Televisão: A domesticadora dos pobres

Por Isaias Costa

tvisao

É com grande alegria que compartilho um excelente artigo do empresário Marcos Rezende falando sobre a televisão e o quanto ela nos torna pobres no mais profundo da palavra. Eu concordo em absolutamente todos os pontos que ele tocou neste texto e espero que ele lhe leve a uma boa reflexão e a trocar a bendita TV por atividades mais prazerosas, como ler um bom livro, assistir a um bom filme, estar com os amigos, fazer uma atividade física, caminhar, namorar, passear com o cachorro etc. etc. A meu ver, há uma infinidade de coisas melhores do que ficar diante da TV e quem sabe hoje você se certifique disso e mude de postura…

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Televisão: por que sua família está cada vez mais pobre com ela- Por Marcos Rezende

Sabia que 67% dos ricos assistem a uma hora ou menos de televisão por dia contra 23% dos pobres?

Que apenas 6% dos ricos assistem a reality shows contra 78% dos pobres?

E que 70% dos ricos consomem menos de 300 calorias de fast-food e bobagens por dia enquanto 97% dos pobres consomem mais de 300 calorias por dia deste tipo de alimentação?

Saber desses fatos é alarmante.

Principalmente quando vivemos em uma sociedade onde a busca pela riqueza é algo “prioritário” para a maioria, mas conquistado por poucos (muito poucos).

Provavelmente você está lendo este artigo porque tem interesse em ficar rico ou mais rico, mas principalmente tem o interesse de saber como a televisão contribui com a tomada da maioria das suas decisões de compra.

Se você parar um instante para analisar o que um ser humano realmente precisa, perceberá em poucos minutos que nós precisamos apenas de saneamento básico, água potável, comida, roupas e abrigo. Só.

O problema é que esse “Só” é ruim para a economia e para o progresso tecnológico da humanidade.

A maioria das nossas decisões de compra não está baseada na satisfação das nossas necessidades mais básicas, mas no desejo de satisfazer nossas vontades, geralmente fundamentadas no senso comum do meio onde vivemos.

“Há apenas um tipo de comunidade que pensa mais em dinheiro do que os ricos: os pobres.” ~ Oscar Wilde

O que é pobreza?

Não existe melhor conceito de pobreza que o seguinte:

“Pobre é quem compra o que não precisa, com o dinheiro que não tem, para impressionar pessoas que não conhece, a fim de tentar ser uma pessoa que não é.”

Pobre é aquele que se perde do seu próprio caminho porque tenta parecer aquilo que não é. Sua autoestima é definida pela avaliação que os outros fazem dele e por isso suas decisões de compra e de investimento são, na maioria das vezes, baseadas na satisfação dos seus desejos mais imediatos, mesmo que isto comprometa o seu futuro.

Você deve conhecer alguém que apesar de morar em uma casa mal acabada possui roupas, eletrônicos e eletrodomésticos caros. Assim como também deve conhecer alguém que mora em uma casa linda, mas que vive pendurado no cartão de crédito ou devendo uma conta de água, luz ou condomínio.

Riqueza está mais para um conceito de harmonia em se comprometer com aquilo que pode pagar do que com o acúmulo de riqueza em si.

Conheci e conheço muitas pessoas que não ganham rios de dinheiro todos os meses, mas que vivem bem e felizes consumindo menos do que ganham, enquanto também conheço pessoas que vivem mal e amarguradas porque consomem mais do que ganham todos os meses. São as famosas pagadoras de contas.

Se de um lado temos pessoas que sabem até onde suas mãos alcançam, de outro vemos pessoas com a necessidade de demonstrar mesmo que temporariamente que podem alcançar mais do que a realidade lhes permite.

“Nada agrava mais a pobreza, que a mania de querer parecer rico.” ~ Marquês de Maricá

A importância dos pobres para a economia

Segundo dados de agosto de 2013 da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o Brasil pode ser divido nos seguintes grupos de renda:

* Extremamente pobres, com renda familiar de até R$ 324
* Pobres, mas não extremamente pobres, com renda familiar de até R$ 648
* Vulnerável, com renda familiar até R$ 1.164
* Baixa classe média, com renda familiar até R$ 1.764
* Média classe média, com renda familiar até R$ 2.564
* Alta classe média, com renda familiar até R$ 4.076
* Baixa classe alta, com renda familiar até Até R$ 9.920
* Alta classe alta, com renda acima de R$ 9.920

O extremamente pobre, o pobre e o vulnerável não têm grande importância para a economia porque suas atenções estão totalmente voltadas para a satisfação das suas necessidades mais básicas.

Eles precisam de água, comida, roupa e abrigo e não tem tempo e tampouco dinheiro para consumir algo que desejem fora deste escopo principal, apesar de sentirem inclinação para isto na medida que cultivam o desejo pelos bens daqueles que estão nos grupos sociais logo acima deles.

Quem sustenta mesmo a sociedade é a classe média.

Não querendo regredir na escala social para os grupos de onde conseguiu sair, a classe média busca se manter na posição que conquistou, escalando, mesmo que virtualmente, seu padrão de vida para o dos grupos sociais acima através de um artifício econômico chamado empréstimo.

É através do empréstimo que o pobre da classe média consegue obter no presente aquilo que só seria possível obter no futuro, mesmo que isso venha a corroer com juros seus rendimentos. Afinal, é melhor parecer que tem do que mostrar aquilo que pode ter. É aí que a mágica da televisão acontece.

“A televisão matou a janela.” ~ Nelson Rodrigues

Entendendo o modelo de negócios da televisão

A televisão vive do dinheiro pago pelos anunciantes para divulgarem seus produtos para o maior número de pessoas. Baseado no grau de sucesso de um anúncio em determinada programação, o anunciante volta a comprar espaço para anunciar e a televisão mantém sua grade de programação no ar.

Logo, a televisão trabalha principalmente para entregar resultados para seus anunciantes. Assim, o canal de televisão que tenha a grade de programação que leve mais resultado para seus anunciantes, vence a concorrência com os outros canais.

Como a melhor propaganda não deve ser reconhecida como propaganda, os canais de televisão criam uma programação que entretém o telespectador para deixá-lo mais suscetível a absorver o anúncio de uma determinada marca. Dando, dessa forma, melhores resultados para seus anunciantes.

A televisão não está preocupada com o telespectador. Seu foco é na audiência e no resultado que gera para seus anunciantes.

Tanto, que no último dia 23 foram anunciadas mudanças na programação do Caldeirão (Rede Globo) pelo apresentador Luciano Huck porque o programa teve queda de audiência. Luciano, que também é garoto propaganda das marcas Coca-Cola, Pfizer, P&G, Itaú e Tim, se viu obrigado a realizar mudanças porque justamente não estava levando os melhores resultados para seus anunciantes.

Nada de errado nisso. Faz parte do business dos caras.

O importante dessa história, é você notar que a mudança na programação não ocorreu por causa de uma pesquisa de opinião com o público, mas por causa de uma perda na performance do programa para com seus anunciantes.

“As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro.” ~ Steve Jobs

Televisão: domesticadora de pobres

A situação só piora quando ligamos o tema da televisão com a educação dos nossos filhos.

O cérebro da criança precisa do sono para assimilar o aprendizado e se durante o dia, houve o estímulo da televisão com suas cores, informações, sons, imagens e mensagens muito fortes, o cérebro da criança vai usar a noite para assimilar isto, não o aprendizado da escola.

Assimilando o que passa na televisão, nossos filhos estarão sendo domesticados a compreender o mundo através dos valores divulgados para a massa, pois como já falamos, o modelo de negócios da televisão consiste em divulgar uma mensagem para o maior número de pessoas da mesma forma.

Se os nossos filhos estão recebendo a mesma mensagem que várias outras crianças criadas de formas diferentes da qual criamos nossos filhos, que mensagem você acredita que eles estão recebendo? Provavelmente uma mensagem que os deixem mais inclinados a consumir já que este é o ofício da televisão.

Até mesmo dentro dos filmes são enviadas mensagens subliminares de consumo. Basta você parar por um instante para observar um filme ou qualquer outra programação “infantil” que o seu filho esteja assistindo, para verificar que nas entrelinhas ou nos comerciais alguma coisa o está treinando para o consumo.

Como se libertar?

Assim como eu trouxe dados estatísticas no início do artigo para comprovar a minha tese de que a televisão contribui para a manutenção da pobreza de um modo geral, quero lhe alertar que mais de 85% dos milionários chegaram lá por conta própria.

A maioria dos milionários não nasceu em berço de ouro e tampouco teve pais que tivessem uma mentalidade rica.

Um exemplo bem atual disso é o do Flávio Augusto, fundador da escola de idiomas WiseUp vendida ano passado para o grupo Abril e recém-proprietário de um time de futebol nos Estados Unidos, o Orlando City Soccer.

Flávio viveu sua infância e juventude em um bairro classe média baixa da periferia do Rio de Janeiro, onde enfrentou toda a sorte de dificuldades para conseguir construir seu atual império.

Tenho certeza que Flávio utilizou a maior parte do seu tempo para empreender e ter experiências à frente dos seus negócio, dedicando muito pouco do seu tempo em frente à televisão.

Já fazem alguns anos que a televisão daqui de casa vive desligada e que a operadora de telefonia se surpreende sempre que negamos sua oferta de um pacote combo de televisão, internet e telefone. O horário que antes seria investido em frente à telinha, passou a ser dedicado as coisas comuns da vida como fazer as refeições em família, conversar, ler livro ou simplesmente não fazer nada.

O tempo é o ativo mais precioso que temos em nossas vidas. Pereba que apesar de podermos vendê-lo, nunca podemos comprá-lo de volta.

Se existe algo que torna todos os seres humanos iguais, este algo é o tempo. O que define o tipo de vida que nós teremos no futuro é o que fazemos com o nosso tempo no presente.

Saber investir esse tempo em coisas realmente úteis para o nosso crescimento é tarefa primordial para o melhor desenvolvimento humano. Pois ocupando-nos com bobagens que só nos distraem, tiramos a atenção daquilo que deveria estar sendo percebido por nós: nosso desenvolvimento.

Imagino que você não queira ser mais um escravo do sistema, preso aos valores impostos por ele. Assim como imagino que você também não queira que seus filhos tenham uma vida pobre, cheia de sacrifícios. Está na hora de você se libertar, desligar a televisão e dar mais atenção aos acontecimentos da sua vida que não tem replay.

Site: http://www.insistimento.com.br/televisao-causa-pobreza/

* Textos complementares

A propaganda é a arma do negócio
O cérebro preguiçoso

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4 Comentários

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4 Respostas para “Televisão: A domesticadora dos pobres

  1. Excelente Isaias.
    Muito obrigado por compartilhar, e vou publicar no meu blog também.
    Abraço.

  2. Meus parabéns Isaias.
    Excelente texto, muito bem explicado que compartilha do meu ponto de vista, de vê o mau que a televisão faz para nossa mente.
    Também vou publicar no meu blog assim como o Eder Cardoso, porque esse tema merece destaque. Abraço!

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