Como garantir uma longa vida de sucesso?

Por Isaias Costa

111102_f_060

Recentemente eu li uma frase extremamente profunda do fundador do McDonald’s, Ray Kroc. Uma vez perguntaram a ele qual seria um conselho para quem quisesse garantir uma longa vida de sucesso, então ele disse isso aqui: “Quando você está verde você cresce; quando você amadurece, você apodrece”. Ou seja, enquanto você permanecer verde você cresce e pode pegar as experiências pessoais como oportunidades de crescimento.

O que o Ray Kroc está querendo dizer com essas palavras é para não se ACOMODAR. Muitas pessoas se acomodam muito rapidamente e acham que já tem tudo de que precisam. Não estou falando só de dinheiro OK? Estou falando da própria vida. Já falei diversas vezes nesse blog que o sucesso não é apenas ter dinheiro no bolso, é algo que vai muito mais além, os relacionamentos, por exemplo, para se ter sucesso é preciso o tempo todo se reinventar, mudar, se aperfeiçoar, crescer, porque se não for assim você acabou de construir a sua ruína. A beleza e o encanto que sentimos por nosso parceiro(a) sentimental é algo que só pode perdurar por anos a fio se houver essas mudanças e aperfeiçoamentos.

Tem uma frase do Nando Reis que reflete um pouco do que estou dizendo aqui, em uma das suas músicas tem essa frase: “Sabe, quando a gente tem vontade de encontrar a novidade de uma pessoa. Quando o tempo passa rápido quando você está ao lado dessa pessoa. Quando dá vontade de ficar nos braços dela e nunca mais sair…”. Veja! A novidade de uma pessoa. Só dá vontade de ficar nos braços de uma pessoa e nunca mais sair quando ela tem novidades a nos oferecer, se não for assim, não vale a pena estar ao lado dessa pessoa. Entende o que estou querendo dizer? Nós devemos ser verdes em tudo, no campo profissional, familiar, social e nos relacionamentos amorosos e afetivos.

Uma das formas mais comuns de se acomodar é uma coisinha chamada COMPARAÇÃO. As pessoas se comparam com outras ou com determinadas situações como se elas fossem o limite para o crescimento. Não! Não pode ser assim. Você não deve se impor um limite para o seu crescimento. Você sempre pode crescer mais. Se você atingiu determinado patamar que um dia foi um sonho, claro que você pode ser ainda melhor do que isso. Quem foi que disse que esse era o limite? Você está se impondo esse limite!

Tem duas frases do grande William Shakespeare que sempre guardo no meu coração e ilustram perfeitamente o que estou dizendo aqui: “Durante a vida você começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto”. E a segunda é: “E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!”.

Fantásticas essas frases não acha? É isso que estou querendo dizer aqui. Nós não devemos nos comparar a ninguém, mas apenas com o melhor que podemos ser. Quero lhe deixar um pequeno exercício que pode lhe levar a refletir um pouco, se faça essas e outras perguntas: Eu,……., estou sendo a melhor pessoa que poderia ser? O que posso fazer hoje para me tornar melhor? O que posso fazer para ajudar mais pessoas? Como posso atingir ainda mais sucesso com meus trabalhos e atividades? Será que eu estou dando o meu melhor? Será que eu não posso muito mais? Eu estou aberto a novas possibilidades? Eu estou enxergando as possibilidades e oportunidades que me são oferecidas?…

É isso amigos! Isso é ser verde, é o que eu quero para mim e que desejo fortemente a você hoje. A acomodação serve apenas para aqueles que já amadureceram e resolveram enterrar suas conquistas. Sabe de outra coisa legal? Essa metáfora do Ray Kroc é perfeita até quando se trata de frutas, sabia? O que acontece com uma fruta madura? Ela fica fraca e cai no chão, e não serve mais para comer, só serve de adubo. Enquanto a fruta verde não! Pode vir um vento forte e ela continua presa ao seu galho na árvore. Assim devemos ser também, fortes como as frutas verdes em seus galhos, como diria o Shakespeare: “que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!…”

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

