Ajuste as velas do seu barco

Por Isaias Costa

pb-110221-key-west-jw.photoblog900

Todos nós passamos por inúmeras mudanças durante a vida. Nossa vida é dinâmica, é um constante processo de mutação e evolução. Cada vez mais eu entendo que estas mudanças são absolutamente necessárias para que a nossa vida tenha um sentido pleno. Se nunca nos questionássemos, se passássemos a vida inteira apenas fazendo exatamente a mesma coisa todos os dias, chegaríamos ao fim dos nossos dias com uma sensação terrível de não ter vivido, e não existe sensação pior do que essa. Quero hoje lhe levar a refletir um pouco sobre isso, a partir de uma belíssima frase do pensador e filósofo chinês Confúcio.

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”
Confúcio

Essa frase é de uma profundidade incrível. Ela está nos dizendo que durante a nossa vida nós temos muitas rotas, mas apenas um único caminho, um único destino, que é a nossa felicidade e realização pessoal. No fim das contas, todas as nossas experiências nos levam a esse caminho em busca da realização. É comum haver desvios durante esse caminho, e precisamos estar sempre atentos para ajustar as nossas velas para que o destino final não seja comprometido pela força do vento. O que seria esse vento? Esse vento são as adversidades, os problemas, os medos, as tristezas, os receios, tudo aquilo que nos desvia do nosso maior objetivo. Ter essa consciência de que o vento sempre estará soprando e pronto para nos desviar nos ajuda nessa atenção.

Tomo a minha própria experiência. Eu já tive e continuo tendo muitas mudanças na vida, mas em todas elas, eu tenho procurado me manter bem atento, principalmente com relação ao meu comportamento e sentimentos. Sou um rapaz bastante intuitivo e percebo em mim de forma relativamente rápida quando algo não está indo bem ou na direção que deveria ser. Nessas horas eu faço o que recomendo a todos e a você que me lê agora, eu paro, respiro fundo, me aquieto, passo a olhar com mais atenção as pequenas coisas que me rodeiam, a natureza, o céu, lembro os caminhos que trilhei até o momento presente, lembro as pessoas que me ajudaram para que tudo desse certo, lembro as dificuldades que tive até chegar onde estou etc etc. A grande questão é estar em paz consigo mesmo. Essa tranquilidade nos faz refletir e tomar uma decisão mais acertada, ou seja, esse tempo de parar para refletir é o tempo mais que necessário para o ajuste das nossas velas, entende?

Passado esse tempo, o vento continua a soprar e soprar forte, mas se estivermos atentos, ele vai estar nos direcionando para onde realmente devemos ir. Assim, tudo se torna mais simples, mais sereno. Porém, sempre devemos estar alertas, pois, como sabemos bem, o mar pode tornar a se agitar e os ventos podem nos empurrar para fora do nosso destino, mais uma vez é preciso parar, silenciar, para ajustar as velas novamente, num processo que nunca para, pois essa é a dinâmica da vida.

Que você reflita sobre essas poucas palavras e se mantenha sempre atento, para que as velas do seu barco estejam ajustadas na direção que lhe levará à sua realização pessoal, à sua felicidade, à sua plenitude. Paz e luz…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

6 Comentários

Arquivado em Uncategorized

6 Respostas para “Ajuste as velas do seu barco

  1. Olá meu caro Isaias.
    Belas palavras quando você fala nesse parágrafo: eu paro, respiro fundo, me aquieto, passo a olhar com mais atenção as pequenas coisas que me rodeiam, a natureza, o céu, lembro os caminhos que trilhei até o momento presente, lembro as pessoas que me ajudaram para que tudo desse certo, lembro as dificuldades que tive até chegar onde estou etc etc.
    É muito importante que no meio de uma tempestade, nós estarmos fortalecido de corpo e espírito para conseguir passar por qualquer turbulência e sair em leso e mais fortes.
    Um grande abraço!

  2. Erika

    Suas palavras me acalmam e me faz refletir muito sobre a vida! eu agradeço muito porque me ajuda bastante no meu dia a dia. eu estou fazendo um curso na faculdade de farmacia, nao era muito bem o curso que eu queria mas surgiu a oportunidade entao agarrei . comecei a cursar mas nao estou me indentificando muito nao estou me desenvolvendo muito.pensei em desistir que dizer ainda to pensando. vou procura algo que me der prazer e satisfação.qual conselho você me da?

    • Fico muito feliz por seu comentário Erika. Pra falar a verdade a você, eu mesmo estou passando por esse processo e minha inspiração para escrever vem justamente disso. Mudei radicalmente e continuo mudando. Eu cursei Bacharelado em Física, você acredita nisso? As vezes nem eu acredito! rsrsrs

      Definitivamente esse não era o curso para mim! A cada dia mais eu tenho me encantado pelo mundo da Literatura e da Filosofia e estou migrando completamente, quero me desenvolver na Filosofia.

      Percebe a revolução pela qual passei? O que eu digo a você é o mesmo que eu digo a meus amigos e nos textos do blog. Siga sempre, sempre, SEMPRE, o seu coração. A voz do coração nos leva ao Deus criador e esta voz nunca nos engana, quando sabemos escutar, e escutamos essa voz no silêncio, na paz, na interiorização.

      Que bom que você está gostando dos textos. Eu estou escrevendo uma série de textos sobre isso e estou publicando aos poucos, continue acompanhando, que eles poderão lhe ajudar, lhe dar algum “insight”, ou mais coragem de seguir seus sonhos.

      Grande abraço!

  3. Erika

    Muito obrigado por suas palavras! me ajudam e me motivam muito , na verdade você é um Anjo que Deus colocou para ajudar as pessoas! obrigado de verdade! Eu vou desistir desse curso , vou procura outro que eu me Indentifique vou recomeçar. por incrivel que pareça me Identifico muito com filosofia e literatura. qual curso você me indicaria?. desde já te agradeço muito!.E vou continuar lendo seus textos.

    • Os dois cursos são maravilhosos! O principal conselho que eu te dou é que você siga o curso que está mais alinhado com os seus objetivos a longo prazo. Vou te explicar melhor! O que sugiro a você é dar uma pesquisada nos dois cursos, nas possibilidades de traballho, talvez ler alguma experiência profissional de alguém que você goste etc.

      Feito isso, tente se imaginar nas duas profissões. O mais importante não são as respostas certas, mas as PERGUNTAS certas. Se questione sobre em qual delas você poderá agregar mais valor às pessoas e em qual você poderá trabalhar mais feliz e com facilidade. Isso é muito importante! Você tem que seguir aquela que lhe levar a aflorar seus melhores talentos.

      Por que estou querendo me desenvolver na Filosofia? Porque eu sou um questionador nato! Adoro perguntar. Questionar. Duvidar. Então, com essa predisposição, tenho todos os recursos para me destacar na Filosofia.

      Só mais uma coisa. Procure aquilo que você ama como um propósito de vida e deixe o lado financeiro como parte de algo maior. Eu sempre vejo o dinheiro como resultado de um bom trabalho. Se você é muito bom em uma coisa, você vai ganhar dinheiro com isso, sem precisar colocá-lo como ponto de partida.

      E para que você tome uma decisão ainda mais acertada, aconselho você a conversar de forma sincera e transparente com alguém que você confie muito, alguém que entenda seus sentimentos e motivações.

      Abraço! E muito sucesso no seu caminho!

  4. Erika

    Muito obrigado pela força!! você tem me Ajudado Muiito! Vou Seguir Seu Conselho e o Meu coração.

Deixe um comentário

