O acúmulo de tensões

Por Isaias Costa

9874444_zNqPB

Acredito que o mundo que em vivemos atualmente nunca teve tantas pessoas tensas e estressadas. Hoje eu vou falar algumas coisas que podem ajudar bastante a liberar parte dessa tensão em que nos encontramos.

Uma coisa maravilhosa e que todos já conhecem muito bem é PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS. Eu já falei algumas vezes neste blog sobre a importância dos exercícios, mas você já está “careca” de saber isso. A prática de exercícios físicos libera na corrente sanguínea os hormônios ligados ao prazer e a satisfação. Além de melhorar toda a oxigenação das células do corpo, inclusive as do cérebro. Está vendo! Com exercícios, além de você reduzir as tensões, melhora a saúde, a alegria, a satisfação, a forma física e ainda fica mais inteligente e melhora a memória. Até hoje eu não consigo entender como é que tantas pessoas que sabem de tudo isso ainda conseguem ser sedentárias. Eu acho um absurdo! É como se você tivesse um ouro bem aqui na sua frente e optasse pelo papelão velho e mofado. Vamos fazer mais exercícios físicos…

Envelhecer com saúde
A geração fat e fast

Outro ponto que acho fundamental e cada vez mais eu tenho procurado desenvolver é a SINCERIDADE EMOCIONAL. O que seria isso? Muito simples. É você ter alguma coisa que está engasgada e “desinbuxar”, como diria o povo matuto! Eu tomo pela minha própria experiência. Toda vez que eu tenho algo muito importante para dizer e sei que é difícil de dizer, ou porque foge aos meus ideais ou porque pode vir a ferir alguém, eu sofro em demasia, meu corpo fica tenso, e entro até em estado de depressão temporária em alguns casos. O que eu aprendi a fazer para lidar bem com isso? Ser absolutamente sincero. Dizer aquilo que tanto está me afligindo e esperar a reação da pessoa a quem estou me dirigindo. Agora vou falar algo muito interessante. Quando você se apresenta para alguém sem fingimento, apresenta aquilo que está lhe deixando tenso, se está pessoa lhe ama e respeita, com certeza ela vai lhe entender, mas se for o contrário ela vai se afastar. Nisso que falei agora está incutido o risco de querer agradar a todos, que é uma dos fatores que mais causa tensão em muita gente. Existem muitas pessoas que querem ser super homens ou super mulheres e chegam a fazer coisas completamente fora dos seus ideais só para poder agradar as outras, o resultado disso é sofrimento e mais sofrimento. Vou deixar o link com um texto que escrevi sobre esse assunto.

O risco de querer agradar a todos

Agora eu vou falar o mais grave de tudo. O acúmulo de tensões pode levar ao SENTIMENTO DE CULPA. Esse sentimento pode ser gravíssimo, inclusive pode levar alguém ao ato bárbaro de cometer um suicídio. Muitas das pessoas que cometem suicídio começam guardando pequenas tensões, que vão formando uma bola de neve no coração até chegar ao ponto do insustentável, quando a pessoa já não consegue mais sentir nenhum brilho em viver, então ela comete esse ato tão trágico. Acredito que o maior exemplo disso se trata de Judas Iscariotes. Ele traiu Jesus e sentiu um sentimento de culpa avassalador, um sentimento tão complexo que foge a toda e qualquer análise mais exata. Ele se matou porque não conseguiu administrar todas as tensões que estavam solapando o seu corpo, alma e espírito. Percebe até que ponto pode chegar a dimensão das tensões reprimidas? Esse assunto do suicídio é de uma complexidade muito grande. O meu conhecimento sobre esse assunto é irrisório, mas o que estou falando aqui é real. Preste atenção nessas palavras. Eu também escrevi um texto falando sobre o suicídio. Confira…

Pequenas reflexões sobre o suicídio

Enfim. Há muito mais a ser falado sobre esse assunto, mas estas pinceladas podem lhe ajudar a ter bem mais equilíbrio emocional. Como esse é um assunto sério, não posso deixar de sugerir algum tipo de ajuda psicológica, médica, espiritual etc. Para tensões acumuladas, ler um texto é o mínimo, é preciso ir muito mais além, mergulhar fundo, e essa parte depende único e exclusivamente de você…

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O acúmulo de tensões

  1. Erika

    Verdade texto belissimo!

Deixe um comentário

