Lições de vida de uma senhora de 103 anos

Por Isaias Costa

fotoseducagestao3

Eu assisti a um vídeo que me levou a refletir bastante sobre coisas simples da vida, mas que muitas vezes não damos o devido valor. Era o vídeo de uma senhora de 103 anos que estava aprendendo a ler com o objetivo de aprender algo de bom no tempo ocioso e, principalmente, para ler a bíblia. O link do vídeo está logo abaixo.

Eu tenho uma profunda admiração pelas pessoas idosas, porque quase todas possuem lições de uma vida inteira para passar às pessoas. Quando estou ao lado de idosos, fico em silêncio, prestando atenção em tudo o que eles dizem e absorvendo o que de melhor eles têm pra me dizer. Lembro sempre com muito carinho da minha avó, que me ensinou virtudes e sabedorias que carregarei comigo para sempre. Uma das sabedorias que ela me ensinou foi que, onde existem pessoas unidas e que se amam, nunca falta nada, por mais que as condições financeiras não favoreçam… Até hoje me impressiono com isso, pois vivi na pele essa realidade. Minha família sempre foi muito pobre financeiramente, mas sempre teve o ESSENCIAL, que é o amor, o companheirismo, a amizade, o respeito, a gratidão. Com tudo isso, não faltava as coisas materiais, pois as adquiríamos através do nosso esforço pessoal no trabalho, e através de muitas ofertas carinhosas e generosas dos nossos familiares. Lembro que quase todas as minhas roupas na infância eram doadas dos amigos e amigas da minha mãe, tios, tias etc.

Adorei as palavras da senhora de 90 anos quando perguntada sobre “O que ela, nos seus 90 anos, ensinaria para as pessoas”. E ela respondeu com convicção: “Amar à Deus e amar ao próximo…”. Nessas poucas palavras ela resumiu toda a sua vida de alegria e vitórias. Eu acho incrível como existem milhões de pessoas que passam a vida inteira amarguradas e infelizes, sem conseguir aprender essas coisas simples e que mudam para sempre a nossa vida. Ela ensinou nesse vídeo um dos caminhos para a felicidade, que em minha opinião, é o maior, pois tem como fundamento o maior de todos os sentimentos, o AMOR. O objetivo da nossa vida é aprender a amar e ser amados, tudo o mais vem como complemento. Não é à toa que o mestre dos mestres Jesus Cristo nos disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será acrescentado”. Isso é uma outra forma de dizer: “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Essa justiça que Jesus fala é o amor a Deus e aos irmãos.

Nesse vídeo a senhora conta o seu segredo para uma longevidade feliz e saudável, a AMIZADE. Quanto mais nutrimos boas amizades na vida, mas nos sentimos completos e realizados, e quando nos sentimos assim, conquistamos o equilíbrio das emoções, e conquistando o equilíbrio das emoções vem também uma boa saúde e uma maior satisfação com a vida. Busque verdadeiros amigos e valorize-os, pois eles são um tesouro inestimável.

https://paralemdoagora.wordpress.com/2014/01/16/a-base-das-amizades/

É impressionante também a sua lição de persistência e perseverança. É muito fácil estar na idade dela e dar mil e uma desculpas para não estudar, como: “Estou muito velho para aprender isso”, “Estou perto de morrer”, “Não tenho mais uma boa visão”, “Minha memória é péssima”, “O que vão achar de uma estudante de mais de 100 anos?”… Desculpas sempre vão existir, mas ela superou tudo e encarou o desafio de aprender a ler. Tem um detalhe interessante que vale ser ressaltado, ela tinha um grande objetivo, tinha uma meta extremamente motivadora para a sua realização, ler a bíblia, que para ela era de uma importância totalmente fora do comum, estava ligada aos seus valores humanos mais importantes. Com esse objetivo em mente, só restou a ela a certeza da vitória. Tantas pessoas bem jovens já perderam a esperança na vida… Falo com bem sinceridade, através do que já consegui aprender, precisamos ter um objetivo grande, algo que carregue os nossos maiores valores humanos. Quando estamos com esse foco nas nossas habilidades, tudo conspira ao nosso favor e à nossa realização pessoal, dando sentido e esperança à nossa vida.

Essa foi apenas uma breve reflexão dos muitos ensinamentos que essa linda senhora tem a nos passar nesse vídeo. Com certeza há muito mais a ser falado sobre ele. Se quiser contar algo de sua própria experiência ou de alguém que você conhece, fique à vontade para comentar! Tenho certeza que cada ser humano tem belas histórias e magníficas lições para contar e que podem transmitir bons ensinamentos, como fez a querida Ana da Cruz

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

