Quem são os mentores?

Por Isaias Costa

mentores

Todos nós temos mentores na nossa vida. Mentor é alguém que tem algum tipo de autoridade sobre nós e que nos ajuda a trilhar os melhores caminhos. São pessoas que têm um desejo genuíno de nos fazer crescer e nos dão dicas ou ensinamentos que nos levam a tomar decisões mais acertadas.

Quero compartilhar um texto incrível que fala sobre os mentores, de autoria de Sidnei Oliveira.

Mentor você conhece de olhos fechados!

Sua trajetória é certamente cheia de momentos bons e ruins, durante os quais você vive situações diversas e conhece pessoas dos mais variados tipos. Esta é a essência de nossa vida: caminhar pelos seus ciclos em um fluxo constante de momentos, fazendo escolhas e colecionando experiências.

Algo que muitas vezes passa despercebido são aquelas pessoas que cruzam nossa trajetória com o objetivo de “tocar-nos” e transformar, completamente, o caminho de decisões que inicialmente havíamos considerado absoluto e correto.

Quase sempre demoramos para aceitar a presença provocativa e os “toques” afiados dessas pessoas, mas, depois de um tempo, aprendemos a respeitá-los e a esperar essa interferência em nossas vidas, pois consideramos essas pessoas como nossas principais referências. Isso acontece quando elegemos nossos MENTORES.

Essa relação é pautada por um profundo relacionamento. São conselhos, propostas do melhor caminho a seguir, a melhor trajetória. O Mentor não manda, sugere. Ele orienta, guia, mostra o caminho e as opções possíveis, deixando o mentorado fazer a escolha que julgar ser a melhor opção. Entretanto, esse não é o único processo que está envolvido na relação de Mentoria.

Apesar de termos um papel fundamental na eleição de nossos mentores, cabe a ele – O MENTOR – a decisão final de considerar o nosso potencial e apostar em nossa trajetória. O mentor tem a perícia de descobrir talentos, para que este seja seu aprendiz e com ele cuidar com extrema profundidade dos crescimentos pessoal e profissional.

Ter um mentor é um privilégio, pois é resultado de uma excelente conquista pessoal. Agora, ter vários mentores é uma enorme responsabilidade, pois exige que você também considere a missão de transformar-se em mentor algum dia.

Feche os olhos e pense em uma pessoa que de alguma forma tocou sua vida e fez você mudar de direção.

Achou um? Achou vários? Que ótimo! Contudo, deixo uma pergunta:

Será que algum dia, ao fechar os olhos, alguém lembrará de você?

****

Esse texto é bem claro em sua colocação, mas quero comentar a frase que mais me impactou:

Ter um mentor é um privilégio, pois é resultado de uma excelente conquista pessoal. Agora, ter vários mentores é uma enorme responsabilidade, pois exige que você também considere a missão de transformar-se em mentor algum dia.

Eu sinto essa enorme responsabilidade dita pelo autor do texto. Eu tenho tantos mentores na minha vida que seria um egoísmo da maior espécie se não fizesse o que tenho me proposto desde setembro de 2012, transmitir às pessoas um pouco do que aprendi e continuo aprendendo. Como tenho muitos mentores me sinto na obrigação de ser um mentor também, de levar palavras de reflexão, de aconchego, ou mesmo palavras duras, para atingir as pessoas certas e ajudar, quem sabe, a fazê-las trilhar novos caminhos, mudar certos padrões, certos comportamentos, adquirir mais esperança, acreditar mais em si, procurar viver mais o momento presente etc.

Quero concluir agradecendo! Todos os dias eu agradeço a Deus por tudo, e claro que agradeço muito pelo blog, pois através dele eu posso levar um pouquinho de mim às pessoas e receber a contrapartida. É gratificante ler os comentários de alguns leitores agradecendo ou dizendo que precisavam ler estas palavras, que vão tentar colocar em prática o que propus etc. A alegria que sinto não tem palavras que medem e é nesse propósito que quero continuar sempre.

Lembre-se: “Mentor você conhece de olhos fechados”.

mentor

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s