A arte da dúvida

Por Isaias Costa

tumblr_ll0iaqDypP1qfxmszo1_500

Outro dia eu li um texto simplesmente incrível do místico oriental Osho e vou fazer uma pequena reflexão sobre ele:

Houve certa vez, numa cidadezinha, um homem acusado por toda a população de ser o maior idiota que já existiu. Obviamente ele tinha uma vida difícil. Não importava o que dissesse, as pessoas sempre começavam a rir – mesmo que ele estivesse dizendo uma coisa bela e verdadeira.

Mas como ele era conhecido por ser um idiota, um tolo, as pessoas achavam que qualquer coisa que fizesse e dissesse só poderia ser uma estupidez. Ele podia estar citando sábios, mas ainda assim as pessoas riam dele.

Ele procurou um velho sábio e disse que estava pensando em cometer suicídio, pois não suportava mais viver. “Essa acusação constante é demais para mim – não posso mais suportar! Ou você me ajuda a encontrar uma saída ou vou me matar.”

O velho sábio deu risada. E disse: “Isso não é problema, não se preocupe. Faça apenas uma coisa: comece a dizer não para tudo; depois volte a me procurar daqui a uma semana. Comece a questionar o que quer que seja. Se alguém disser: ‘Olhe, o pôr-do-sol, que beleza!’, pergunte no mesmo instante: ‘Onde está a beleza? Não vejo nada – prove que há beleza! O que é a beleza? Não existe beleza neste mundo. Isso é pura bobagem!’ Insista nas provas, diga: ´Prove onde está a beleza. Deixe-me vê-la, deixe-me tocá-la. Dê uma definição’. Se alguém disser: ‘A música é extasiante!’, pergunte sem pensar duas vezes, ‘O que é êxtase? O que é música? Defina esses termos com clareza. Não acredito em nenhum êxtase, é tudo uma tolice, tudo ilusão. E a música nada mais é do que o barulho’”.

“Faça isso todos os dias e, depois de uma semana, me procure. Seja negativo, faça perguntas que ninguém pode responder: ‘O que é a beleza, o que é o amor, o que é o êxtase?’ O que é a vida, o que é a morte, o que é Deus’”.

Depois de sete dias o homem tolo voltou a procurar o sábio, e foi seguido por muitas pessoas. Ele estava muito bem trajado e tinha uma guirlanda na cabeça.

O sábio perguntou: “O que aconteceu?”

E o tolo respondeu: “Foi mágico! Agora a cidade inteira acha que eu sou o homem mais sábio do mundo. Todo mundo acha que eu sou um grande filósofo, um grande pensador. As pessoas se calam diante de mim, sentem medo. Na minha presença, reina o silêncio, pois seja lá o que digam, eu transformo numa pergunta e me torno absolutamente negativo. O seu truque funcionou!”

O sábio perguntou: “Quem são essas pessoas que estão seguindo você?”

Ele disse: “São os meus discípulos – eles querem aprender comigo o que é sabedoria!”
É assim que as coisas são. A mente vive no não, ela só diz não; o seu combustível é dizer não para tudo. A mente é basicamente ateísta, negativa. Não existe mente positiva.

Osho

Esse texto fala sobre a nossa mente, que quase sempre se volta para aquilo que é negativo. Por causa desta tendência, deixamos de cultivar a sabedoria, que se desenvolve através do silêncio e da arte da dúvida. É impossível se tornar sábio sem ser questionador. Eu sempre gostei de questionar as coisas, não gosto de simplesmente engolir “goela abaixo” tudo o que os outros me impõem. Acho isso fundamental, pois me ajuda a discernir melhor as coisas, a tomar melhores decisões e saber o que é melhor para mim.

O rapaz da história se tornou o homem mais sábio da cidade porque se tornou questionador, e ninguém estava habituado a questionamentos. Ele vivia no meio de um bando de medíocres, que pensavam ser mais do que realmente eram. O fato dele levar questionamentos por onde passava fez com que ele se tornasse sábio. A sabedoria e a arte da dúvida andam de mãos dadas. Quero aproveitar a oportunidade para citar um dos livros mais incríveis que li em toda a minha vida, que se chama “O futuro da humanidade”, do psiquiatra Augusto Cury. Neste livro, ele disserta a respeito da arte da dúvida de forma instigante e provocativa. É impossível tratar deste assunto em poucas linhas. Procure esse livro! Ele é facílimo de conseguir o pdf ou comprar em livrarias. Eu fiz uma pequena sinopse deste livro, abordando as mensagens que mais foram importantes para mim. Você pode lê-lo clicando no link logo abaixo…

O futuro da humanidade

O Osho ensina de forma magnífica o que é a sabedoria e como adquiri-la. Vou deixar também um link de outro texto que fiz uma reflexão a partir de suas palavras, diferenciando sabedoria de conhecimento. Segue o link com o texto.

sabedoria e conhecimento

E para concluir, compartilho uma belíssima frase do mestre Rubem Alves para que você continue filosofando sobre esse tema tão instigante, além de um texto que escrevi me baseando em uma das músicas mais geniais do Raul Seixas, chamada “Aquela Coisa”. Questione-se…

“Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.”

Rubem Alves

Aquela coisa

  • Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s