O que fazer depois dos fracassos?

Por Isaias Costa

Deu errado? Tente outra vez!

Deu errado? Tente outra vez!

Essa é uma pergunta pertinente e infelizmente, a resposta de muitas pessoas é, DESISTIR. Mas essa resposta está tremendamente errada e hoje quero lhe levar a refletir um pouco sobre isso. Na realidade, depois que você fracassa em algo, só existe três possibilidades, que vou enumerar logo abaixo.

1) Você tenta de novo a mesma coisa.
2) Você tenta esta mesma coisa de um modo diferente, usando novos meios, novas estratégias etc.
3) Você tenta algo totalmente diferente.

Só existem essas possibilidades para quem tem o firme propósito de crescer na vida. É comum algumas pessoas pensarem que fazer algo totalmente diferente é desistir, mas não é. Pois quando você faz isso é porque descobriu que aquilo não estava alinhado com seus ideais, seus princípios, sua personalidade… Isso já aconteceu diversas vezes comigo. O principal exemplo foi o curso de Física. Ao concluir o curso e fazer mestrado em Engenharia, muitos amigos e familiares imaginaram que havia desistido da Física. NÃO. De maneira nenhuma! Eu simplesmente saí de um ambiente que para mim se tornou tóxico, o que poderia dizer que desisti foi de conviver com pessoas que não tinham nenhum alinhamento com minha natureza humana, não havia harmonia entre mim e boa parte dos meus colegas, mas continuei gostando de Física e gosto até hoje, acho fascinante.

O segundo ponto é bem interessante, inclusive é o que tenho mais apreço entre os três. Ele acontece sempre que você sabe para onde está indo, ou seja, quando você está fazendo algo que gosta ou que esteja diretamente relacionado com sua missão de vida. Eu digo sem medo. Todos aqueles que são verdadeiros empreendedores, quando fracassam usam essa segunda possibilidade. As pessoas que empreendem buscam fazer coisas novas, se arriscam mais do que as outras e, consequentemente, correm bem mais riscos de falhar. E falham! Eu não conheço um único empreendedor que nunca tenha falhado na vida. Por exemplo, se você é alguém com tino para os negócios e vendas, pode abrir uma empresa e falhar, mas essa falha não é por incompetência, é por falta de experiência e utilização de estratégias erradas. Os empreendedores utilizam suas falhas como aprendizado para se tornarem cada vez melhores e com mais recursos. Eles tentam de novo e de novo até atingirem o sucesso, que é garantido. Vamos ser empreendedores! Todos nós temos essa sementinha dentro do coração, basta que ela seja regada para brotar e gerar frutos.

Para tratar esse ponto, a primeira pessoa que me vem em mente é o grande Abraham Lincoln. Ele falhou nos negócios diversas vezes e fracassou muitas vezes até ser eleito o presidente dos Estados Unidos. A cada vez que falhava, tomava as falhas como alavancas para chegar cada vez mais perto do seu objetivo. Nossa! O Lincoln foi um dos homens mais determinados que esse planeta já teve a honra de receber. Ele teve motivos mais que suficientes para desistir e fazer outra coisa da sua vida, mas sua missão de vida e seu propósito eram muito maiores que seus fracassos. Para ele conquistar a vitória, o que fez foi a cada nova eleição chegar com mais recursos e mais experiência em todos os sentidos. Assim, ele conseguiu o que tanto queria, seguir na política. Tome o Lincoln como um grande exemplo de superação! Se quiser ler um pouco mais sobre ele, deixo um texto que conta resumidamente sua trajetória.

Nunca desista

O primeiro ponto deixei por último porque é o mais simples. Ele é mais comum nos estudos para provas escolares, da faculdade, ou de concursos públicos. Se você reprova na escola, ou em uma disciplina da faculdade ou não passa em um concurso, não há o que fazer, o tempo não volta e não adianta ficar chorando, o que você tem que fazer é simplesmente tentar de novo esta mesma coisa, estudar um pouco mais e passar. Simples assim!

Esses são os três caminhos que devemos seguir se falharmos. Só não venha com essa de desistir, porque só os fracos desistem, os fortes persistem até conseguir a vitória…

CARTÕES+PARA+FACEBOOK+MENSAGENS+DE+MOTIVAÇÃO+NÃO+DESISTA-1

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O que fazer depois dos fracassos?

  1. Olá meu amigo Isaías.
    É isso mesmo, desistir nunca. Não deu certo; tente uma, duas, três, … dez. Quantas vezes for preciso, mais siga sempre em frente. Porque só vence quem persiste e Confiar na sua capacidade é fundamental […]
    Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s