Whatsapp e o emburrecimento das pessoas

Por Isaias Costa

whatsapp

Ultimamente eu tenho reparado em uma coisa que, em um primeiro momento, pode até parecer banal, mas se você ler esse texto até o fim, vai perceber que se trata de algo bem importante. Estou percebendo que o aplicativo whatsapp está crescendo de forma avassaladora, enquanto o facebook está pouco a pouco diminuindo o número de usuários e o tempo que se passa conectado nele.

Certo! O que há de tão importante a ser falado sobre essa constatação? Vou explicar. O facebook é uma rede social bastante interativa e simples. Eu gosto dele, de verdade, acesso-o diariamente. Essa rede social nos possibilita compartilhar ideias, textos, músicas, fotos, experiências, fazer anúncios, grupos de discussão, estudo etc etc. Se você souber utilizá-lo de maneira adequada, pode aprender muito, muito mesmo, como eu tenho feito, ao publicar meus textos e acompanhar páginas excelentes com conteúdos extremamente relevantes.

Porém, tem havido uma tendência, principalmente entre os adolescentes de 15 até os 20, 21, 22 anos, de passar a maior parte do tempo livre (e muitas vezes até o tempo dos estudos ou trabalho) no whatsapp. Não sou contra o whatsapp nem em ficar um tempo conectado nele, agora o que eu tenho percebido e constatado, é que o teor da maior parte das mensagens enviadas pelos usuários é pífio, ridículo e ignorante. São vídeos de pura comédia, ou como constato com mais frequência, vídeos de teor sexual e pornográfico, mostrando cenas e fotos das mais diversas possíveis, quase sempre com o objetivo de fazer rir. Eu vou ser bem sincero, não vejo graça nenhuma em compartilhar vídeos ridículos apenas para rir, para mim isso não passa de pura idiotice. Pode discordar de mim se quiser, eu não importo nem um pouco, falo como um dos meus maiores mentores, o grande empresário brasileiro Flávio Augusto: “Não gostou? Pede pra sair!”. Eu não escrevo neste blog pensando em ter milhares de leitores, nada disso! Escrevo aqui porque amo fazer isso e porque eu quero contribuir com e elevação do nível de consciência das pessoas. Se você não gostou deste texto ou do blog, pode parar a leitura e clicar no “dislike” do facebook…

Sabe o que eu penso? E até já comentei outras vezes? A cada dia, a nossa população está ficando mais burra e preguiçosa, o interesse pelo conhecimento e pela cultura está cada vez mais sendo colocado de lado. Estamos distraídos, apressados, pensando em consumir e consumir, e ficando mais infelizes por isso. As pessoas estão perdendo o prazer pelas leituras, dispensando aquelas que são extensas e que fazem pensar. Os grandes escritores estão se tornando artigos de museu e suas belas obras estão entregues às baratas pela grande massa. Se eu perguntar a um adolescente quem foi Schopenhauer, Wittgenstein, Gabriel García Márquez, José Saramago, Nietzsche, Bachelard, Aldous Huxley, Franz Kafka, Dale Carnegie, Leonardo Boff, Fritjof Capra, Napoleon Hill e tantos outros gênios da literatura, provavelmente vou ouvir como responda um “Âhh? O quê?”. Isso me deixa muito triste e ao mesmo tempo pensativo quanto ao futuro. Para onde caminha a nossa sociedade? Não quero ser pessimista, mas não estou com grandes esperanças quanto a evolução do nível intelectual. A realidade tem nos mostrado o contrário, e pode ter certeza que o bendito whatsapp tem relação com tudo o que estou dizendo aqui.

Precisamos nos espelhar nos grandes gênios da humanidade, conhecer um pouquinho de suas histórias de vida e tentar, pelo menos seguir algo de bom que eles tenham transmitido e ensinado. Quero lhe convidar hoje a sair do whatsapp e ler sobre quem são os autores que citei acima, ou ler algo sobre Albert Einstein, Isaac Newton, Galileu Galilei, Gauss, Nicolau Copérnico, Johannes Kepler, James Klerk Maxwell, Thomas Edison, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Victor Hugo, Santos Dumont etc. Esses grandes nomes estão ficando esquecidos e as nossas referências estão pouco a pouco sendo niveladas por baixo. Você sabia que ter grandes referências é o nosso maior catalisador para o sucesso? Quando nos espelhamos nos melhores, nos tornamos tão bons ou até melhores do que eles. Quais referências você quer pra você? Eu quero as que citei neste texto e muitas outras. Se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho um texto antigo do blog que explora esse tema.

As grandes referências

Quero concluir falando do filme que já citei algumas vezes no blog, chamado “Idiocracia”, o whatsapp é, em minha opinião, o começo da instalação da sociedade dominada pelos idiotas. Repare bem! As pessoas rindo das besteiras que são compartilhadas! Não sei pra você, mas para mim parece um bando de idiotas que não sabem escolher o que é melhor para si. Desculpe a minha franqueza, mas é assim que eu penso, fique à vontade para discordar de mim…

idiocracy

Você quer viver em uma sociedade dominada pelos idiotas? Se não! Recomendo que assista ao filme “Idiocracia”, e se tiver whatsapp, que pare de ficar compartilhando tanta besteira. Ahh! Só a título de informação! Eu não tenho whatsapp, e provavelmente nunca terei…

Anúncios

31 Comentários

Arquivado em Uncategorized

31 Respostas para “Whatsapp e o emburrecimento das pessoas

  1. Juliana

    Isso é a pura realidade, lembro que a um tempo atrás quando víamos as pessoas de cabeça baixa no ônibus, ou na fila de um banco, geralmente estavam lendo um livro, porém atualmente estão presas em seus próprios celulares, vendo um conteúdo que muitas vezes não contribui em nada com o aumento intelectual do ser humano.
    Uma das coisas que mais me deixa com raiva é quando estou diante de alguém para conversar e ela fica no whatsapp, da vontade de sair de lá ou gritar: “EI EU ESTOU AQUI”.Estamos perdendo a comunicação interpessoal, o olho no olho sabe?
    Hoje infelizmente até mesmo no meio acadêmico o vírus do whatsapp se espalhou, muitos não se concentram em aulas, palestras e até mesmo no trabalho. Sem contar que muitos não percebem o tempo precioso da vida que perdem, e isso é muito triste….

    • Com certeza Ju! A tecnologia em vez de favorecer o crescimento humano, está fazendo o contrário, está deixando as pessoas mais burras, trazendo solidão, infelicidade, doenças… Precisamos mudar isso, mas a decisão é absolutamente pessoal. Fica sempre aquela pergunta enigmática: Como será o futuro? Tenho que admitir que não tenho a menor ideia…

  2. Sirlene

    CONCORDO PLENAMENTE…infelizmente assim caminha a humanidade…

  3. Fico feliz por ter chegado aqui, encontrei esse post depois de refletir agora a pouco sobre as pessoas estarem se idiotizando através das mídias sociais mais populares como o Whatsapp. Eu pesquisei no Google sobre esse assunto e demorei pra encontrar poucos assuntos relacionados, motivo para termos certeza que estamos vivendo em uma idiocracia – infelizmente. Depois que eu assisti Idiocracia, há tempos atrás, eu nunca mais fui o mesmo, acho que é medo dos rumos que o nosso mundo está tomando. No mais, eu já excluí o meu perfil (“popular”) do facebook e só uso um “fake” para acompanhar as páginas e grupos de discussão, provavelmente este ano eu exclua a minha conta no “zapzap” também, pois já não aguento mais as pessoas me adicionarem em grupos para simplesmente falar, postar e ler: merdas.

    • Com certeza Felipe! Tô contigo nessa! No começo desse ano eu exclui do meu facebook mais de 200 pessoas e fiquei impressionado com a “limpeza” que se deu nas mensagens! Estava puto de ver tanta merda e fiz isso sem nem pensar muito, foi uma das melhores atitudes que eu tomei para começar o ano com tudo.
      Mas vamos fazendo a nossa parte em pensar de verdade, que aos poucos pode ser que a gente atinja uma, duas,três pessoas. E só de conseguir isso já valeu a pena todo o processo! Continue acompanhando os textos do blog! Grande abraço!!

  4. Sandro

    Concordo plenamente!!!…nossa sociedade esta passando dessa para pior. Infelizmente os grandes sábios e inventores a qual Deus levantou para nos ensinar estão sendo esquecidos. As cabeças estão voltadas para os celulares e não mais para bons livros….!

    Muito bom esse artigo, continuem assim!!!

  5. Parabéns pelos excelentes textos que você publica, muito bom passar um tempo aqui no seu blog porque sempre encontro textos agradáveis e úteis para a vida!!

  6. Sml

    Concordo plenamente ! Estava justamente comentando sobre isso ontem, porém eu tenho whatsapp e facebook, para mim ambos são ferramentas de comunicação e às vezes um canal de expressão das minhas opiniões, me ajuda a reafirmar meus valores na esfera virtual. Tu deu exemplo de escritores e várias épocas, realmente, pensando sobre o que observo constato que mesmo pessoas ditas “cultas” e interessadas em se desenvolver não conhecem esses autores, assim como não tem conhecimentos gerais que permitam melhorar seu entendimento do mundo que as cercam. Por outro lado, e agora extrapolando o assunto do post, muito conhecimento geral (ser excessivamente generalista) pode prejudicar a vida de uma pessoa.

    • Você tem razão Sml. Não devemos buscar o conhecimento pelo conhecimento. Devemos buscá-lo para sermos transformadores nesta sociedade tão carente de humanidade. A minha crítica não é em ter ou não whatsapp, é a forma de utilizá-lo. Infelizmente, constato que são poucos, pouquíssimos que o utilizam como forma de comunicação efetiva e para manter contatos com amigos. Quase sempre é só para futilidades. Mas acredito que dentro de um futuro próximo mais e mais pessoas tomarão consciência da importância de elevar o pensamento e acima de tudo, o jeito de ser…

  7. Leandro-LMQ

    parabéns pela postagem.!!!!

  8. Sônia Leffa

    Concordo plenamente com vc!! Assisti Idiocracia tb e sempre pensei o mesmo: que estamos indo rumo a um futuro de idiotas. Atualmente é difícil ter uma conversa agradável com alguém sem ouvir a frase “O que é isso?” pelo menos 3 vezes. Atualmente optei por me calar, pois é uma luta quase solitária, onde vc sempre é visto como arrogante. É lamentável.

    • Realmente isso é muito triste Sônia, mas sua postura com certeza é a mais adequada. As pessoas idiotas têm essa nobre possibilidade de nos ensinar o poder do silêncio. O silêncio sempre é a melhor resposta para os idiotas.
      Enquanto eles ficam perdendo o precioso tempo deles com futilidades, nós podemos aproveitar o nosso e fazermos o nosso melhor, tentando conscientizar pelo menos aqueles que se dão alguma abertura para mudanças. Isso já é muito, pode ter certeza disso.
      Grande abraço! Muito sucesso pra ti!

  9. Assim como em tudo há sempre dois lados: o bom e o mal,vai crescer aquele que for alimentado!
    Infelizmente andam a alimentar demais o lado errado!

  10. Lúcia

    Isaias, tudo o que você mencionou é a mais pura verdade!
    Que coisa ridícula!
    Esses vídeos idiotas,ganhando esse espaço na Net dessa maneira!!!
    Olha, tem vídeos que é de uma mediocridade! E, o pior é que os jovens dão moral a tanto absurdo.
    Muito bom e oportuno seu texto.

  11. Andréia

    Gostei muito do que você escreveu, me deu até um alívio, graças a Deus, não estou sozinha.Parabéns!

    • Pode ter certeza de que não está Andréia, tem muita gente que não curte o Whatsapp e que em vez de perder tempo com ele busca preenchê-lo com coisas que promovam mais consciência. Tenho certeza que você é uma dessas pessoas com essa mesma motivação, por isso está aqui! Esse texto não apareceu pra você por acaso, é porque você também está internamente com a mesma motivação que eu. Por isso, também te dou meus parabéns! Sigamos juntos crescendo em consciência e amor…
      Grande abraço!

  12. Sara

    Me sinto sozinha, diferente e triste….muito triste por fazer parte de uma minoria de pessoas que enxergam o perigo desse aplicativo. Um vício que escraviza e emburrece! E infelizmente nós somos vistos como antissociais e até chatos. Eu lamento tanto…

  13. Dancoxo

    As pessoas não podem ter um pouco de distração? E por que todos nós deveríamos conhecer essas pessoas que você citou? Pra sermos “inteligentes” precisamos gostar de Kafka, Schopenhauer, etc? Isso contradiz o seu próprio post sobre pessoas medíocres.

    O Whatsapp é muito útil se bem usado sim. Já vi pessoas falando sobre o Facebook a mesma coisa que você falou sobre o Whatsapp. Mas a verdade é que você precisa saber usar. Ao criar um Whatsapp você não é bombardeado com vídeos de comédia burra, você fala com quem quer sobre o que quer. Você abre os vídeos que quiser.

  14. joseana

    Eu estava procurando textos na internet para tentar entender porque não consigo achar normal tanta bobagem e pornografia compartilhada indiscriminadamente. Me senti melhor por ler que existem pessoas que compartilham da mesma opinião, mas estou triste por ver muitas pessoas retrocedendo com esse aplicativo. Lamento tanto também…

    • Entendo Joseana. Essa situação do whatsapp é bem preocupante, principalmente com relação ao compartilhamento de idiotices. Mas saiba com absoluta certeza que existem muitas pessoas que não compartilham dessa pequenez. Se você de alguma forma chegou até esse blog já prova isso. Ele só é acessado por pessoas que buscam o autoconhecimento e o crescimento humano. Portanto, seja bem vinda e volte sempre! Tem um montão de textos que tenho certeza que você vai gostar de ler.
      Grande abraço!

  15. finalmente encontrei um post que tenha mesma linha de pensamento que eu sigo, sinceramente a população está muito idiota, parem e pense comigo: por que dar os lutos no perfil de quem morreu?, por que publicar frases copiadas da internet ou postar uma foto com uma frase “meu corpo minhas regras”, por que dar parabéns em um grupo de whatsapp (ironicamente chamam whatizap até o português está morrendo) para uma pessoa que não faz parte? e o pior de todos cadê a conversas intelectuais que haviam antes?.
    Hoje só falam o que a pessoa postou no facebook ou no whats app, não discutem mais nada de interessante.

    • Exatamente Nando. E meu amigo! Você nem faz ideia do quanto as pessoas me cobram que faça também um whatsapp, mas sabendo como ele é, reluto sempre, não conseguiria me habituar com a superficialidade contida em quase tudo neste aplicativo.
      Busquemos fazer a nossa parte sendo diferente e levando mais consciência por onde formos, que assim já estaremos fazendo muito mesmo! Grande abraço!

  16. José

    Parabéns. Muito bom texto e ótima lição. Pena é que a maioria desses usuários viciados em whatsapp besteirol não leem se quer um texto igual ao seu. Ainda mais os nomes de grandes escritores citados.

  17. Olá.sinceramente o whatsapp pode ser útil,mais a grande maioria das pessoas não conseguem se controlar.E outra,se temos o SMS para uma mensagem tipo me liga,ou coisas básicas para que ficar no mundo do zap.Ficar online o tempo todo.Não conseguir por exemplo num passeio curtir o que está fazendo pois está preocupado com o que irá postar no Facebook.Não sei se estou velho,faço 52 anos domingo,mas na boa,não vejo muito utilidade em ambos.Prefiro o Twitter que me deixa bem informado de tudo e pelo menos para mim não é viciante.Em Janeiro fui em Penedo,meu filho ao invés de curtir o passeio se preocupava toda a hora em enviar fotos via zap do que estava fazendo para com isso não?
    eu coloquei as fotos depois no Flirk e vejo com quem eu quero e onde eu quero.Vou voltar a ler mais,e me desconectar sim geral.

  18. alessandro

    As pessoas estão fazendo vídeos de morte violência maltratando os animais só pra se amostrar isso tem qui acabar logo e também acabar celulares com câmeras

    • A gente não precisa tomar atitudes extremas meu amigo. O que as pessoas precisam é desenvolver a CONSCIÊNCIA para terem discernimento das coisas e assim respeitarem a vida, os animais, as plantas e todo o planeta. Sei que parece utopia pensar que isso seja possível, mas eu acredito que sim. Cada um de nós fazendo a nossa parte pode contribuir para que esse novo mundo seja construído! Como diria Jesus: “Esteja no mundo sem ser do mundo”. Ou seja, o problema maior não é o whatsapp ou bater fotos e fazer vídeos, mas a inconsciência. Grande abraço!

  19. Adenevaldo Rodrigues de Souza

    ADENEVALDO RODRIGUES: Nossa como foi bom ter encontrado esse blog com esse texto maravilhoso. Os depoimentos aqui são de uma felicidade total. O italiano Umberto Eco um dos maiores nomes da literatura mundial, falecido em 19 de Fev. deste ano (2016), ficava incomodado ao a perceber a possibilidade de um imbecil das redes sociais dividir espaços com um premio nobel. Uberto com “U”, dizia que as redes sociais é o mundo do imbecis. Sinceramente agora estou mais a vontade, sou acadêmico de Direito (10º Período), e minha monografia fala um pouco sobre esse assunto. Sei que não estou sozinho, que tem muita gente que pensa como eu. Obrigado e parabéns pelo Blog.

    • É isso aí meu amigo! Tem muita gente que não consegue se adaptar com tanta idiotice da atualidade. Fiquei curioso sobre a sua monografia. Se não for pedir demais de você, seria possível você compartilhar em PDF a sua monografia para eu dar uma lida? Deve ser bem interessante a temática dela.
      O e-mail do blog é esse aqui: paralemdoagora@gmail.com
      Grane abraço e sucesso nessa reta final do seu curso!

      • Adenevaldo Rodrigues de Souza

        Sem problema, só preciso pegar autorização da faculdade, minha defesa será dia 09/12/16, te envio em seguida…

  20. bianca

    Ganhei meu dia lendo isso aqui, obrigada.
    Vc acredita que fui taxada de moralista e anti-social por umas amigas bem próximas quando saí do grupo? Eu é que me indignei com a atitude delas!!! Para uma coisa essas redes sociais estão servindo: reavaliar as amizades, nunca é tarde para se decepcionar.
    Juro que está valendo para conhecer melhor as pessoas pelo o que postam. Muita gente egocêntrica, fútil e problemática que se revelam pelo nível das postagens!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s