Esse bem ficará
    E uma gota do céu cairá

    Sim, todo homem é bom
    Todo humano é bom
    Se ele sabe entregar-se num sim
    Todo o sonho é bom e o futuro é bom
    Se a esperança caminha aqui
    Todo o justo, o crente, o descrente
    O que sabe ser gente
    E que sente a canção
    Todo aquele que é jovem, o que é velho
    O que foge do espelho, e o que olha
    Nos olhos também

    Todo o doente é bom
    E também todo são
    O que pede, o que dá e o que não
    Todo indigente é bom
    E também quem tem dom
    Que tem tudo ou nada ao sol
    Todo alegre é bom
    Todo triste também
    Se olha a vida e aceita o amor
    Todo valente, o covarde, o contente
    O sério e o sonhador
    Todo sério e o sonhador

    Sim, todo homem é bom
    Todo humano é bom
    Se ele sabe entregar-se num sim
    Todo o sonho é bom
    E o futuro é bom se a esperança caminha aqui
    Todo o que reza, o que pede
    O que implora
    Aquele que chora e o que vive tão bem
    O que separa o erro de quem fez errado
    E aos pecados dá fim
    E enxerga em verdade o que é bom

  2. Obrigado por compartilhar essa linda música Ju! Ela nos mostra essa perspectiva do lado bom do ser humano! Uma letra muito profunda…

  3. Elza

    Infelizmente não posso concordar, o mau existe ao extremo e ninguém consegue de fato identificar um psicopata, no começo realmente e td maravilhoso ate ele atingir seu objetivo, super bom (caso contrario não conquista a confiança de tds em sua volta). Mas quando nos damos conta ele já agir e de uma forma covarde e perversa.

    • Entendo sua colocação Elza, você tem razão. A psicopatia é o extremo das atitudes de perversidade que um ser humano pode ter. Psicopatia é algo tão complexo que nunca sequer me atrevi a escrever sobre isso. É preciso ter muito conhecimento e estudo para falar sobre esse tema.

      Porém, existe uma maneira de olhar para um psicopata sem ter o pensamento de que ele é um monstro, e esse pensamento pode ser levado para qualquer pessoa.

      Quando olho para ele e imagino qual foi o contexto no qual ele foi criado desde criança pequena, quando imagino quem foram suas principais influências na vida, quando imagino o que ele leu, o que ensinaram para ele, para que se tornasse tão perverso, e ter um olhar de compaixão. Fazendo esse exercício, que admito, não é nada fácil, é possível olhar até mesmo um psicopata com outros olhos.

      Sei que minhas palavras jamais conseguirão explicar a complexidade de um ser humano perverso, mas acredite em mim, o começo da mudança de perspectiva está em desenvolver na gente mesmo o sentimento de compaixão.

      Publiquei outro texto falando um pouco sobre isso, deixo o link abaixo para uma reflexão um pouco mais aprofundada.

      Muito obrigado pelo comentário! Grande abraço e muita paz!

      https://paralemdoagora.wordpress.com/2013/11/17/por-que-devemos-amar-os-nossos-inimigos/

  4. CAIQUE BRITO

    Vc já leu o livro(Só Por Hoje e Para Sempre – Renato Russo) que Renato Russo escreveu quando estava em tratamento ??.. estou lendo e aprendendo muito sobre Renato.. Link: http://lelivros.black/book/baixar-livro-so-por-hoje-e-para-sempre-renato-russo-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

    • Não conhecia esse livro Caique. Muito obrigado por compartilhar o link. Vou ler com certeza. O Renato Russo era um cara incrível, extremamente inteligente e sensível, como os grandes gênios, também foi muito mal compreendido por quase todo mundo!
      Abração meu amigo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s