Homens de honra

Por Isaias Costa

Um dos melhores filmes que trata sobre a superação de limites e barreiras é o “Homens de honra”, no qual conta a história real do sargento da marinha americana Carl Brashear. Ele foi o primeiro negro a se tornar Mergulhador de Combate Chefe da Marinha dos EUA, um posto altíssimo e de renome, mas o caminho que ele trilhou até atingir esse grande sonho foi duro e espinhoso. Quero compartilhar com você um vídeo que traz o resumo de sua história com trechos deste filme (recomendo que assista antes de continuar a ler o post).

O Carl passa por um acidente muito sério em serviço que o faz perder uma de suas pernas, de forma que teve que amputá-la e pôr uma prótese no lugar. Ele foi afastado do seu serviço de mergulhador por causa disso, mas o seu DESEJO, sua VONTADE e sua DETERMINAÇÃO, o fizeram seguir adiante e alcançar muito mais do que qualquer pessoa no mundo poderia esperar dele. Essa cena do vídeo mostra o seu desafio para voltar ao posto de mergulhador.

Para que ele pudesse voltar a esse posto teria que andar 12 passos com a roupa apropriada de peso total 132 kg. Um detalhe super interessante dessa cena é que seu comandante Bill Sunday diz a ele que NÃO IRIA CONSEGUIR. Ele disse ao Carl: “Você vai desmaiar antes do 6º passo…”. Nessa hora a única coisa que Carl fez foi ficar em SILÊNCIO e se CONCENTRAR nos passos que teria que percorrer. Aqui tem uma ideia incrível e até já falei outras vezes, o FOCO, ele focou todas as suas energias apenas naquele momento. Ele não ficou SOFRENDO POR ANTECIPAÇÃO, se achando um derrotado ou achando que não conseguiria. Não! Ele apenas se concentrou no momento.

O que essa passagem também quer passar é que SEMPRE haverá pessoas que lhe colocarão para baixo, que não acreditarão na sua capacidade. E o que é pior, muitas vezes quem faz isso conosco são os nossos melhores amigos, isso acontece nesse filme, o Carl e o capitão Bill são grandes amigos, mas o capitão não acreditou que o Carl conseguiria vencer aqueles 12 passos e reconquistar o posto de chefe de combate. Essa é uma das principais mensagens desse filme que quero lhe passar hoje. Se aquilo que você está buscando é um IDEAL DE VIDA para você, não se importe com absolutamente nada nem ninguém que venha a lhe colocar pra baixo, mesmo que essa pessoa seja o seu melhor amigo, a única coisa que realmente importa é VOCÊ e o SEU IDEAL. Foi isso o que o Carl fez e conseguiu superar todos os seus limites, tanto físicos quanto psicológicos. Abaixo compartilho um texto deste blog que considero um divisor de águas, a mensagem contida nele é a que carrego comigo diariamente para me manter focado no objetivo deste blog, que é fazer os leitores pensarem sobre a vida de forma profunda sem me preocupar com quantidade, mas com qualidade…

Visão com ação pode mudar o mundo

A outra grande mensagem que quero transmitir é sobre os ÚLTIMOS PASSOS. Esses são os passos decisivos e os mais difíceis. A sua vontade e determinação são as únicas coisas que o movem nesse momento, se ele dependesse apenas de sua força física jamais conseguiria dar os 12 passos. Eu gosto de associar esse acontecimento com as ideias de sucesso e superação de limites ensinada pelo Arnold Schwarzenegger. Ele é a maior referência mundial quando o assunto é fisiculturismo. Ele falava sempre às pessoas que para levantar 225 kg e para treinar exaustivamente 4 a 5 horas com pesos enormes a principal luta era mental, que depois que o corpo já mostra os sinais claros de estafa e cansaço extremos ainda é possível ir mais longe com o poder da mente sobre o corpo. Eu acho as suas palavras muito inspiradoras para todas as pessoas e não apenas para aqueles que querem seguir a carreira de fisiculturistas.

Com relação aos últimos passos ainda tem outra mensagem fantástica. Todo ser humano tem isso dentro de si. Quando percebe que falta pouco para concluir alguma atividade ele sempre consegue uma energia extra para concluí-la, e isso pode ser levado para todos os campos da vida: uma atividade física, um relatório de muitas páginas, um trabalho que já estourou o tempo de entrega, uma dissertação ou uma tese na etapa final, uma prova que será decisiva para o futuro profissional, um desejo de perder tantos quilos em determinado tempo, a subida de uma montanha íngreme etc. Aquela sensação de “quase lá” faz com que superemos os nossos limites e cheguemos muito mais longe do que imaginamos. Outro dia até postei um texto levando um pouco dessa ideia para o campo dos estudos mais focados. Vale a pena conferir…

O poder das metas

Esse filme traz muitos outros ensinamentos, mas eu quis focar apenas naqueles que tem relação direta com a cena final. Assista-o ou reassista-o. Ele pode nos ensinar muitas coisas e pode dar aquela motivação extra para superar nossos limites…

dvd-homens-de-honra-robert-de-niro-cuba-gooding-jr_MLB-F-3338751391_102012

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Homens de honra

  1. Alexsandro valdevino

    Excelente!!! Principalmente quando vem em boa hora.
    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s