Deixar tudo pra última hora

Por Isaias Costa

procrastinacao

Hoje eu vou falar sobre um tema de enorme importância e todos sabem muito bem dela, mas muitos não conseguem melhorar, a PRODUTIVIDADE. O título deste post é bem chamativo, porque sei que a grande maioria das pessoas faz exatamente como está nele: DEIXAM TUDO PRA ÚLTIMA HORA. Eu não me excluo desta lista! Muitas vezes também deixo tudo pra última hora.

Você sabia que existe uma lei que explica isso? Fiquei impressionado quando conheci! Chama-se LEI DE PARKINSON. Trata-se de uma lei publicada por Cyril Northcote Parkinson em 1955, em uma revista chamada The Economist. O que é a lei de Parkinson? Ela tem o seguinte enunciado: “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Bem simples e direta não é? Esta lei também recebe vários outros nomes como: enrolar, empurrar com a barriga, fazer nas coxas etc. Mas também tem um nome chique pra isso e talvez seja um termo novo pra você: PROCRASTINAÇÃO. Acha feia essa palavra? Procrastinação é deixar tudo aquilo que é importante pra depois e ficar concentrado em coisas fúteis. O resultado da procrastinação você já sabe qual é! Trabalho mal feito, estresse, reclamações do chefe, baixo rendimento, e quando a coisa é feia pode vir até o bendito “FIRED”, que é ser demitido.

Mas qual o meu objetivo ao dizer tudo isso? O que quero dizer é que existem formas de evitar que isso ocorra, e formas das mais variadas possíveis. Não posso nem contabilizar, são milhares de formas. Vou citar apenas algumas e espero que lhe ajude.

1) Ter uma agenda, na qual você possa escrever todas as suas atividades do dia, da semana, ou até mesmo do mês. Não escrevo em agenda, mas garanto que pode funcionar para muitas pessoas terem uma melhor produtividade;

2) Ser mais metódico nas atividades diárias. Como o próprio nome diz, isso serve para as pessoas mais metódicas. É você estabelecer bem as horas do dia para cada tarefa, de modo a fazer o máximo possível dentro das possibilidades pessoais;

3) Utilizar de alguma ferramenta ou meio que lhe incentive a trabalhar de forma mais concentrada. Essa é muito importante! Por exemplo, se você só consegue estudar bem se for com música nos ouvidos, perfeito. Pegue seu fone de ouvido e ouça sua música! Se isso faz de você alguém mais produtivo, vá em frente! Utilize essa ferramenta! Ou se você é alguém que só consegue estudar se for dentro de uma biblioteca, totalmente isolado do mundo, maravilha! Faça isso! Fique isolado e aprenda bem os conteúdos. Ou se você é alguém que só consegue estudar se for em grupo, beleza! Crie um grupo de estudo com pessoas responsáveis, veja bem, RESPONSÁVEIS, pessoas que sejam como você, que querem aprender, mas só conseguem se for em grupo. Está vendo? Não tem fórmula nem mágica, apenas a melhor forma de você ser produtivo;

4) Fazer alguma atividade física! Isso eu faço sempre e me ajuda demais. Adoro correr ou fazer exercícios. Depois que termino e volto encharcado de suor pra casa, tomo um banho e tudo que faço fica melhor, consigo me concentrar de forma impressionante. Pratique algo que goste e lhe dê prazer!

5) Criação de mapas mentais. Essa é pra quem trabalha com algo mais voltado para publicidade, jornalismo, arquitetura, empreendedorismo, economia etc. Os mapas mentais são formas de estruturar suas tarefas de forma concisa e prática. Dessa forma fica tudo muito mais fácil para você e para todos que trabalham junto com você. Seu chefe ou patrão vai lhe elogiar pela organização e objetividade, e com certeza sua situação no emprego estará sempre bem, você poderá, quem sabe, até subir de cargo com estes mapas. São realmente muito bacanas. Se você gostou desse método recomendo fortemente ler esse link aqui em baixo. Nele, o autor (Seiti Arata) dá várias dicas de como criar um mapa mental. Confira…

Como fazer mapas mentais?

Existem milhares de outras formas e conteúdos para melhorar a produtividade. Quer uma dica legal? Pesquise na internet! Lá está repleto de conteúdos sobre isso. Seja curioso, escreva algumas das palavras que escrevi neste post. Tenho certeza que você vai se surpreender com o que vai encontrar. O Google é muito inteligente! Explore-o com vontade. Ele adora ser explorado. Depois veja o que vai acontecer na sua vida. Vamos deixar a lei de Parkinson apenas como uma teoria e melhorar a nossa produtividade verdadeiramente…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s