A realização pessoal

Por Isaias Costa

931367_439344919486796_116641223_n

Nós estamos vivendo em um mundo cheio de desequilíbrios, e por isso, cada vez mais vemos pessoas infelizes, doentes, sem sentido para a vida… É possível mudar essa realidade e, acredito profundamente que o maior e melhor caminho é a busca de um propósito maior para a vida, buscando a felicidade nas pequenas coisas, vivendo a verdadeira simplicidade, que é um mística de vida. Para refletir sobre isso, compartilho algumas palavras do escritor e palestrante Roberto Shinyashiki, extraídas de seu livro “O sucesso é ser feliz”.

“No começo da vida profissional, toda pessoa quer um trabalho que a realize. Algum tempo depois, essa realização significa conseguir dinheiro suficiente para comprar tudo aquilo que se deseja ou para pagar as contas no final do mês.

Chamam a isso processo de maturidade. As pessoas substituem a ingenuidade por realismo. Na verdade, o que ocorre é um empobrecimento da vida. Os sonhos vão se atrofiando, diminuindo de tamanho, até se reduzir a prêmios de consolação.

Como uma loteria, a sociedade cria prêmios. Todos apostam suas vidas, mas poucos efetivamente conseguem sua realização pessoal. É triste ver tanta gente correndo atrás de ilusões.

Basta! Está na hora de colocarmos um ponto final nessa mentalidade pobre em que, para alguém ganhar, outro tem que perder. Mentalidade miserável como essa só pode criar um mundo miserável. A exploração começa na empresa, passa por marido ou esposa, chega aos filhos e, no final, você descobre que o maior prejudicado foi você mesmo. A lei da selva precisa acabar, e, para que isso aconteça, deve primeiro desaparecer dentro de nós.”

Roberto Shinyashiki

Estas são palavras muito profundas e verdadeiras. Se você prestar bastante atenção nelas, verá que ele está falando sobre o essencial, sobre o que é fundamental na vida. O fundamental é a busca da felicidade, a realização humana, a saúde, as amizades, os relacionamentos etc. O lado financeiro vem como consequências das boas escolhas feitas em todos os outros campos. Acho interessante o que ele fala logo no início, que nós vamos perdendo esse sentido de realização com o passar do tempo e vamos sendo moldados por esse sistema capitalista que só prega o consumismo. Nós passamos a trabalhar para pagar as contas ou para ficar cada vez mais ricos financeiramente, mas será que isso é riqueza? Eu acredito que não! Para mim, riqueza é algo que vai muito mais além. A palavra riqueza é extremamente profunda. Compartilho um texto que escrevi tempos atrás no qual falei melhor sobre o que penso sobre riqueza.

A vida é um rio

Vale ressaltar também o que ele fala sobre o realismo: “As pessoas substituem a ingenuidade por realismo”. Ele está querendo falar sobre as pessoas que são realistas, estas são as pessoas que compõem a mediocridade, são aquelas que fazem o que todo mundo faz, que perderam aquele brilho no olhar tão presente nas crianças e transformaram esse olhar em algo opaco e sem vida quando adultos. O Shinyashiki está propondo com essas palavras que voltemos a desenvolver esse olhar de criança, esse olhar de quem quer fazer algo novo, algo diferente, algo que ficará para a posteridade, algo que fará bem a um grande número de pessoas. Eu quero e estou no firme propósito de seguir esse caminho, quero fugir da mediocridade, do olhar dos realistas, para me tornar um visionário, uma pessoa com um visão além do alcance, com um desejo intenso de mudar a realidade a partir de mim mesmo, mudando o meu mundo dia após dia. E quero através desse texto lhe levar a refletir sobre essas questões. Vamos ser visionários? Mantendo vivo em nós esse olhar de criança?

Os líderes inspiram ação

Voltar a ser criança

Busquemos a simplicidade, voltemos a ser como as crianças, tendo esse brilho no olho e um desejo intenso de sermos realizados na vida, vamos ser visionários e, a partir dessa mudança interior, vamos mudar pouco a pouco o mundo todo…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s