O que é ser rico?

Por Isaias Costa

É com grande alegria que compartilho com os leitores o vídeo que mais me mostrou até hoje o real significado da palavra RIQUEZA. Nesta sociedade capitalista e consumista em que vivemos, esta é uma das palavras mais distorcidas, sendo que seu significado é bem mais abrangente do que se pensa. Recomendo que você o assista antes de continuar a leitura deste texto.

Esse emocionante vídeo revela o que é riqueza no trecho em que o garoto Lim pergunta a seu pai:
– Por que não somos ricos?
E ele responde:
Quem disse que não somos ricos? Ser rico não é sobre quanto se tem, mas sim quanto você pode dar. De alguma forma, quando você dá, você será mais feliz.

Isso é ser rico! Doar a sua vida, seu trabalho, seu dinheiro, seu amor, seu carinho, suas palavras, seus talentos… Quanto mais você doa, mais recebe de volta. Essa é uma matemática que foge completamente à razão, pois esta se consolida no coração. Ser rico é mais um estado de espírito e tem a ver com as escolhas da vida do que o quanto de dinheiro que você tem na conta bancária.

É muito importante falar sobre as ESCOLHAS. Se você prestou atenção neste vídeo, deve ter percebido que o pai do Lim era sim um homem inteligente e poderia ter se tornado também rico financeiramente, mas escolheu ser palhaço e alegrar a vida de milhares de crianças. Aliás! Quero aproveitar para parabenizar a profissão de palhaço, que a meu ver é nobre. Uma profissão seguida por homens e mulheres que tem um coração e uma humanidade imensa. Escrevi um pouco sobre “A nobre arte do palhaço”, inspirado no grande palhaço brasileiro Marcio Libar. Se quiser ler, deixo o link logo abaixo.

A nobre arte do palhaço

Quando o Lim já está trabalhando e já bem sucedido financeiramente, recebeu cartas de agradecimento por doações que ele achava que não tinha feito. Essa parte do vídeo tem uma linda mensagem e resolvi transcrevê-la:

***

Obrigado por ter vindo Sr. Lim. Seu pai falava muito sobre você. Seu pai sempre nos fazia esquecer dos nossos problemas e nos lembrava de nossos sonhos e esperanças. Mas as crianças aqui sentem muita falta dele. Era o único que podia trazer um sorriso a seus rostos.

Eu lembro que havia um garoto. Ele era muito deprimido e ele não ia pra escola. Basicamente tinha desistido da vida, mas seu pai lia para ele regularmente.

Esse garoto cresceu para se tornar uma pessoa útil. Seu pai poderia se aposentar confortavelmente, mas ele escolheu continuar trabalhando, para poder ajudar mais pessoas.

Ele era um homem generoso. Simples assim. Ele nunca contou pra ninguém sobre a sua doença.

***

Nesta parte tem dois detalhes que acho incríveis, mas que nem todos se dão conta. O primeiro é que ele fazia as suas doações em silêncio. O seu filho nunca soube que aquele dinheiro dos “impostos” na infância eram para as doações que seu pai fazia. Lembre sempre disso, as maiores e mais impactantes obras são aquelas feitas em silêncio, na simplicidade.

O segundo é que ele não reclamava de nada na vida. Tinha uma doença séria, provavelmente um câncer, mas não saia por aí reclamando da vida, muito pelo contrário, saia dando risadas e alegrando as crianças.

Essas duas lições, juntamente com a lição de ser um homem de caráter, que educa o seu filho para ser rico de verdade, ou seja, rico no caráter, nos princípios, nas escolhas, me fez eleger esse vídeo como o melhor que já vi até hoje para mostrar às pessoas o que é ser rico.

Sei que existem milhares de definições para esta palavra, mas para mim, a riqueza suprema se chama SIMPLICIDADE, que é uma maneira de ver, de viver e de enxergar o mundo sobre a ótica da doação, do desprendimento, do amor, do cuidado, da valorização do essencial etc. Eu sou uma pessoa simples e quero cultivar esses valores por toda a minha vida e quero hoje lhe levar a refletir sobre isso…

Ser rico não é sobre quanto se tem, mas sim quanto você pode dar…

patch-adams02_thumb[1]

  • Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O que é ser rico?

  1. Lúcia

    Que lindo texto Isaias!…
    Te admiro cada vez mais!
    Realmente,a maior das virtudes é a simplicidade,a humildade!
    E não existe maior dom do que ajudarmos os mais necessitados,nem que seja com apenas um sorriso.É dando que recebemos e essa é com certeza a nossa maior riqueza!
    Que você continue com esse belo dom de;através do seu blog enriquecer tanto nossas vidas!
    Obrigada!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s