A mudança de olhar

Por Isaias Costa

gal 10 gr

Tem um filme que você muito provavelmente já assistiu que traz lições de vida riquíssimas, o filme “O amor é cego”. Nele, o personagem principal Hal é enfeitiçado por um homem e passa a enxergar com mais plenitude a beleza interior das pessoas, de forma que reflete na beleza exterior. De repente ele anda nas ruas e vê milhares de mulheres exuberantes e fica encucado com isso. Até que ele conhece a Rosemary e se apaixona por ela. Aos seus olhos ela é magra, linda e absolutamente encantadora, mas para todas as outras pessoas ela é obesa e até repugnante.

Nem preciso falar mais porque você já conhece esse filme. O que quero lhe levar a refletir hoje é sobre a mudança de olhar. Esse é um filme de comédia, mas a sua mensagem certamente pode ser levada para a vida real. O que acho mais incrível nesse filme é que, ao final, depois que seu feitiço é desfeito e ele fica sozinho por muito tempo para refletir sobre essa mudança de olhar, ele passa a enxergar as mesmas pessoas que convivia antes com um olhar bem mais acolhedor e misericordioso.

Ele olha para os amigos da Rosemary e se encanta com a enorme simpatia deles, olha para a menina de rosto queimado do hospital e vê uma beleza singular em seus olhos, olha para algumas garotas que ele saiu antes de conhecer a Rosemary e percebe o quanto elas tinham valores humanos, e por fim, olha para a sua amada Rosemary e faz uma declaração de amor simplesmente magnífica, diz a ela que em toda a sua vida, a única mulher que ele amou de verdade foi ela, e a pediu em casamento.

Não é nada fácil fazer essa mudança de olhar no nosso dia a dia, e um dos principais motivos é porque vivemos em um mundo extremamente consumista e superficial, que só valoriza as belezas estereotipadas e as pessoas que ostentam riquezas materiais. Aqueles que fogem desse padrão doentio são excluídos e até mesmo silenciados. Se esse texto que você está lendo agora caísse nas mãos dos grandes empresários da moda, das mídias televisivas, dos produtos de beleza e emagrecimento etc. Eles me condenariam, porque o que eles querem é único e exclusivamente vender seus produtos e lucrarem com a baixa autoestima de uma considerável parcela da população.

Como você se vê?

Não me canso de repetir que cada um de nós possui uma beleza própria e que nos faz únicos neste mundo. Não queira sujeitar sua beleza a estereótipos, essa é uma beleza efêmera, a beleza eterna está dentro de você, de seu coração e da sua mente. Sabe qual é a maior beleza que existe? Você ter uma mente saudável! Dessa forma você só atrairá coisas boas e bênçãos. Quando se tem uma mente saudável naturalmente o nosso corpo também vai se tornando mais saudável, e nossa beleza interior se refletirá nesta beleza exterior, que encantará os olhos de muitas pessoas, não apenas no campo dos relacionamentos afetivos, mas também amorosos e profissionais. Todos vão olhar para você e sentir que estão diante de um ser iluminado e diferenciado, com uma vibração tocante. Isso que acabei de descrever é praticamente o mesmo que acontece com o Hal no filme. Ele aflorou o melhor da sua personalidade e atraiu uma garota maravilhosa, amigos sinceros e até cresceu profissionalmente. Você percebe a riqueza de ensinamentos presentes nesse filme?

Quero frisar a importância da interiorização. O Hal buscou alguns dias de profundo silêncio e reflexão para abordar as várias pessoas que ele havia cativado e feito amizade. Assim devemos também fazer. Quanto mais nos interiorizamos, menor será a probabilidade de ferirmos as pessoas através das nossas palavras. É muito fácil deixarmos marcas de sofrimento nos amigos através de nossas palavras e esse voltar-se para dentro nos leva a ter mais cuidado na hora de se expressar, para não comprometer os relacionamentos que são tão importantes na nossa vida.

A flecha da vida

Reflita sobre essas palavras e procure mudar o seu olhar, enxergar com mais profundidade a beleza interior infinita que existe em cada ser humano…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s