A importância do perdão

Por Isaias Costa

perdao99

Li um pequeno texto de autoria da professora e escritora Sonia Weil que me fez refletir bastante sobre a importância do perdão.

“O perdão é uma forma de voltar a estar inteiro. Ao perdoar o outro, abrimos mão de toda expectativa lançada sobre ele e com isso trazemos de volta toda a nossa energia que com ele estava – seja sob a forma de amor, mágoa, raiva ou desejo de vingança. Ao liberar o outro, nos libertamos também.

Da mesma forma, ao resolvermos internamente alguma situação do passado – aceitando as coisas da forma como aconteceram, mesmo que não tenha sido da maneira como esperávamos – recebemos de volta a energia lá investida e que até aí estava paralisada.

Ao fazer isso, fecha-se a brecha, e nos tornamos mais completos novamente. O que o outro faz não nos afeta mais. O que aconteceu é passado. Nos tornamos mais atentos ao presente. E, principalmente, mais disponíveis para a vida.”

Sonia Weil

Estas são palavras simples, mas de uma profundidade incrível. O perdão é uma tomada de decisão que eleva exponencialmente a nossa qualidade de vida. Quanto mais nos abrimos para a graça do perdão, mais harmoniosos e equilibrados nos tornamos. Trata-se de um dos mais difíceis processos de autoconhecimento, pois o perdão envolve muitos sentimentos: amor, raiva, ódio, vingança, medos, traumas, ressentimentos, inveja etc. Para cada pessoa o sentimento é diferente, por isso a dificuldade em perdoar.

Gostei muito da abordagem desta professora, porque ela trata do que muitos não levam em consideração, a ENERGIA emanada do nosso interior. Quando não perdoamos, acumulamos em nossa interior uma energia negativa imensa e que mais cedo ou mais tarde, se não canalizada gerará em nós doenças das mais diversas possíveis, entre elas as conhecidas AUTOIMUNES, que são geradas pelo desequilíbrio das emoções e os médicos têm muita dificuldade de explicar a origem através da ciência, exatamente porque a ciência evita falar sobre causas emocionais para doenças, pois isso foge da interpretação científica e passa para a interpretação psicológica.

Se você preza pela saúde completa (corpo, alma e espírito), precisa buscar o AUTOCONHECIMENTO para ajudar no processo de limpeza das emoções destrutivas como o ódio, rancor, vingança… Quando estamos dominados por esses sentimentos, bloqueamos nosso crescimento em todas as esferas da vida, principalmente os relacionamentos como um todo. Passamos a não depositar nosso amor, nosso carinho, nossa afeição, como antes. Isso acontece porque a nossa energia está acumulada, e essa energia acumulada gera todo o desequilíbrio e as doenças que citei anteriormente.

Quando perdoamos, liberamos estas energias e passamos a emanar uma energia bem mais positiva e equilibrada, e isso se reflete em tudo. Desde os relacionamentos até o trabalho, a satisfação com a vida etc.

Quero falar uma coisa muito interessante e que nem todos entendem. O nosso lado criativo. Quando aprendemos a perdoar e buscar este equilíbrio das emoções, a nossa energia passa a ser TRANSBORDANTE, e ela nos torna mais CRIATIVOS e VIVOS. Recentemente compartilhei um texto do místico oriental Osho absolutamente incrível que fala sobre isso de maneira muito clara e simples. Tomo a mim mesmo como exemplo, estou buscando cada vez mais perdoar e equilibrar as minhas emoções, e isso se reflete em tudo na minha vida, inclusive na criatividade. Tenho certeza que não escreveria com tanta frequência se não buscasse o perdão. Pense sobre isso…

Energia transbordante

Quero concluir deixando uma excelente sugestão de filme. O filme “As mil palavras”, com o Eddy Murphy. Ele mostra de uma maneira bem interessante tudo o que falei neste texto. A principal mensagem desse filme é sobre o PERDÃO, mas ele também fala sobre várias outras coisas, como a VIVÊNCIA DO HOJE, a importância do SILÊNCIO, a valorização da FAMÍLIA, não colocar o trabalho como principal prioridade… Vale muito a pena assistir esse filme.

20124078.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Portanto, aprendamos cada vez mais sobre a importância do PERDÃO, para assim liberarmos nossas energias do passado e conquistarmos uma qualidade de vida muito superior…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s