Um século de sabedoria

Por Isaias costa

Campos de concentração nazista...

Campos de concentração nazista…

O desejo da maior parte das pessoas é ser feliz e, se possível, ter uma vida longa. Mas como ter uma vida longa? Existem muitos caminhos, porém, acredito que uma das principais maneiras de se ter uma vida longa é servir aos outros e ser otimista. Recentemente a minha avó completou 100 anos de vida e ela vivia as duas coisas que coloquei, ela sempre serviu aos outros e foi otimista.

Para refletir sobre isso, compartilho um vídeo incrível que mostra a história de uma mulher sobrevivente dos campos de concentração nazista e seus segredos para ter uma vida longa.

Vou enumerar agora apenas alguns dos motivos que fez essa mulher ter uma vida tão longa e feliz.

1) Logo no início do vídeo ela diz: “Eu olho onde é bom. Eu sei sobre o mal, mas eu olho as coisas boas”. Quem é otimista e sabe olhar as coisas boas da vida, tem mais recursos para ser feliz. No meio do vídeo ela diz assim: “A melhor coisa da minha vida foi que eu nasci otimista. Não é mérito meu, minha mãe me empurrava!”.

2) Ela não guarda mágoas das pessoas e do lugar onde ficou na época da guerra. Quem não guarda mágoas elimina uma enorme energia negativa de dentro de si.

3) Ela ria muito, aproveitava a presença do seu filho para rir com ele. Eu sempre gosto de dizer que “rir é o melhor remédio”. O riso tem um poder terapêutico na nossa vida. Quem ri muito vive mais, vive melhor, é mais feliz e mais saudável também.

Rir é o melhor remédio

4) Ela ouvia músicas que tocam a alma. Inclusive ela diz num trecho do vídeo: “A música que ouvíamos mantinha-nos vivos”. Isso é bem verdade. Eu mesmo me acalmo muito ouvindo boas músicas, inclusive minha criatividade está totalmente associada a ela. Não conseguiria escrever como faço e com a frequência que faço se não fosse a música. Nunca esqueça: “Música é vida…”. Ouça boas músicas…

5) Ela nunca se queixou de nada na vida. Essa foi uma das lições da sua mãe. No vídeo ela diz: “Piedade não muda as pessoas quando elas estão se queixando…”. Quem só se lamenta, quem só reclama, quem só acha que ainda não tem o que precisa, sinto dizer, mas dificilmente será genuinamene feliz e provavelmente morrerá bem mais cedo do que deveria.

6) O que complementa o ponto 5 é a GRATIDÃO. As pessoas que não reclamam o tempo todo de tudo são as pessoas gratas. Quanto mais agradecemos pelo que somos e temos, mais e mais bênçãos e prosperidade são derramadas. Experimente! Isso é muito real, tenho experimentado na minha vida e garanto que funciona…

Quer ser feliz? Seja grato!

7) Ela sabe valorizar as pequenas coisas da vida, ou seja, a SIMPLICIDADE. No final do vídeo há uma gravação de quando ela tinha 96 anos em que ela diz: “Quando me perguntam o que eu aprendi na minha longa vida, eu posso responder, em primeiro lugar… Agradeço a minha mãe por ela ter conseguido que os seus cinco filhos tivessem aprendido a conhecerem a vida e serem agradecidos. Por serem sobreviventes como eu e meu filho. Agradecidos por tudo. Por sermos felizes. Por sermos protegidos. Por verem o sol. Por verem um sorriso. Uma bela música de um disco. Um delicado pássaro de alguém. Tudo é um presente. Eu aprendi a ser agradecida por tudo.”

A beleza da simplicidade

Enfim! Que essa mulher e seu exemplo de vida sirvam como uma motivação para ser um pouquinho como ela e vivermos mais felizes. Quem sabe vivamos também um século? Essas dicas que ela deu são um excelente caminho para se conseguir isso…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Um século de sabedoria

  1. eliel paula

    Bom dia Meu Grande Amigo acho que todas as pessoas tinham que ter em seu email Para Alem Do Agora para ler suas lindas Mensagens pois são verdadeiras mensagens sabias e muito mais que Deus te Abençoe sempre e que vc possa cada dia mais levar paz e amor em todos os corações que Deus te ilumine vc é nota 1000 fica com Deus Abraços

    • Muito obrigado! Mensagens como essa me motivam a continuar escrevendo sempre e me dão cada vez mais certeza de que estou no caminho certo. Desejo tudo em dobro para você. Muita paz, amor e luz.

  2. Que lindo. Realmente é mto bom ser grato. Procuro agradecer sempre pois isso traz uma paz, uma alegria e boas perspectivas. Obrigada por seus lindos texto, alimenta nossa alma.

Deixe um comentário

